Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A agenda política não inclui o meio ambiente

Nos nossos países, a agenda política está tomada basicamente pelo tema político (como ter mais poder político ainda) e pelo econômico (idealizar medidas demagógicas que entretêm as pessoas, ou pelo menos fazem elas acreditarem nisso).

O tema ambiental é muito esquecido, se não inexistente. Não passa na cabeça dos "grandes líderes" das nações que a preservação(ou sua antítese), também afeta a qualidade de vida deles mesmos.

Me vem a mente um outro fator, a falta de educação, e generalizo para a grande maioria de nossos países, que tentam manter a massa ignorante à base da política do pão e circo. Assim, eles acham que podem estar mais tranquilos na sua gestão governamental.

Há muito tempo que os proprietários dos meios de comunicação tratam apenas de desemprego, insegurança, catástrofes naturais ou feitas pelo homem(a maioria), a crise e nada mais. Não existem boas notícias no que se diz respeito à ações concretas em benefício da ecologia(incluindo a ecologia urbana). E eles não percebem que um pilar fundamental para melhorar a nossa expectativa de vida vem de ações ligadas ao meio ambiente.

Este ano, teremos eleições em vários países. Mas sendo sinceros, quantas promessas existem tendo em vista a proteção do nosso habitat? Se existir alguma, são as exceções. O tema ambiental não consegue marcar pontos políticos, não ajuda a ganhar votos(isso acreditam os governantes), não vende e não importa. Este pensamento é sem dúvida primitivo, grosseiro e sem noção do que seja revolucionário.

É por essas atitudes que ainda não surgiram agrupações políticas "verdes" no nosso continente como existe na Europa. Ou se chegassem a surgir, seriam absorvidas pelos partidos tradicionais e seus membros seriam tachados de hippies e terroristas ambientais. Pois não, não é esta a ideia. Pode ser um partido qualquer, mas que baseie sua filosofia partidária em mellhorar a qualidade de vida das pessoas correspondentes à esse estilo de vida sustentável.

Uma sociedade organizada, que conseguiu vencer a falta de educação forçada e calculada pelos políticos para nos mantermos no poço da ignorância, tão cruel cálculo, se converterá numa arma poderosa que poderá eleger democraticamente os candidatos que demonstrem compromisso nesta matéria. Mas pena que a natureza do homem ser propenso à corrupção não é uma tarefa fácil. Claro que existem algumas exceções, mas estes serão ou estão mortos, em constante ameaça, ou em um asilo, literalmente.

Eu confio às cegas e defendo a minha tese de que uma sociedade educada se fará respeitar ante qualquer político oportunista ou mentiroso, não cairá tão facilmente em promessas de mudanças, não será tentado pelos questionáveis prêmios de fidelidade que só beneficiam um ser e não todo aparato produtivo.

Uma sociedade educada poderá discernir se é ou não importante cuidar de nossos recursos naturais, exigir o direito ao acesso de água limpa, pedir que a qualidade do ar que respiramos não seja poluída, que utilizemos de forma correta terrenos improdutivos, e que por fim, sejamos felizes onde quisermos.

Não percamos a fé nem as esperanças, nada cairá do céu, somos nós que devemos lutar por nossos objetivos e encurralar os políticos atuais para o cumprimento de nossas necessidades. Nos tomará tempo, mas certo de que seremos bem sucedidos. Por nós, pelos nossos filhos e pela nossa Mãe-Terra.

Confira o texto original em: http://www.natura-medioambiental.com/2012/01/la-agenda-politica-no-contempla-el.html


This post first appeared on Tradutor Cultural, please read the originial post: here

Share the post

A agenda política não inclui o meio ambiente

×

Subscribe to Tradutor Cultural

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×