Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

DICA: CRONOGRAMA CAPILAR - S.O.S CAPILAR

Olá fofuxas, hoje trouxe uma dica da HORA... rsrs! Muitas já devem ter ouvido falar sobre o Cronograma Capilar, as três fases que o compõem, e sua função de regeneração e recuperação do cabelo. Realmente é tudo isso que ocorre, mas adianto que paciência é uma virtude, e esse processo dura 1 mês, poderá dar uma pausa, e começar tudo novamente. Vou explicar cada fase, o tipo de produto que deverá ser usado e o que pode ser acrescentado para potencializar seus ajudantes de plantão, os lindíssimos produtos capilares!! Então, sigam-me as fascinadas por cabelos... :D :D :D!


Como falei anteriormente, o cronograma é um planejamento de cuidados com o cabelo! Tudo o que podemos perder ao longo do dia, podemos recuperar com esse procedimento. O cloro da água, o sol, a poeira, químicas, como alisamentos, relaxamentos, tinturas e escovas, o uso frequente de secador e prancha ou pela água quente na hora do banho, tudo influencia na saúde do cabelo, inclusive a má alimentação e o estresse diário! A preguiça tem que ser jogada de lado, e o principal, não precisa gastar muito com os produtos, a menos que você queira, não é uma regra, poderá usar o que mais gosta dividido em fases. Lembre-se nem sempre o que for mais caro será sempre o melhor, há controvérsias! Então nunca se prensa a isso! Algumas meninas optam por apenas trocar as máscaras, outras compram um kit para cada função, não posso negar que é isso que faço... rsrs! Mas invisto mais na máscara e no leave-in, e o resto a gente dá um jeitinho! Antes de começarmos, uma pergunta deve ser feita: o que o meu cabelo necessita mais nesse momento? Cada uma pode montar sua agenda capilar da forma que preferir, claro sempre pensando nesta pergunta. Uma dica meninas, é que seria melhor que durante este processo, as senhoritas pudessem dar um STOP nas químicas, durante este tempinho. Feito isso, podemos seguir em frente! Vambora as fases...


A hidratação, como o nome diz, repõe a água que é escassa na fibra capilar, por esse motivo necessitamos hidratar, hidratar e hidratar! Caso não façamos isso, há o ressecamento e quebra dos fios. Pense assim, se meu cabelo é muito oleoso, vamos optar mais por hidratações! O balanço, a maciez e o brilho são as principais funções desta etapa.

Para reconhecer uma máscara de hidratação, basta observar o rótulo e a composição dos produtos. Contudo, nem sempre porque está escrito Hidratação, será hidratante, isto ocorre com muitas máscaras, de farmácia, supermercado ou lojas de produtos de beleza. Outra situação comum é encontrarmos um único produto que apresenta ativos para ambas as etapas, como um 3 em 1. Então, leia com bastante atenção, para não se enganar. Essa identificação será fácil gradativamente ao seu olhar, não se preocupe! Como já me acostumei com isso, e adoro ficar lendo rótulo e sentindo o cheirinho dos produtos, com o tempo creio que também será um costume seu! Basta conhecer alguns elementos que devem estar presente na composição hidratante, e vamos conhecer... :D

PRINCIPAIS ATIVOS HIDRATANTES:
  • Frutas em geral (Morango, Mamão, Açaí, etc.) - (Strawberry fruit, etc.);
  • Mel;
  • Leite;
  • Glicerina (Glycerin);
  • Extratos glicólicos/botânicos (Jaborandi, Alecrim, Eucalipto, etc) - (Pilocarpus microphyllus extract, etc. Bem, costuma-se colocar o nome da planta seguido de "extract");
  • Aloe Vera (Babosa);
  • Panthenol;
  • Vitaminas;
  • Açúcar;
  • Proteínas hidrolisadas (Hydrolyzed "nome da protéina" Protein);
  • Silicones;
  • Aminoácidos.
ELEMENTOS QUE PODEM POTENCIALIZAR A MÁSCARA HIDRATANTE:

Meninas, vocês podem acrescentar glicerinavitaminas diversas que são encontradas em farmácias e lojas de cosméticos, melaçúcarextratos glicólicos (depois farei um post) e o incrível bepantol! Nunca misture tudo de uma só vez, escolha de 1 a 3 ativos e use!

EXEMPLOS DE PRODUTOS PARA HIDRATAÇÃO:



Seus cabelos estão secos e precisando de alinhamento? A Nutrição é sua opção! Claro, combine-a com a Hidratação, ambas caminham juntas! A sua função é proporcionar a gordura, o "lipídeo" aos fios, deixando-os sem frizz, sem pontas duplas e ressecamento. É uma etapa muito importante, como todas as outras, e necessária. A nutrição poderá ser também a Umectação, que depois terá um post especial para esta técnica, prometo... rsrs!! As cacheadas podem se beneficiar e muito com a nutrição, dará uma nova vida aos cachinhos!! Dá um excelente resultado para todos os tipos de cabelos que necessitem de uma "gordurinha" a mais" :D

Do mesmo modo da hidratação, no rótulo do produto terá algo em torno a "Nutritivo" ou "Nutrição", tendo que olhar sempre a composição e ver se possui os ativos próprios desta etapa, como manteigas e óleos em geral.

PRINCIPAIS ATIVOS NUTRITIVOS:
  • Óleos em geral (Óleo de Argan, Monoi, Macadâmia, Ojon, etc) - (Coconut oil, costuma-se ter o nome do óleo + a palavra "oil" em seguida);
  • Manteigas em geral (Manteiga de Karité, Cupuaçu, Cacau, etc) - (Shea Butter, costuma-se ter o nome da manteiga + a palavra "butter" em seguida).
ELEMENTOS QUE PODEM POTENCIALIZAR A MÁSCARA NUTRITIVA:

Meninas, vocês podem acrescentar óleo vegetalcocoazeite de olivaamêndoas, etc. (tudo deve ser puro), creme de leite (aquele em caixinha), leite de coco (aquele em vidro) e gema de ovo.

EXEMPLOS DE PRODUTOS PARA NUTRIÇÃO:



Chegou a hora de reconstruir os fios, é nada mais nada menos do que a finalização do seu cronograma, a Reconstrução! É a reposição da massa e proteína capilar, de dentro para fora, quando o cabelo está quebradiço, fino e um pouco ralo. É a fase mais potente do procedimento, então não use em excesso! Nunca faça a reconstrução antes de fazer a hidratação e a nutrição, o cabelo deve estar preparado para recebê-la adequadamente. Deve ser feita de 15 em 15 dias ou 1 vez por mês. Poderá ser substituída pela Cauterização (depois farei um post)! E se não preocupem, esta fase tende a deixar o cabelo um pouco duro e estático, contudo a função é realizada, repõe a massa capilar!

No rótulo, você poderá achar "Repair", "Reconstrução" ou "Reposição de massa"! 

PRINCIPAIS ATIVOS RECONSTRUTIVOS:
  • Queratina (Hydrolyzed Keratin);
  • Colágeno (Hydrolyzed Collagen);
  • Cisteína (Cysteine);
  • Creatina (Creatine);
  • Arginina (Arginine);
  • Proteínas do Trigo (Hydrolyzed Wheat Protein).
ELEMENTOS QUE PODEM POTENCIALIZAR A MÁSCARA RECONSTRUTORA:

Meninas, podem potencializar a máscara com queratina líquida, mas não abusem, tudo em excesso é prejudicial, gelatina incolor, pois tem colágeno, o bepantol, que tem propriedades reparadoras, o ovo, que tem proteínas e a banana que dá força e crescimento.

EXEMPLOS DE PRODUTOS PARA NUTRIÇÃO:



Agora meninas, vou colocar alguns exemplos de cronogramas, claro, fica ao critério de cada uma decidir o que é melhor para seu cabelo, modifiquem ao seu gosto! Usem como um simples modelo para que vocês possam guiar-se! :D


PEQUENAS DICAS PARA O "CAMINHO DAS PEDRAS"
  1. Nunca pulem nenhuma etapa do procedimento, tentem seguir da melhor forma possível.
  2. Não façam a Reconstrução sem ter feito a Hidratação e a Nutrição, o cabelo necessita estar hidratado e nutrido antes.
  3. O preço dos produtos não importa, e sim, se seu cabelo aprova ou não. Usem o que for convencional para vocês.
  4. Sigam esta sequência: SHAMPOO + MÁSCARA + CONDICIONADOR + FINALIZADOR (leave-in, creme de pentear ou óleo).
  5. Podem usar o shampoo anti-resíduos pelo menos duas vezes por mês, antes da máscara, para que possa ser feita uma limpeza profunda.
  6. Não usem água quente quando forem lavar os cabelos.
  7. Tentem seguir o tempo pedido na embalagem do produto, nunca ultrapasse meia hora, poderá ter o efeito reverso.
  8. Antes de comprarem os produtos, olhem a embalagem da frente e a composição atrás. Três situações poderão acontecer: o ativo que está escrito na frente pode não estar na composição atrás; o ativo que está escrito na frente pode estar na composição atrás, mas no final, sinal que não contém quase nada desse ativo; o ativo pode estar escrito na frente e pode estar na composição, logo no começo ou no meio, ótimo, sinal que tem na composição do produto! :D
  9. Prefiram shampoo sem salsem parabenos e derivados do petróleo (Vaselina, Petrolatum, Parafina Líquida - Paraffinum Liquidum, Óleo Mineral - Mineral Oil ou Oil Mineral), que são conservantes totalmente desnecessários aos produtos, não auxiliam em nada aos fios, apenas maquiam.
  10. Quando secaram o cabelo com a toalha, não forcem muito, pode causar atrito aos fios.
  11. E por fim, não abusem do silicone, ele ajuda sim, mas em muita quantidade entope a raiz do cabelo!
Bom meus amores, é isso! Espero que tenham gostado, ou seja...
... ABUSE E USE! :D


This post first appeared on Cantinho Da Tutuka, please read the originial post: here

Share the post

DICA: CRONOGRAMA CAPILAR - S.O.S CAPILAR

×

Subscribe to Cantinho Da Tutuka

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×