Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Viagem de Mochilão no Brasil

Veja estas informações úteis e dicas para fazer uma Viagem de mochilão no Brasil.

A primeira dica é programar sua viagem fora dos meses de janeiro e julho, semana entre o Natal e o Réveillon, período do carnaval, da semana santa, além de outros feriados prolongados. A explicação é simples, Viajar nestas épocas demanda custos bem mais altos, mesmo para quem vai ficar em albergues.

Caso você tenha idade entre 12 a 17 anos poderá viajar sem autorização por escrito do pai e da mãe, neste caso, basta levar a carteira de identidade para embarcar em ônibus, trem ou avião dentro do Brasil. Documento oficial sem foto não vale para fazer esta viagem.

Mochila / Mochilão

Escolha um modelo de mochila ou mochilão que seja do tamanho ideal para o tempo de viagem desejado, nem muito pequeno e nem muito grande.

Antes de arrumar o mochilão, pense nas atividades que pretende desenvolver no(s) destino(s) da viagem. Se você vai fazer muitas caminhadas, por exemplo, precisa ter roupa leve e um tênis confortável.

Faça uma lista dos itens que precisa levar e tenha consciência de levar apenas a quantidade necessária para a viagem. Itens como sapato, tênis e acessórios diversos ocupam muito espaço e podem pesar demais, por isso, leve somente o que não pode faltar mesmo.

Levar peso demais nas costas durante toda a viagem pode lhe trazer sérios problemas de saúde e te cansar de tal forma, que você fica sem ânimo para fazer muita coisa.

Roteiro

O Brasil é um país de grandes extensões territoriais, por isso, planejar seu roteiro com calma, de acordo com o número de dias de viagem desejados é fundamental.

Não inclua muitas cidades no roteiro se você tem apenas poucos dias disponíveis para viajar. Neste caso, seja racional, se tem poucos dias, melhor conhecer uma única cidade bem, do que várias de qualquer jeito.

Os deslocamentos entre as cidades brasileiras podem levar dias, portanto, considere isso na hora de planejar quantos dias pretende ficar em cada cidade.

Na hora de montar seu roteiro é fundamental saber qual a previsão do tempo para cada destino. Exemplo: se você for para uma cidade na época das chuvas, provavelmente vai aproveitar pouco e ter muitos contratempos, por isso, planejamento é fundamental, evita problemas, perda de dinheiro e tempo.

Comunicação

Tenha Sempre um celular ou smartphone contigo durante toda a viagem e não se esqueça do carregador, assim, poderá manter sempre o contato com amigos e familiares. Lembre-se porém, que receber ou efetuar chamadas em uma área de DDD diferente do seu, está sujeito ao pagamento do roaming nacional. Informe-se sobre isso na sua operadora antes de viajar.

Se você não paga por um plano de dados para seu aparelho, desative esta função do aparelho, para evitar que consuma seus créditos ou mesmo gere gastos na sua fatura sem você saber. O sinal de wi fi gratuito está disponível em vários lugares pela cidade, você não paga nada pela internet e ainda pode trocar mensagens, verificar seus e-mails, postar fotos, etc.

Muitas cidades brasileiras contam com lan houses, onde você pode acessar a internet, navegar nas redes sociais, imprimir documentos, etc. Prefira sempre os estabelecimentos no Centro da cidade, que costumam ser mais baratos do que em shoppings centers ou bairros nobres e turísticos.

Dinheiro

Não tem como viajar sem ter no bolso dinheiro em espécie, porém, mais do que nunca, sua segurança é fundamental, portanto, nada de levar todo o dinheiro que pretende usar na viagem em espécie, isso é muito arriscado, pois, se você perder ou for furtado, ficará sem nada e terá problema até para voltar para casa.

Evite levar notas de valor muito alto como R$ 100,00 porque elas são difíceis de trocar e em muitos lugares os comerciantes não têm troco suficiente. Para gastos pequenos, as moedas podem ser fundamentais.

Se você tem conta bancária, leve o cartão de débito do seu banco e saque a quantia que desejar em um caixa eletrônico, de preferência em um local seguro. Lembre-se que em cidades pequenas e mais afastadas dos grandes centros urbanos, nem sempre existem caixas eletrônicos, neste caso, a recomendação é ter dinheiro em espécie na quantidade que vai precisar e guardá-lo sempre em local seguro.

Se você for usar cartão de crédito para pagar suas despesas, anote sempre em uma folha de papel avulsa os gastos realizados nele, para não perder o controle e quando voltar para casa ter uma fatura de cartão muito alta para pagar.

Alimentação

Se você vai ficar em albergue, pode ser que o café da manhã esteja incluso no preço da diária ou não. Se não estiver, é um gasto extra com alimentação que você vai ter.

Prefira sempre comprar o que quer comer e beber em supermercados ou hipermercados, pois, custa bem menos do que comer todos os dias em bares e restaurantes.

Em muitas cidades existem restaurantes que servem o famoso PF, prato feito, que custa menos do que outros itens do cardápio, pode valer a pena, mas antes de pedir, observe as condições de higiene do local, para não ter "problemas" depois.

Não beba água da pia e nem coma alimentos crus, que não foram devidamente higienizados, isso pode te trazer problemas estomacais, que vão estragar o resto de sua viagem.

Transporte

Se a sua idéia é pegar carona para conseguir viajar pelo Brasil, aqui vale um conselho, se você é mulher e está viajando sozinha, não arrisque sua segurança, pode ser muito perigoso viajar assim. Se você é homem e vai viajar sozinho, tome todos os cuidados possíveis e prefira sempre pegar carona com alguém conhecido.

Nem sempre viajar de ônibus custa menos do que de avião no Brasil. Entre capitais do sudeste e do nordeste, por exemplo, em muitas linhas não existe concorrência, apenas uma empresa atua e a tarifa de ônibus pode lhe custar mais caro do que de avião, sem falar que na viagem de ônibus o tempo de viagem pode ser de dias.

Viagem de Ônibus X Viagem de Avião no Brasil

A maioria das empresas de ônibus tem sites na internet e neles vendem suas passagens com antecedência. Para garantir sua passagem, vale a pena comprar antes.

Não tem problema algum fazer uma viagem de mochilão usando avião, inclusive porque dependendo do tamanho de sua mochila, dá para levá-la a bordo e se você comprar sua passagem aérea com antecedência, dá para aproveitar boas tarifas e economizar muito.

Compre sempre a sua passagem aérea no site oficial da companhia aérea, assim, você evita pagar taxas extras e ainda pode parcelar a compra sem juros, se for o caso.

Como Achar Promoção de Passagem Aérea no Brasil?

Dentro das cidades, onde existe o metrô, quase sempre este é o meio de transporte mais barato e mais rápido. Determinadas cidades oferecem cartões de transporte que possibilitam pagar menos pela passagem, verifique se ele existe e como funciona.

Nas cidades pequenas e planas, caminhar pode ser um programa agradável e não custa nada. Desta forma inclusive você conhece lugares que jamais saberia que existe se usasse transporte público.

Usar ônibus nas grandes cidades é quase sinônimo de caos, pois, eles estão quase sempre lotados e em muitos lugares os motoristas correm demais. Ainda assim, dependendo do seu destino na cidade, pode ser a única opção de transporte.

Hospedagem

Atenção: se você tem menos de 18 anos de idade, saiba que só poderá se hospedar sozinho(a) em um meio de hospedagem se tiver uma autorização por escrito do seu pai e da sua mãe, de preferência com firma reconhecida em cartório.

Dá para viajar sem gastar com hospedagem? Dá sim, para isso você pode usar a internet para conseguir uma pessoa que oferece um lugar para você dormir, mesmo que seja um sofá. A recomendação é buscar vagas com antecedência no site Couchsurfing. Esta modalidade de hospedagem é ideal para quem não tem frescura e quer fazer novas amizades.

No Brasil inteiro existem diversos espaços para camping, ideais para quem quer gastar pouco e ter contato com a natureza. Este não é um tipo de hospedagem indicado para quem quer algum conforto. A presença de insetos, por exemplo, é algo que pode irritar muita gente.

Se a sua idéia é ficar em albergue, valem algumas dicas. Muitos albergues no Brasil dão descontos na diária para quem é um membro afiliado(a) de uma rede de albergues, como a da Hostelling International. Evite viajar sem fazer a reserva antecipada no albergue, você pode ficar sem ter onde hospedar.

Informações da Carteira Nacional de Alberguista

Segurança

Não descuide de sua mochila em nenhum momento durante a viagem. Em locais muito cheios, cuidado com pequenos furtos, de preferência coloque a mochila na sua frente.

Não deixe objetos de valor guardados dentro da mochila sem que estejam protegidos ao menos por um cadeado no fecho do bolso, por exemplo.

Evite calor em excesso e umidade na mochila, que podem estragar os itens que estão dentro dela.

Se você vai ficar hospedado(a) em albergue, guarde sua mochila no armário com chave e saia para os passeios levando apenas o necessário.

Não ande por locais desconhecidos, escuros e desertos, principalmente se estiver sozinho(a).

Caso você seja assaltado(a), não reaja ou faça movimentos bruscos, afinal, sua vida não tem preço!

Saúde

Caso vá viajar para áreas de matas ou florestas, tenha sempre um repelente de mosquitos na mochila e passe-o no corpo conforme as instruções da embalagem.

Leve sempre na mochila um protetor solar de fator adequado ao seu tom de pele. Use-o sempre durante os passeios, porque a exposição constante ao sol pode causar doenças graves, bem como queimaduras que podem estragar o resto da viagem.

Se você tem plano de saúde no Brasil, informe-se se o mesmo oferece cobertura na(s) cidade(s) para onde você vai viajar. Se sim, saiba para onde você tem que ir caso precise de atendimento médico e não se esqueça de levar a carteirinha do plano na viagem.

Atendimentos médicos de emergência podem ser efetuados nos hospitais públicos de todo o país, porém, esteja preparado(a) para enfrentar geralmente filas grandes e muita demora no atendimento.

O telefone de emergências em todo o Brasil é o 192.

 Sobre Dinheiro em Viagem

Como Organizar Uma Viagem

Dicas Sobre Viagem de Avião

Dicas de Bagagem Para Sua Viagem

Informações Sobre Documentos Para Viajar

A Submarino Viagens é uma agência de viagem online, entre as maiores do Brasil. No site você pode comprar sua passagem aérea, reservar seu hotel ou pousada, alugar um carro, comprar um seguro de viagem, entre outros serviços. Acesse o site abaixo e confira.



This post first appeared on Turismo E Variedades - Guia De Viagem Diário E G, please read the originial post: here

Share the post

Viagem de Mochilão no Brasil

×

Subscribe to Turismo E Variedades - Guia De Viagem Diário E G

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×