Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pastel de forno pelo mundo

Quem come um tradicional Pastel na pastelaria da esquina não imagina que esse aperitivo possui diferentes versões no mundo todo. É muito interessante, parece que cada cultura têm sua receita especial de pastel- seja frito ou de forno - feito com farinha branca ou integral, com adição de óleo, manteiga, ovos, banha, e muitas outras variações. Cada país possui uma receita tradicional de Massa e recheios dos mais variados.
Na Argentina a empanada é normalmente assada com um recheio de milho
Já na Espanha as empanadas galegas são rnormalmente maiores, quase um empadão.
Nos países mediterrâneos a massa utilisada é a filo(finíssima) e cada país dá um nome diferente aos pastéis que normalmente são assados e cobertos com semente de gergelim.
Os indianos comem tradicionalmente ervilha e batata numa massa feita só de água e farinha
Dizem por aí que o país de origem dos pastéis é a China, será? Com tanta variedade de massas, nome e recheios pelo mundo afora é mais provável que cada cultura tenha desenvolvido o seu. Afinal, cortar a massa em um circulo e fechar sobre o recheio em meia lua é uma das formas mais fáceis de se fechar um salgado.
Para concluir segue uma receita de pastel de forno- massa integral com iogurte- para ficar mais leve. O recheio pode ser o que tiver na geladeira. Gosto muito de creme de gorgonzola com manjericão ou de legumes ao curry. Os mais fáceis também ficam ótimos- minas com tomate e oregano; ricota com espinafre; champignon, palmito.
Em outro post escrevo as receitas desses recheios todos. Por enquanto vamos ficar só com o de gorgonzola mesmo.

Pastel de forno de gorgozola com majericão

Ingredientes da massa:

1 xic de farinha de trigo integral
1 xic de farinha de trigo comum
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1/2 xic de iogurte natural

Ingredientes do Recheio

1/2 ricota  fresca
1 pedaço pequeno de gorgonzola
folhas de manjericão cortadas em julienne

Modo de fazer:

Misturar as farinhas com o sal. Misture a manteiga com as farinhas, para isso a manteiga deve estar gelada, você deve esfregar as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Entrar com o iogurte e misturar suavemente até que a massa se una, se necessário acrescentar um pouco de água gelada. Essa massa não deve ser sovada. Enrolar em filme plástico e deixar descansar na geladeira por pelo menos uma hora.
Para o recheio, amasse tudo junto com as mãos, se a ricota não for fresca o recheio ficará seco e esfarelento.Não precisa colocar sal pois o gorgozola já é muito salgado.
Abrir a massa na espessura de 1 cm, cortar em cícrulos colocar 1 colher de sobremesa de recheio em cada círculo e dobrar fechando o pastel. Apertar bem as bordas para não abrir durante o cozimento.
Assar em forno médio por cerca por 20 minutos ou até dourar. Rende cerca de 20 pastéis.



This post first appeared on Blogger, please read the originial post: here

Share the post

Pastel de forno pelo mundo

×

Subscribe to Blogger

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×