Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

‘NO’: fotógrafo chinês clica pessoas sem pedir permissão

(Por Thiago Flores)

“Sem fotos!”, “Você não tem o direito de fazer isso”, “Você me assustou!”, “Você sabe respeitar as outras pessoas?!”, “Não!”, “Você tá maluco?”… As citações acima, extraídas da página do fotógrafo chinês Jiwei Han na internet, retratam perfeitamente a tônica de seu controverso trabalho intitulado “No”. Munido de sua câmera e desprovido de qualquer polidez, Jiwei saiu pelas populosas ruas de Pequim fotografando os transeuntes de uma forma um tanto invasiva, sem qualquer tipo de anúncio ou pedido prévio de permissão.

O resultado dessa ousada incursão foi um conjunto de singulares imagens em preto e branco, permeadas de um misto de surpresa, incômodo e rejeição; reações, podemos dizer, previsíveis quando tratamos do povo chinês, conhecido por carregar consigo uma discrição típica dos países do leste asiático.

Apesar de utilizar nesse projeto o que chama de “um método agressivo”, Jiwei garante que não costuma ser assim “tão rude” no exercício de sua profissão. “Geralmente eu sou uma pessoal gentil e pergunto se está ‘ok’ antes de tirar qualquer foto”, afirma. Ainda que em diversos momentos tenha se questionado se o que estava fazendo era certo, em vista de seus métodos um tanto discutíveis, ele assume ter gozado de um “sentimento maligno de satisfação” ao obter sucesso em fotografar pessoas contra a vontade delas.

Divulgação/Site Oficial Jiwei Han

Jiwei diz também ter percebido que sua técnica, que funcionava perfeitamente no passado, parece não ter o mesmo efeito em um período mais recente: “Eu não sei o que é, mas nos últimos anos eu tenho pedido permissão mais vezes e tenho recebido mais negações cruéis do que nunca”.

Divulgação/Site Oficial Jiwei Han

Talvez essas respostas negativas nem sejam assim tão surpreendentes para Jiwei, já que em seu próprio site as fotografias de “No” são precedidas por uma epígrafe com a incisiva frase da escritora e crítica de arte americana Susan Sontag: 

“Fotografar pessoas é violá-las. A posse de uma câmera não legitima a intrusão, como acontece nessa sociedade, gostem as pessoas ou não”.

Confira a seguir mais cliques de Jiwei Han no projeto No:



This post first appeared on Afronte | Revista Digital, please read the originial post: here

Share the post

‘NO’: fotógrafo chinês clica pessoas sem pedir permissão

×

Subscribe to Afronte | Revista Digital

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×