Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“A MONTANHA PARIU UM RATO”

“Ao que te bate numa face, oferece-lhe igualmente a outra…” (Lc 6.29)

Horácio, poeta latino(65 a.C-8 a.C), escreveu em sua Arte Poética o seguinte: “A Montanha Pariu um Rato”. É importante ter em mente o significado deste conselho mais importante que Horácio dá aos poetas, já que sua obra tem um cunho didático. O despertar da consciência é conseguir enxergar além da visão normal. Pessoas inconscientes geram resultados inconscientes. O que é uma mente inconsciente? Esse é um termo que vem sendo utilizado frequentemente no discurso social como adjetivo que define as ações que não são racionalmente processadas, sendo decorrentes, portanto, de formações da mente que não dependem da “consciência. Do latim, direto de Horácio, parturiunt montes, nascetur ridiculus mus”…traduzindo: “Os Montes parirão e nascerá um ridículo rato”. Sendo assim, pessoas inconscientes estão a serviço do “Ego” e não da alma. A alma sempre se movimenta na direção da construtividade, da harmonia entre os seres e da permanência da Presença Divina. “Dispõe a tua face a quem te deseja ferir, e engole a desonra e a humilhação”. (Lm 3.30)

As pessoas inconsciente puxam seus semelhantes para baixo, no movimento de infantilidade e destruição. Mesmo sendo puxados para a destruição, seres humanos conscientes não saem da “Presença”. “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da Tua Presença, Eterno prazer à Tua Direita”. (Sl 8.36) Extrapolando da poesia para a vida: cumpre não ser derrotado pelo excesso de pretensão dos inconscientes. Luis XII, rei da França, tinha muitos inimigos antes de ascender ao trono. Quando foi feito rei, mandou que fizesse uma lista de seus perseguidores, e marcou em frente de cada nome uma cruz negra. Soube-se depois que todos os seus inimigos fugiram, crendo que ele desejava matá-los. O rei, porém, sabendo dos seus temores, mandou chamá-los, assegurando-lhes perdão. Disse-lhes que havia posto a cruz diante de cada nome para, ao olhá-los, sempre se lembrar da cruz de Cristo, com o objetivo de esforçar-se por seguir o exemplo Daquele que por seus perseguidores, exclamou: “Pai, perdoa-os porque não sabem o que fazem”.

Mentes inconscientes gastam a maior parte do seu tempo e energia fazendo discórdia, martelando o mesmo argumento até conseguir a submissão do outro. Mas, a mente consciente pensa, conhece, entende e analisa o peso e as consequências de preservar sua capacidade funcional da “Presença”, pois, sabem que sua opinião só tem realmente mais peso se forem especialistas naquele assunto.   Quando alguém diz que a verdade é relativa, o que geralmente se quer dizer é que não há verdade absoluta. Nenhuma pessoa sensata diz: “A gravidade funciona para você, mas não para mim”, e procede a saltar de edifícios altos, acreditando que nenhum dano irá seguir. Existe uma realidade espiritual objetiva, assim como existe uma realidade física objetiva. Os fiéis são permanentes e os bajuladores são ocasionais. Ziba um homem caluniador. Quando o rei Davi perguntou sobre Mefibosete, veja o que o esta raça de víbora respondeu: “Eis que ficou em Jerusalém; porque disse: Hoje me restituirá a casa de Israel o reino de meu pai”. (2 Sm 16.3)

Mefibosete dá lições em Lo-Debar. Pode-se aprender no anonimato, na solidão, na humilhação, na obscuridade, na pobreza, na renuncia. Tudo neste mundo é passageiro, mas, na Presença não há lugar de esquecimento. “Então disse Ziba ao rei: ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés”. (2 Sm 9.3) A queda impossibilitou Mefibosete de chegar ao trono. Se para ser um sacerdote necessitava de uma boa qualificação, imagine para ser rei..não poderia ter deficiência física. Aleijado de acordo com a Medicina; defeituoso; incapacitado; inválido. Estes termos eram utilizados com frequência até a década de 80. A partir de l981, por influência do Ano Internacional das Pessoas Deficientes, começa-se a escrever e falar pela primeira vez a expressão pessoa deficiente. Aos poucos, entrou em uso a expressão Pessoa Portadora de Deficiência,  Atualmente entrou em uso a expressão Pessoas com Deficiência. Ziba fez uma chamada geral e específica à deficiência de Mefibosete: “Aleijado de ambos os pés”. O homem que mais Mefibosete fez por ele, e por sua família, pois Ziba era servo do rei Saul, foi o rato mais sujo que a montanha pariu.

Em dada ocasião, o rei Davi precisou fugir por causa da rebelião de Absalão que tentou usurpar seu trono. Foi nesse período que Ziba demonstrou ser um homem perverso. Mefibosete havia pedido que Ziba preparasse um jumento para que ele fosse ao encontro do rei levando alguma provisão. Mas Ziba tomou a iniciativa de ele mesmo levar as provisões para o rei, deixando Mefibosete para trás. Ao se encontrar com Davi, Ziba aproveitou para acusar Mefibosete de traição pelo seu trono. Davi acreditou nessa história e entregou todas as propriedades que pertenciam a Mefibosete a Ziba. Este “Conluio” , este trama, este ajuste maléfico se tornou em conspiração, e Ziba usou esta maquinação para prejudicar Mefibosete. Nesta insolvência, Mefibosete resolve retornar para Lo- Deba. Mefibosete abre mão dos bens materiais para ir além, a Verdade não é relativa, mas, “Absoluta”. “A ninguém devolvei mal por mal. Procurai proceder corretamente diante de todas as pessoas.” (Rm 12.17,21)

Nunca se engane, a regra nunca mudou, na maioria das vezes, por quem você mais fez, é de onde você menos vai receber, e as vezes recebe somente ingratidão. Ziba tinha obsessão pelo que era dos outros. Quando o rei Davi chegou a Jerusalém envenenado, Mefibosete estava barbudo, sem trocar de roupas e sem tomar banho por muito tempo, pois era um voto de fidelidade para salvar a vida do rei. Quando um homem deixa de servir, ele deixa de ser útil, e, quanto maior for a posição de um homem, mais ele tem o compromisso em “Servir”. Quando o rei Davi ouviu o relato de Ziba, a Bíblia diz que o rei deu “tudo” o que era de Mefibosete para Ziba. “Um grande teste de inteligência é a capacidade de uma pessoa reter duas ideias opostas na sua mente ao mesmo tempo, e ainda preservar sua capacidade de funcionar”. (F. Scott Fitzgerald) Essa é a grande diferença da Justiça Absoluta, ao encontrar uma objeção, de imediatamente mudar o canal de “apresentação” para “compreensão”. As barbáries dos ratos continuarão nas montanhas de ações que corroem, extrapolando a poesia da vida. Mas, cumpre não ser derrotado pelo excesso de pretensão dos conluios. Fique quieto..Abençoai aos que vos amaldiçoam… e, entre fazer perguntas, descobrir, entender e fazer afirmações com “Convicção” , volte para Lo-Deba e fique na “Presença”. “Pois, que adianta ao homem ganhar o Mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36)

“REV@: MÔNICA DRUZIAN”

Ref;

John. D. Davis-Dicionário da Bíblia

Álvaro Cabral e Eva. Nick -Dicionário Técnico de Psicologia.



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“A MONTANHA PARIU UM RATO”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×