Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

50 anos de Portugal Queimado versus Presidente Theodore Roosevelt

Eucalipto verdadeira árvore gasolina

Portugal Queimado
Pasta de Papel. E depois? Numa sociedade cada vez mais "inteligente" para quê resmas de papel? Tem piada e humor negro que para despedir um empregado serve um email...

Mochilas e plásticos às costas das nossas crianças? Ensino a papel e lápis e resmas de provas de aferição e exames deslocalizados em tempos de ciclo e relevância, tudo com mais papel e papel? Mais exaustão para todos: pais, crianças, professores...tudo rebentado e desgastado num final de ano lectivo que devia ser de FESTA, celebração, CONVÍVIO?

Papel e resmas de papel a rodos...com lixiviação por favor que ele tem que passar na máquina. Papel reciclado, ah e tal, vamos a ver...Papel e outros produtos químicos associados. Papel e venenos. 

Professores e educadores ambientais preparam os vossos filhos e jovens e estimulam e anlisam, conversam, envolvem, planeiam diversas estratégias e estruturam projectos para que os meus Alunos, vossos filhos e netos. Os educadores e professores fazem visitas de estudo, saídas de campo estabelecem pontes entre gerações, artes antigas, vamos a lares, empresas buscar material de refugo e fabricamos brinquedos ecológicos. Mas depois OLHAM e o que aprenderam baralha-os e entram num "deserto emocional", pois vêm os CRESCIDOS, OS SEUS MODELOS de ADULTO o mal que estão a fazer à "floresta". Olham um Portugal Queimado.

Nestes 50 anos de "convívio" com o eucalipto nasceu algum conto, algum poema está incorporado na oralidade Portuguesa? Pelo contrário. Músicas de intervenção, relatando a dor e tragédia que são os incêndios (podem ser naturais, mas há que fazer TODOS os ESFORÇOS privados e estatais (É UM DEVER COMUM) para que não haja mortos. Outras de agradecimento aos bombeiros.

As músicas de requiem mais famosas e virais, que eu tenha conhecimento são a nível global Ed Sheeran "I see Fire" e a nível nacional Dilaz "O Homem da Sirene".

Alguém imagina-se a descansar num local de turismo rural com vista para...terra queimada? Algum de vós já viu um eucalipto a arder? 

Outra questão: já observaram o eucaliptal com olhar a sério: as aves só descansam. Não há nada para elas comerem, porque os nossos insectos não estão adaptados ao eucalipto. No solo ....um deserto. Isso já são mais que custos ambientais e humanos (com um número crescente de VÍTIMAS MORTAIS!!!). Quem está a suportar o pagamento desses custos? TODOS NÓS, pois.

Já pararam para pensar nas saudades do fresco dos carvalhos, das acácias, dos sobreiros dentro e fora das reservas naturais? O eucalipto faz sombras? Não. Nem para descanso serve. Pior, retira água dos solos e contribui para as alterações climáticas. Depois do fogo, rebentos jovens de eucaliptos sobrevivem ao fogo e espécies invasoras amigas dos fogos ocupam as bermas das estradas, numa praga de mimosas.

Finalmente fala a Ciência e muitos, mesmo muitos cientistas e artigos científicos alertam e comprovam que a eucaliptização é uma má escolha em qualquer linha de reflorestação e introdução num determinado ecossistema já estável. Aqui,  aqui e aqui

Dito isto. Pergunto: Algum de vós vai aceitar impávido e sereno que uma "reforma florestal" afinal é um engodo e é ainda mais eucalipto?

A Atitude do Presidente Theodore Roosevelt

O Presidente Theodore Roosevelt, estadista da Direita, enfrentou tudo e todos os lobbies, o seu próprio Partido, o Senado e raivas e ladrões da época e no dia 24 de Abril de 1903, inaugurou o Parque Nacional de Yellowstone com a seguinte frase:


“This Park was created and is now administered for the benefit and enjoyment of the people...it is the property of Uncle Sam and therefore of us all.”


This post first appeared on Bioterra, please read the originial post: here

Share the post

50 anos de Portugal Queimado versus Presidente Theodore Roosevelt

×

Subscribe to Bioterra

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×