Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Benefícios do Óleo de Tea tree (Melaleuca) para Beleza e Saúde

O Óleo de Tea Tree (Malaleuca) é originado da Nova Zelândia. Sua importância é enorme tanto para a saúde como para a estética. Por ser o mais versátil e eficiente entre os óleos essenciais, ele é usado como a base para muitos produtos e medicamentos.

Para que veja o quão abrangente a Melaleuca pode ser, mostraremos a seguir alguns de seus vários benefícios. Dessa forma, vai ficar muito mais fácil saber por onde começar os seus cuidados.

Confira a Seguir os 10 Benefícios do Óleo de Tea tree (Melaleuca) para Beleza e Saúde

1 – Ajuda a tratar a caspa

Com propriedades bactericidas, anti sépticas e fungicidas, o óleo de melaleuca é uma das melhores opções para quem precisa cuidar dos problemas de caspa. Qualquer composição que possua ao menos 5% da Tea Tree ajuda a tratar o couro cabeludo, evitando seu ressecamento e as consequentes caspas.

2 – É um estimulante e calmante ao mesmo tempo

Aplicado sobre a pele, o óleo de melaleuca tem funções calmantes no organismo. Com um direcionamento adequado do dermatologista, ele pode ser utilizado para estimular a cicatrização de feridas, ou mesmo cuidar de algumas irritações na pele. É muito útil para quem sofre, por exemplo, dos rigores do sol.

3 – Pode ser usado para cuidar de infecções

Um vapor com tea tree pode ajudar em vários tipos de infecções por bactérias e fungos. Isso deve a dois fitoquímicos presentes na planta, o eucaliptol e os terpenoides. O uso do óleo no vapor é muito comum para tratar de congestionamentos nasais.

Para tanto, adicione algumas gotas do óleo de melaleuca em uma tigela de água quente, molhe com uma toalha, deixe-a esfriar um pouco e coloque na cabeça. Respire o vapor por cerca de cinco minutos, para tratar o congestionamento nasal.

4 – Combate diretamente a acne

É um dos usos mais diretos e eficientes. Aplicando diretamente sobre as espinhas, e os efeitos calmantes do óleo vão diminuir as inflamações causadas por acnes mais expressivas. Os efeitos antissépticos, somados a outras propriedades antibióticas, evitam a descamação da pele, o que o torna uma excelente opção natural.

5 – Potencializa a saúde bucal

As propriedades do óleo de melaleuca mencionadas até aqui possuem diversos benefícios para uma outra área do corpo. Usado como enxaguante bucal, suas propriedades ajudam a combater os microorganismos responsáveis pelo tártaro e inflamações bacterianas na gengiva. Também é ótimo para tirar as manchas nos dentes, causadas pelo tabaco.

6 – Ajuda em tratamentos de higiene íntima

Uma pesquisa recente, realizada pela University of Western Australia, constatou um fato interessante sobre a tea tree. Nessa pesquisa, foi descoberto que as propriedades da melaleuca são capazes de destruir o principal fungo causador da Candidíase, uma das infecções mais comuns entre as mulheres. Uma das formas mais úteis de utilizar o óleo para esse fim são os banhos de assento, bastando apenas um por semana para prevenir e tratar a infecção.

7 – Combate a foliculite

Os efeitos calmantes e antissépticos do óleo de tea tree também servem para tratar de outros problemas que a pele além da acne e da caspa. Seu óleo pode ser aplicado nos casos de foliculite, estas que podem acontecer em qualquer região do corpo. Na verdade, ela é útil para pelos encravados em geral.

8 – Pode ser incorporado a desodorantes

Mesmo o suor pode ser muito bem controlado sem causar problemas para a saúde. Utilizado como um desodorante, geralmente em receitas artesanais, ele impede as bactérias responsáveis pelo cheiro ruim do suor. Para quem fica horas constantes sob o sol, ou quem pratica exercícios com frequência, ele pode ser um grande aliado. E por falar em exercícios…

9 – Diminui dores musculares

O óleo de tea tree tem benefícios além do relaxamento epidérmico. Utilizado após banhos, e mais ainda no pós-treino, o óleo é capaz de diminuir as dores musculares, sendo inclusive melhor que os relaxantes musculares tradicionais. Isso porque o óleo, com suas propriedades anti-inflamatórias, diminui a dor causada pelos exercícios, estimulando a circulação na sanguínea na região.

10 – Fortalece o sistema imunológico

Com tantos efeitos positivos para o organismo, não é de se estranhar que o sistema imunológico, gradativamente, se torna mais forte conforme o uso do tea tree. Com suas propriedades, eles conseguem fortalecer o organismo em praticamente qualquer área, o que torna o corpo mais ativo para todos os tipos de atividades.

II) Como usar o Óleo de Melaleuca?

Nós demos alguns exemplos acima, desde a aplicação em água quente até o óleo diretamente sobre o corpo. Mas para que consiga usos mais efetivos, o ideal é sempre buscar auxílio médico. Existem diversos cosméticos hoje em dia que trazem o tea tree em suas composições, o que torna o tratamento para certas áreas do corpo – como cabelo, barba e pele – mais adequados.

É sempre importante pesquisar bem sobre os cuidados com a saúde, independente dos seus objetivos. O óleo de tea tree não é apenas capaz de oferecer todos estes benefícios, como é versátil em suas aplicações, sendo perfeito para quem busca particularidade com a saúde. Não deixe de considerar seus benefícios, e até a próxima!

O post 10 Benefícios do Óleo de Tea tree (Melaleuca) para Beleza e Saúde apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

10 Benefícios do Óleo de Tea tree (Melaleuca) para Beleza e Saúde

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×