Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Depois de 9 meses você vê o resultado!

compadre-washington_49_foto-edu-moraesp

p style=”text-align:justify;”>… Já dizia Cumpadi Washington!
Bonjour, meu povo!

Post este feito diretamente desse meu BRASIL SIL SIL, varonil! Estou aqui curtindo uma sombra e caipirinha água fresca desde o dia 17 de maio! Para quando voltar…

Agora, com o fim do curso me restou apenas fazer a dissertação ou estágio. Para quem não viu meu post falando a fundo sobre o M1 e o M2, clique aqui.

p style=”text-align:justify;”>Logo após as férias de Natal a universidade já te questiona se você fará dissertação ou estágio.
Eles aconselham já logo no primeiro dia de aula lá em setembro a você já começar a procurar estágio, só que ninguém conta um detalhe: Na França algumas coisas funcionam nos 45 minutos do segundo tempo. Entrevistas de estágio é uma delas!

LinkedIn e outros sites de anúncio de emprego bombam o tempo todo! Em setembro já estava a todo vapor… Mas para quando que eles queriam?! Pra agosto… ou pra setembro mesmo… Outubro no melhor dos mundos. Já conseguiram visualizar o caos pra conseguir um estágio, né?!

p style=”text-align:justify;”>Para os que optam pela dissetação, é preciso obedecer um cronograma e entregar partes específicas em períodos pré-determinados… E o início da “cobrança” é em março.
Eles têm como regra que para os que não conseguiram estágio tem que começar a dissertação e, caso encontre até antes da entrega final, você pode abandonar a dissertação e ficar só no estágio.

O fim do curso foi agora em maio e o inicio da dissertação (contando entre dar um tema, encontrar um professor para ser seu orientador) é entre fevereiro e março. 

Bom, temos o problema das entrevistas que são todas em cima da hora, lembram?!

Bom, eu tinha feito uma entrevista no começo de fevereiro em um escritório que acabou não dando certo e o tive que começar a correr contra o tempo… E vou dividir as informações agora para não ficar confuso.

ESTÁGIO

Os estágios aqui teoricamente devem ser remunerados, está previsto em lei! O salário hora de um estágio deve ser no mínimo 3,15 € (quase uma escravidão, eu sei) e com carga horária de 35 horas semanais. Claro, pode ser que você trabalhe muito mais que isso, sem ganhar nenhum centavo a mais, como pode ser que o salário hora do empregador para estágio também seja muito superior a isso, depende de quem contrata. Ah, também tem que ter duração entre 3 e 6 meses.

Ouvi dizer que muitos lugares ainda contratam estagiários sem remuneração alguma, mas confesso que nas duas entrevistas que fiz, o quesito salário foi mencionado.

A faculdade até envia e-mails de oportunidades, mas todos exigem francês fluente ou nativo o que deixa nós estrangeiros, 85% da minha classe, em desvantagem. Então, tínhamos que procurar por conta própria alguma oportunidade que não tivesse problemas ter um francês intermediário ou nenhum.

Isso acabou fazendo com que alguns procurassem estágio em outros países. Uma conseguiu um estágio no país dela, na Turquia, outra está procurando estágio na Suíça… Porque além da experiência que um estágio traz, quem pode, tá fazendo de TUDO para não ter que escrever uma dissertação de novo.

Até que em março ficamos sabendo que os que fazem estágio também tem que escrever uma mini-dissertação (ok, essa informação ficamos sabendo em janeiro) e que teríamos que apresentar essa dissertação perante uma banca (UEPA, isso ninguém tinha falado!)!!!! Então o pessoal que estava procurando estágio em outro país, se for perto tipo Genebra, ainda é tranquilo, mas minha colega da Turquia, confesso que não sei como vai ser.

Para estágio a dissertação deve ter menos de 5 mil palavras falando sobre as suas atribuições, desafios, expor um caso como exemplo… enfim, tem alguns requisitos a serem cumpridos nessa dissertação de estágio. A data de entrega é dia 01 de setembro e em seguida eles designam uma data de apresentação.

DISSERTAÇÃO

Alguns amigos meus já logo optaram pela dissertação por que sabiam das dificuldades mencionadas acima.

Para tanto, é necessário comunicar a diretora do curso e dizer o seu tema e então ela irá deisgnar um orientador para você (um pouco diferente do Brasil, eu acho. Na minha graduação era eu quem pedia ao orientador se ele gostaria de me ajudar etc).

Salvo engano, deve ser uma dissertação de 10 mil palavras, sobre um tema dentro do nosso curso e não pode ser amplo, do tipo: “Desafios das negociações internarcionais na área aduaneira”, não. Tem que algo bem específico como um pré PhD.

Tem alguns requisitos específicos também devem ser observados na escrita, formatação etc, como uma dissertação no Brasil, só que o padrão de formatação utilizado aqui é a de Harvard. A apresentação tem duração de 30 a 40 minutos e 20 minutos para perguntas da banca.

p style=”text-align:justify;”>E eu?!?!?!?! Eu vou fazer estágio! Quando eu já estava beirando o limite para dar um tema de dissertação, consegui uma entrevista que correu tudo ótimo, só tinha um único porém: fiz a entrevista em março e eles queriam alguém para abril!
Aparentemente a minha futura gerente gostou muito de mim, que falou com a chefe dela e abriu a exceção. Começo em junho e fico até dezembro! Quem vai trabalhar chez Volvo (sim, isso mesmo, na V-O-L-V-O) na área de controle de exportação?!?!?!?! M-O-I!!!

Depois de 9 meses, cá estão os resultados sendo colhidos após muito suor!!! Se você lê meu blog só por lazer ou porque gostaria de estudar fora e tem dúvidas do retorno disso… Te digo: com foco e otimismo (porque eu não tenho francês fluente, atualmente estou no C1), tudo dá certo e vale à pena! To super feliz e a ficha ainda não caiu… e olha que tive a resposta desse estágio há 2 meses!

Assim que eu começar lá eu faço um post falando especificamente do cargo, atribuições, como é a vida de trabalhador na França e como eu acho que as coisas estão caminhando.

p style=”text-align:justify;”>Diquinha da Bia: Na minha fase de procura eu tava desperada, de verdade. E sempre quando QUALQUER pessoa me perguntava “E aí, tudo bem?” eu dizia “NÃO!!! Nada bem, preciso arrumar um estágio e não to conseguindo, não sei onde procurar!!!“. No ônibus, amigos de amigos que eram franceses, de verdade MESMO, sem medo de ser feliz. Já estava sem nada mesmo, o máximo que iria me acontecer era continuar sem nada e me acharem louca. Mas eles sempre davam dicas de sites que são bons para vagas de emprego e onde procurar.
Esse mundão de oportunidades de emprego e estágio vão muito além de LinkedIn -meu perfil no link – (apesar de eu AMAR esse site e só ter tido boas experiências com ele!). Algumas sugestões que me deram de site de empregos são:

  • Wizbii
  • Indeed
  • Manpower
  • Experteer

Ninguém melhor que os próprios franceses para darem essas dicas.

Ah, por fim, caso você queira saber sobre a empresa sob a visão de ex funcionários (estilo LoveMondays no Brasil) o site utilizado por aqui é o Glassdoor.

Bisous à tous!




This post first appeared on Um Tal De Master, please read the originial post: here

Share the post

Depois de 9 meses você vê o resultado!

×

Subscribe to Um Tal De Master

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×