Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sou uma Jovem Deprimido e Quero me Suicidar, Por que essa Sensação?

Muitos motivos podem levar uma Pessoa a pensar em se suicidar. Falta de amigos, falta de disposição, algum fracasso profissional, perda de alguma pessoa próxima, etc. Em um primeiro momento, pode parecer a única alternativa, a única solução para o problema em questão, levando à pessoa a ideia de que assim todas as questões teriam um fim e de que seria um recomeço, uma nova chance.

Segundo a pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 804 mil Pessoas no mundo cometeram suicídio no ano de 2012, uma média de uma morte a cada 40 segundos. A OMS usa o termo ‘violência autodirigida’ quando uma pessoa tira sua própria vida, sendo considerada hoje a 14ª maior causa de morte no mundo. O Brasil se encontra no 8º lugar nos países com maior número de mortes por suicídio.

Cientificamente, a sensação de desânimo e tristeza pode ser causada quando a serotonina está com dificuldades em sua função no nosso organismo. Se caso sua síntese, sua ligação ou sua transmissão estiverem afetadas, esse neurotransmissor pode colaborar com pensamentos negativos, pois ele é um dos responsáveis pelo nosso humor e pelo prazer. Sendo assim, se ele tiver sendo afetado de alguma forma, a pessoa sentirá essa diferença no dia a dia, o que pode aumentar as chances de depressão.

Doenças mentais são consideradas uns dos fatores que podem levar uma pessoa ao suicídio. Hoje, mundialmente, 30% dos casos apontam a depressão como principal causa dessa fatalidade, seguida pelo alcoolismo com 18% e a esquizofrenia com 14%.

Em alguns estudos foi constatado que os pensamentos suicidas são mais comuns entre as mulheres, porém as taxas de morte são predominantemente masculinas. Os especialistas acreditam que isso se deve a forma como ocorrem as tentativas. Os homens, normalmente, utilizam de maneiras mais violentas, conseguindo se suicidar de fato, enquanto as mulheres não. Existe a estimativa de que a cada quatro pessoas cometem suicídio, três são homens e uma é mulher.

Ainda segundo a OMS, nove entre 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos. No mundo todo existem programas de prevenção ao ato. Aqui no Brasil existe o Centro de Valorização da Vida (CVV), que existe há mais de 50 anos e atende diariamente pessoas em vulnerabilidade emocional de forma gratuita.

Os voluntários que atendem às ligações, recebem os e-mails ou até mesmo recebem as próprias pessoas, estão dispostos a ouvir sem julgar e sem tentar intervir nas decisões de seus interlocutores (mesmo que eles considerem o suicídio). O CVV acredita que muitas vezes, em casos de pensamentos suicidas, falar sobre o assunto pode aliviar uma carga emocional que a pessoa carrega, podendo inclusive, fazê-la mudar de ideia.

Eles recebem, em média, um milhão de ligações por ano, comprovando a necessidade de um serviço que atenda às pessoas que estejam passando por situações difíceis. Recentemente, com a abordagem do tema em uma série, a procura por atendimentos do CVV aumentou mais de 400%. É uma ajuda sigilosa, muitas vezes determinante, que pode fazer toda a diferença na vida de pessoas deprimidas.

Veja também este programa que fala sobre o suícidio entre os jovens (7:09):

Fontes:

http://super.abril.com.br/comportamento/por-que-uma-pessoa-se-mata/

http://cvv.org.br/index.php

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,busca-por-centro-de-prevencao-ao-suicidio-cresce-445-apos-serie-da-netflix,70001734246

Compartilhe este artigo

O post Sou uma Jovem Deprimido e Quero me Suicidar, Por que essa Sensação? apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

Sou uma Jovem Deprimido e Quero me Suicidar, Por que essa Sensação?

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×