Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cultivo de lúpulo

Conheço centenas de agricultores. Parte da minha vida Profissional é passada entre colegas que produzem os mais diversos produtos, de (A)mendoim a (Z)imbro.

No caso do (L)úpulo (Humulus lupulus), no nosso país existem um punhado de produtores, dois na região de Bragança.
 
Tive o privilégio de conhecer o Sr. Rodrigues, um verdadeiro cavalheiro, que em poucas horas teve a enorme generosidade de me ensinar livro e Meio sobre esta fantástica cultura.

Ao contrário de outras plantas dioicas, em que a presença de indivíduos masculinos é fundamental para a polinização e formação de frutos, nesta cultura só as fêmeas importam, pois são as flores das suas múltiplas variedades a parte mais cobiçada pela indústria cervejeira. A polinização é irrelevante.

Um poderoso exército de guerreiras amazonas ergue-se em direção ao céu, trepando vigorosamente fálicos tutores, a mais de 6 metros de altura. No Verão exibem abundantes e virtuosos cachos florais, dignos de qualquer canabinácea de sangue real.

O ritual para sentir o aroma das flores no campo é extraordinário. Colhe-se um cone e escacha-se ao meio. O nariz faz o resto. E o que cada variedade tem para nos remeter ao cérebro é digno do panteão olfativo, mesmo o do mais comum apreciador de cerveja.

Beber uma (ou seis ou sete) nunca mais será a mesma coisa. Evoluímos. Conseguimos, ainda que por momentos, tocar a mestria dos grandes cervejeiros.

Confesso-me absolutamente rendido às variedades Cascade e Columbus, que nos transportam numa viagem entre os frutados, cítricos, picantes, florais, até à complexidade do maracujá.

Repousam em segurança no cofre dos aromas do aparelho cognitivo, na companhia de milhares de outros, contribuindo para o meu enriquecimento pessoal, de forma totalmente lícita.

Tenho um orgulho tremendo na nossa classe profissional. Muito obrigado Sr. Rodrigues!
 



Flores femininas
 
Flores masculinas
 









 


This post first appeared on Plantas Aromáticas, Medicinais E Condimentares, please read the originial post: here

Share the post

Cultivo de lúpulo

×

Subscribe to Plantas Aromáticas, Medicinais E Condimentares

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×