Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como fazer pudim de leite: 5 ingredientes simples

O Pudim de leite é uma das sobremesas mais populares e tradicionais do Brasil. Ele é feito com leite condensado, leite e ovos, e tem uma calda de caramelo por cima.

É uma receita simples, mas que requer alguns cuidados para ficar perfeita e extremamente saborosa.

Neste artigo, vamos te ensinar como fazer pudim de leite, com dicas para evitar os erros mais comuns e garantir um resultado delicioso.

Dificuldade e tempo de preparo

A dificuldade desta receita é considerada fácil, pois não exige muita habilidade ou experiência na cozinha. No entanto, é preciso ter atenção ao ponto da calda de caramelo e ao tempo de forno do pudim.

O tempo total para fazer esta receita é de aproximadamente 3 horas e meia, sendo 15 minutos para preparar os ingredientes, 1 hora e meia para assar o pudim e 2 horas para gelar.

Rendimento e calorias

Esta receita rende cerca de 10 porções, dependendo do tamanho que você cortar o pudim.

Cada porção tem cerca de 300 calorias, sendo 9 g de proteínas, 48 g de carboidratos e 9 g de gorduras.

Ingredientes

Para fazer o pudim de leite, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (use a mesma medida da lata de leite condensado)
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo

Siga o passo a passo abaixo para fazer o pudim de leite:

  1. Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo até derreter e ficar dourado. Cuidado para não queimar o açúcar, pois isso pode amargar o pudim.
  2. Adicione a água quente e misture bem, até dissolver os torrões de açúcar e formar uma calda grossa. Desligue o fogo e reserve.
  3. No liquidificador, bata os ovos por alguns segundos, até ficarem homogêneos. Em seguida, acrescente o leite condensado e o leite, e bata novamente até misturar bem.
  4. Unte uma forma de pudim com furo central (de cerca de 20 cm de diâmetro) com um pouco da calda de caramelo. Despeje o restante da calda na forma, espalhando por todo o fundo e as laterais.
  5. Despeje a mistura do liquidificador na forma, sobre a calda de caramelo. Cubra a forma com papel-alumínio, para evitar que o pudim resseque ou forme uma crosta.
  6. Leve a forma ao forno preaquecido a 180ºC, em banho-maria. Para isso, coloque a forma dentro de uma assadeira maior, com água quente até a metade da altura da forma.
  7. Asse o pudim por cerca de 1 hora e meia, ou até que esteja firme e dourado por cima. Você pode testar se o pudim está pronto espetando um palito ou uma faca no centro: se sair limpo, está no ponto.
  8. Retire o pudim do forno e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente. Depois, leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou de preferência durante a noite.
  9. Na hora de desenformar, passe uma faca nas laterais da forma para soltar o pudim. Coloque um prato sobre a forma e vire com cuidado, para que o pudim saia inteiro e com a calda por cima.
  10. Sirva gelado ou em temperatura ambiente, como preferir.

Curiosidade sobre como fazer pudim de leite

Você sabia que a receita de pudim de leite tem origem portuguesa? Ele é uma adaptação do pudim de ovos, que era feito com leite, ovos e açúcar, e cozido em banho-maria.

No Brasil, o leite condensado foi incorporado à receita, dando um sabor mais doce e cremoso ao pudim.

É permitida a cópia deste conteúdo, desde que mantido este aviso e o link a seguir para o original: Como fazer pudim de leite: 5 ingredientes simples. A remoção do link, ou a alteração deste aviso desautoriza a publicação, configurando assim, violação de direitos autorais.



This post first appeared on Portal Útil, please read the originial post: here

Share the post

Como fazer pudim de leite: 5 ingredientes simples

×

Subscribe to Portal Útil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×