Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Boas Práticas em Família

Carinho - Na formação dos filhos o carinho dos pais tem um efeito Importante sobre a construção do caráter e da autoestima. São importantes o toque, o tom de voz e direcionar as correções sempre para o erro em si e não para a pessoa. Café da manhã na cama, tardes alegres de pizza, ajudas expontâneas para lavar a louça, o carro, fazer uma compra são também formas de estar presente com amor na vida dos seus.

Encontros para ouvir os outros. A correria moderna pode facilmente transformar o lar num simples hotel. Por isso é importante que os pais promovam atividades o encontro entre as pessoas. Podem ser atividades simples como assistir filmes juntos, passeios, conversas. É importante que não seja nada imposto, mas que todos curtam fazer juntos. Fazer uma rodinha depois do jantar, fora da mesa de comer, para que cada um, em um dia da semana, traga um tema para todos debaterem ou conte suas novidades pode ser interessante. O importante é que todos participem do que interessa AO OUTRO. neste encontro que pode ser de 15 minutinhos, todos os dias. Só depois cada um vai para o seu quarto ou interesse. Para ter encontros de qualidade, em que se formam as amizades duradouras entre os irmãos é preciso incentivar a conversa de qualidade. Conversa intermináveis sobre bobagens não criam vínculos. Fale sobre o que importa para aquelas pessoas no momento ou ajude a criar interesses mais nobres e profundos que o mero consumismo, fofocas, modismos. Evite também os assuntos controversos que só promovem discussões.

Inovação - Os pais tem um papel muito importante de animadores da alegria e calor humano na família. Por isso é importante que ele inovem sempre: festas supresas, aceitem hóspedes amiguinho dos filhos, inovem no cardápio, etc. Também na relação do casal é preciso além de manter acessa a chama romântica com jantares a dois, fazer gentilezas inesperadas que façam o outro feliz. Lembrem-se sempre de reconhecer um esforço e agradecer sempre. Isto é muito importante.

Mantenha as tradições - Festejar o Natal, mandar cartões de Natal, lembrar-se de ligar para alguém distante, visitar último domingo do mês aquele parente, etc. Cada família tem seus costumes. As tradições Solidificam Valores Importantes, não os deixem por comodismo principalmente se tem crianças em formação ou idosos que podem estar cansados ou solitários.

Respeitar o espaço - Nada expulsa mais um conjugê  ou um jovem do lar que a falta de espaço, de respeito ao modo de ser e a falta de privacidade. Não confunda isto com comodismo e desinteresse. Respeitar o espaço dos outros bem como a sua privacidade não é abandonar os jovens às más influências. Saiba encontrar a forma de dialogar para ajudar se necessário e dar espaço quando necessário.

Mantenha as tradições - Festejar o Natal, mandar cartões de Natal, lembrar-se de ligar para alguém distante, visitar último domingo do mês aquele parente, etc. As tradições solidificam valores importantes, não os deixem por comodismo principalmente se tem crianças em formação ou idosos que podem estar cansados ou solitários.

Seja receptivo para amigos novos e antigos. Nâo devemos fechar a família aos amigos. Fazer festas de vez em quando é importante para o saudável desenvolvimento de todos. Não deixe de comemorar os aniversários de todos crianças e idosos. Pode ser de forma simples ou com festa, mas são ótimas ocasiões para fortalecer laços de família e amizade.

Sempre cumprimente conquistas - Uma promoção do marido, uma competição infantil de natação, nada deve ser deixado sem a devida comemoração. A comemoração não obstante pode ser sem motivo também: traga umas flores para a esposa sem motivos, prepare um prato especial para o marido sem motivo, traga uma surpresinha para as crianças sem motivo, um chá especial sem motivo para a avó.

Fale claramente - Ser capaz de falar claramente é prova de retidão de intenção e categoria humana. Pessoas arrastadas pelos defeitos vivem imersas em mundos dúbios, cheios de falsos problemas e movidas por mágoas e ressentimentos ou malícias. Simplesmente fale o que está pensando. Clareza e retidão de intenção e ausência total de mentiras irão promover muita felicidade, aumento de laços de amizades entre os membros da família e evitará o desgaste de embates confusos. Falar claramente não quer dizer falar sem educação, respeito e consideração. Pergunte antes de ter certeza das más intenções dos outros, você pode se surpreender ao descobrir que está errado ou que o outro tem algum problema grave ou medo e que você com sua suspeita só o está torturando mais.

Elogie seu conjugê e filhos sempre que possível - Dar crédito por méritos e incentivar os outros a ter respeito uns pelos outros é uma tarefa muito importante dos pais. Diga que um filho é inteligente, como a esposa é trabalhadeira, como o marido é bom pai, etc. Não permita zombarias e bulling de nenhum tipo em família. Promova o respeito entre os filhos dando-lhes a certeza do seu amor por eles e que portanto eles podem reconhecer as habilidades dos irmãos sem sentir que estão perdendo valor por isso. É preciso ser gentis uns com os outros e incentivar isso entre todos os membros da família. Para isso é muito importante não criticar, falar mal e propor os defeitos como temas de conversas ou "vinganças" entre as pessoas da família. Ser gentil não é o mesmo que consentir em explorações e em dependâncias. Nesse tratar bem em família entra também o incentivo aos hobbys e interesses sem denegrir nenhum interesse ou curiosidade previamente só por discordar do interesse ou por preguiça em ajudar.




This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

Boas Práticas em Família

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×