Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Vegano? Por quê?

Antes de mais nada, deixo claro que não pretendo "pregar o veganismo". Não quero criticar nem inferiorizar o estilo de vida de ninguém. A mim não importa se você consome ou deixa de consumir produtos de origem animal. 


Considerando nosso contexto social, com todos os problemas e caos que apresenta, não espero que a atenção da população quanto ao modo de consumir seja uma prioridade (apesar de sua importância), já que temos tantos outros problemas em evidência,
como a corrupção, a segurança pública, saúde e educação. Mas se você tem interesse e busca saber mais sobre essa mudança, creio que o material deste blog será bem útil, visto que trata-se da experiência e visão de alguém que já o fez.

Se você é vegano, ou está nesse caminho, provavelmente já ouviu muita gente ridicularizando seu estilo de vida, e como se não bastasse, todos se tornam entendidos de nutrição e bioquímica. Muitos são contra esse estilo de vida de sacrifício e "abstinência" que, nas suas opiniões, não vai levar a nada além do hospital.

"Porque você vai ficar com anemia!"
"Você precisa de proteínas que só tem na carne..."
"Porque os leões comem carne, é natural" - Frases típicas...

De fato, me tornar vegano foi o maior desgosto para muitos dos meus amigos e familiares, e eu até entendo o lado deles. Afinal eu não vou mais rachar o "churrasco" com a turma, não vou mais comer os doces que a minha mãe faz e muito menos pescar com meus tios. Por essas e outras, me tornar vegano foi visto pela minha família e amigos como uma rejeição, como se eu não quisesse mais confraternizar, como se eu quisesse me isolar de todos.

Pode parecer exagero, mas em nossa sociedade consumista, quase todas as relações sociais se resumem a comer, e como no brasil a indústria da carne e laticínios comanda, faltam opções veganas, e como faltam.

Então apesar de tudo isso, o que leva uma pessoa a aderir ao veganismo? 

Existem vários motivos, desde a compaixão com os animais até motivos mais globais, como meio ambiente e saúde pública. Para mim, não houve um motivo específico, quando tomei consciência do sistema sanguinário do qual eu participava, e das consequências do consumo de produtos de origem animal (não só para os animais, mas para o meu corpo e até ao meio ambiente), me decidi que não participaria mais disso.

Pode parecer difícil, a maioria das pessoas acha um absurdo manter um estilo de vida sem consumir nada que tenha procedência de exploração animal, realmente é difícil, mas não diria que é um absurdo. A dificuldade se torna mais evidente quando você se encontra em uma sociedade que possuí uma indústria condicionada a exploração animal, até em casos em que não há necessidade. 

A maioria dos alimentos industrializados possuí componentes derivados do leite ou carne, até em alguns "miojos" e caldos de legumes você encontra derivados de carne bovina ou de aves, pra que? Tudo está ligado a hábitos e conveniência... 

Não vou me estender mais nessa postagem para não tornar a leitura cansativa, mas nas próximas irei explicar melhor o que muda e o que não muda e mais empecilhos que surgem na vida de quem decide ser vegano. Se gostou, não perca! 




This post first appeared on Vegano De Conteúdo, please read the originial post: here

Share the post

Vegano? Por quê?

×

Subscribe to Vegano De Conteúdo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×