Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Knesset aprova lei para abolir padrão de razoabilidade


O Knesset aprovou a segunda e terceira leituras da lei abolindo o padrão razoável por 64-0, já que a oposição boicotou a votação.

O Knesset aprovou a segunda e terceira leituras da lei que abole o padrão razoável na revisão judicial de decisões de funcionários eleitos e do governo. A votação foi de 64 votos a favor e zero contra, já que a oposição boicotou a votação. O Ministro da Defesa Yoav Gallant votou com a coalizão, apesar de uma disputa com o Ministro da Justiça Yariv Levin pouco antes do vite.

Levin disse imediatamente após a votação: "Demos o primeiro passo em um processo histórico para alterar o sistema judicial."

Em seu discurso final no debate sobre o projeto de lei, MK Simcha Rothman (partido sionista religioso), que é presidente do Comitê de Constituição, Lei e Justiça do Knesset, disse: "Nós nos acostumamos com a ideia de que as discussões importantes não acontecem nesta casa. Isso tem que parar. A única maneira é tomarmos as decisões no Knesset. As pessoas eleitas pelo público tomarão as decisões no governo. Com responsabilidade vem a autoridade.

"Pare de enganar o público", acrescentou Rothman, dirigindo-se à oposição. "Você está criando uma sensação de emergência sem fundamento. Abolir o padrão de razoabilidade não prejudica as minorias e não prejudica a capacidade do tribunal de criticar as decisões com base em considerações estranhas."

O líder da oposição Yair Lapid (Yesh Atid) disse no debate: "É certo fazer o que é bom para o país, e não para nós mesmos. Essa é a tarefa do governo. Isso é o que ele não está fazendo. Nunca houve tamanha demonstração de negação de responsabilidade, irresponsabilidade como política e visão de mundo. Administrar o país não significa administrar sua base. Não há respostas fáceis. Há uma certa realidade. Você está deixando o país desmoronar. Se você votar neste projeto de lei hoje, você está enfraquecendo o Estado de Israel, o povo de Israel, as Forças de Defesa de Israel. Apelo daqui em diante as pessoas moderadas e sãs da coalizão, e elas existem: assumam a responsabilidade pelo destino do Estado de Israel. Assumam a responsabilidade por sua segurança, por seu futuro, por nossas vidas aqui como um só povo. Você não pode votar a favor deste projeto de lei."

MK Avigdor Liberman, presidente do partido Yisrael Beitenu, disse: "O primeiro-ministro se deparou com alternativas: manter a nação inteira e manter a coalizão inteira, e ele escolheu a coalizão. estado haláchico. Vamos avançar para a formulação de uma constituição baseada na partilha igualitária do fardo, separação entre religião e estado, e um currículo básico."

Em seu discurso de encerramento, o ministro da Justiça Yariv Levin disse: "O projeto de lei apresentado a vocês não é o projeto original que propus em janeiro, mas vem após longos meses de discussão pública sem precedentes em seu escopo.

"O uso do padrão de razoabilidade não é apenas uma questão de visão de mundo e não uma questão legal, mas permite que um juiz faça outra coisa que não cabe em um tribunal: tomar uma decisão sem fundamento, sem critério. É razoável ou não?

O presidente da Histadrut (Federação Geral do Trabalho em Israel), Arnon Bar-David, emitiu uma declaração dizendo: "Membros do Knesset de todos os partidos estão neste exato momento abandonando os cidadãos de Israel. Este é o momento de mostrar responsabilidade pela nação. Alguns membros do Israel Business Forum, que fecharam seus negócios hoje em solidariedade ao protesto contra a reforma judicial, expressaram raiva de Bar-David, dizendo que ele havia pedido a eles que interrompessem o anúncio de fechamento e prometeu que, se o plano de compromisso que ele propôs não fosse aceito, ele convocaria uma greve geral. Outros membros do fórum, no entanto, expressaram compreensão da posição de Bar David.

Até agora, hoje, a polícia prendeu doze manifestantes que participavam do protesto de milhares de pessoas fora do Knesset.

Publicado pela Globes, notícias de negócios de Israel - en.globes.co.il - em 24 de julho de 2023.

© Copyright da Globes Editora Itonut (1983) Ltda., 2023. See More



This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Knesset aprova lei para abolir padrão de razoabilidade

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×