Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sem Faixa Azul, Usuários de ônibus passam sufoco na Av. Abdias de Carvalho no Recife

Pequenos custos e grandes ganhos para a mobilidade urbana, principalmente aos usuários de ônibus, é assim que se define a Faixa Azul na cidade do Recife, considerada em vários mecanismos de pesquisa como uma das cidades mais congestionadas do mundo e somente com investimentos e incentivos ao transporte coletivo é que podemos ver uma melhor perspectiva de qualidade na mobilidade dos cidadãos.

E nesse entendimento os usuários da zona oeste e leste da cidade que dependem da Av. Abdias de Carvalho esperam por parte da Prefeitura do Recife a implantação da faixa azul, pois os relatos são os piores possíveis no que diz respeito aos congestionamentos e perdas de viagens nas mais de 10 linhas que por ela circulam. Usuários das linhas do Curado por exemplo, reclamam e falam que o percurso poderia ser muito mais rápido se os ônibus tivessem preferencia.

Na imagem mostrada, podemos ver de fato o quanto é danoso a situação de quem depende do transporte coletivo, onde podemos ver com tristeza um ônibus preso em meio a tantos carros em sua maioria com apenas uma pessoa.

A Avenida Abdias de Carvalho é uma das principais vias que ligam os veículos que vem da BR 232 ao centro da cidade e estima-se que nos seus 6 km de percurso circulem cerca de 60 mil carros por dia.

O entrave para a implantação passa sempre pela politica e poucas vezes pelo fator técnico, defendido por especialistas em mobilidade, pois a resistência em deixar o carro na garagem só se dará com melhorias nos coletivos, velocidade e eficiência, mas entre ficar parado no congestionamento dentro do ônibus, melhor ficar parado dentro do carro.

A prefeitura do Recife começou a implantação das faixas azuis na cidade em 2013 na Av. Mascarenhas de Moraes na Imbiribeira e aumentou até chegar a 11 corredores de ônibus.

A fiscalização é realizada através de rondas, efetuadas pelos agentes de trânsito da CTTU. Além disso, as faixas localizadas na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Avenida Herculano Bandeira, na Avenida Caxangá e na Avenida Governador Agamenon Magalhães possuem equipamentos de fiscalização eletrônica. Os equipamentos funcionam conectados entre si e apenas os condutores que são flagrados por duas ou mais câmeras são notificados. Essa medida visa garantir que os veículos que circularem na Faixa Azul para acessar lotes ou convergir à direita não sejam autuados. Já nas avenidas Caxangá e Governador Agamenon Magalhães, como não há lotes à direita, a notificação é feita ao passar em um equipamento. De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para os condutores que desrespeitarem a sinalização é gravíssima, no valor de R$ 243,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Faixas azuis fiscalizadas por equipamentos eletrônicos:

Avenida Mascarenhas de Moraes;
Avenida Herculano Bandeira;
Estrada dos Remédios, Avenida Visconde de Albuquerque, Rua José Bonifácio.
Av. Caxangá
Av. Agamenon Magalhães

Motoristas flagrados estão passíveis à multa gravíssima no valor de R$ 293,47 e a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Recife conta hoje com 62 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus espalhadas pela cidade.

Sobre quando a Faixa Azul será implantada na Abdias de Carvalho, a CTTU não se pronunciou a matéria até o momento.

Blog Meu Transporte

Curta o Blog Meu Transporte no Facebook

Mais Informações do Transporte Coletivo de Recife

Mais Informações sobre o Metrô de Recife



This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

Sem Faixa Azul, Usuários de ônibus passam sufoco na Av. Abdias de Carvalho no Recife

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×