Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AS CHAPADAS DO BRASIL - CHAPADA DAS MESAS


O Brasil realmente é uma caixinha de surpresas e quando pensávamos que já tínhamos visto de tudo, vem as belas chapadas do nosso Brasil para mostrar que ainda tem muitos tesouros incontáveis escondidos só esperando para serem descobertos.

No Brasil temos 5 chapadas: Das Mesas, Diamantina, Dos Guimarães, Dos Veadeiros e Jalapão.

Mas antes de mais nada, o que vem a ser Chapada?

Segundo Wikipédia https://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada:
"(...)chapada corresponde a uma área reta (plana) localizada no alto de serras. (...) A chapada é usada como pasto na invernação pelos fazendeiros locais(...) ".




Neste relato, falaremos das Chapadas Das Mesas, Diamantina e Dos Guimarães. Ainda está em nossos planos a visita as Chapadas Dos Veadeiros e Jalapão.

CHAPADA DAS MESAS

O parque nacional da Chapada Das Mesas está localizado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz do Maranhão e escolhemos a cidade de Carolina para ser a nossa base para hospedagem e ponto de partida para a visita aos atrativos do parque.




Nosso roteiro de viagem aéreo foi feito pela  Azul partindo do aeroporto Galeão (Rio de Janeiro) x Cofins (Minas Gerais) x Imperatriz (Maranhão). Imperatriz fica aproximadamente 214 km distância da cidade de Carolina e o trajeto escolhido foi feito de carro.

Sempre temos o costume de planejar nossas viagens com bastante antecedência, não somente pelo aspecto custo x benefício, mas também pela margem de pesquisa que fazemos sobre qual agência poderia nos assessorar no destino escolhido.

Optamos pelos pacotes que incluíam passeios, transfer e hospedagem oferecidos pela  Cia do Cerrado - www.ciadocerrado.com.br e fomos muito felizes com tal escolha.



Para hospedagem,  Pousada do Lajes www.pousadadolajes.com.br. (99) 3531-2452
(99) 98122-027
O primeiro passeio  foi o Portal da Chapada que é um lugar perfeito para apreciar o pôr do sol e fazer belas fotos.


Em nosso segundo dia de na Chapada, o guia Wellington nos levou para visitar a Cachoeira de Santa Bárbara, o Poço Azul e o Encanto Azul.

O acesso a Cachoeira de Santa Bárbara é tranquilo, sem grau de dificuldade e o lugar é belíssimo. Além de apreciar a beleza de uma queda d'água de  76 metros de altura, a sensação que tivemos foi de muita paz e tranquilidade. 




Saindo de lá fomos para o Poço Azul e o Encanto Azul.

O Encanto Azul e o Poço Azul possuem cores lindíssimas e parece que Deus pincelou as cores azul e verde em suas águas tão cristalinas. Ficamos maravilhados com tamanha beleza natural. Vale a pena conferir esses lugares especiais!



No dia seguinte fomos para o chamado Complexo da Pedra Caída, localizado há poucos km de Carolina, possui uma área com vários hectares voltados ao turismo de aventura com várias cachoeiras lindíssimas para visitar, ir ao teleférico ou ainda se aventurar na tirolesa de 1.400m e onde é possível apreciar maravilhas da nossa flora brasileira.


Sempre com assessoria da Cia. do Cerrado, visitamos junto com o guia Wellington, as cacheiras da Caverna, Santuário da Pedra Caída, Capelão e ainda passamos pela ponte pênsil que balança enquanto caminhamos.

O caminho para cada uma destas quedas d’água é muito lindo. Há passarelas que ajuda na mobilidade para todas essas cachoeiras.











Se quiserem ver o filme detalhado cada uma dessas cachoeiras por favor acessem a página do facebook Os Viajantes – Brasis do Brasil https://www.facebook.com/Os-viajantes-Brasis-do-Brasil-1810234695891198/

Cachoeira da Caverna



Santuário da Pedra Caída





Mediante o grande volume de água que vem da cachoeira Pedra Caída, não foi possível fotografá-la porque poderíamos danificar a máquina fotográfica com os respingos. A cachoeira fica  logo após estes paredões.

Vale a pena conferir!


Cachoeira do Capelão


Ponte Pênsil



Fizemos o passeio de teleférico também no final da tarde e vale a pena conferir o pôr do sol  a partir do mirante.

A duração da viagem do teleférico é de 44 minutos (22 ida e 22 volta) e é possível aproveitar o passeio e tirar belas fotos.


No último dia, fomos conhecer as belíssimas Cachoeiras do Itapecuru que fica localizada a poucos km de Carolina.


Vale ressaltar que é um lugar com infraestrutura muito boa para receber seus visitantes.

.Esperamos que tenham gostado do nosso relato de viagens!

Agradecemos a assistência que nos foi dada pela Cia. do Cerrado (www.ciadocerrado.com.br) e ao guia Wellington pelo trabalho!

Até a próxima aventura!

Os viajantes.





This post first appeared on RELATO DE VIAGENS, please read the originial post: here

Share the post

AS CHAPADAS DO BRASIL - CHAPADA DAS MESAS

×

Subscribe to Relato De Viagens

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×