Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Trabalho e segurança em Portugal II

Rápida anedocta.

Aqui em Portugal existem comerciantes que não fazem uso de cartão multibanco em seus estabelecimentos afim de não pagar as taxas abusivas que os bancos cobram pelo aluguel da maquininha (alguns cobram 2% de cada venda além de um valor fixo mensal). Quando tivemos nossa lojinha, pagavamos uns 12 euros fixo por mês e nenhuma porcentagem, pelo menos no primeiro ano de uso seria assim.

Acho Isso bastante correto. Que o consumidor pague em dinheiro nesses locais, onde geralmente se negociam produtos ou serviços de valor baixo. Assim também fica mais fácil não prover nota e deixar de dar dinheiro pro governo.

Porém estamos acostumados a usar cartão pra pagar de tudo, e a falta da máquina trás transtorno, principalmente em um país tão cheio de turistas como Portugal. Muitas casas tem um aviso enorme pregado: "não temos multibanco" que poucos veem antes de consumir, principalmente quem é de fora.

Quando chegou em Portugal minha mulher trabalhou em uma casa de vinhos que não oferecia pagamento com cartão, o que ai sim não fazia sentido pois as contas raramente eram inferiores a 100 euros, deixando os clientes putos da vida. 

Minha esposa hoje trabalha em uma sorveteria que também não tem maquininha. Praticamente todos os dias tem que solicitar que algum cliente atravesse a rua para sacar dinheiro. Ela disse que nunca houve qualquer problema. Todos retornam e acertam o valor.

Se fosse no Brasil, certamente o estabelecimento teria vários prejuízos. Não é politicamente correto apontar, mas os brasileiros no geral não são vistos como um povo confiável nem no próprio Brasil nem mundo afora. Isso não é por acaso.

Aliás minha mulher as vezes comenta de pessoas que se fazem de esquecidos no meio de uma turba de clientes na esperança de não pagar... Quem? Isso mesmo, você acertou na primeira.

E quanto aos portugas, os considero no geral pessoas bem corretas, provavelmente pela forte influência católica na cultura. No nosso dicionário tupiniquim isso infelizmente significa ser otário.

Ultimamente tenho treinado bastante para me livrar de meu sotaque brasileiro. Vocês se surpreenderiam como isso trás benefícios no dia-a-dia. Não me entendam mal, sou tremendamente patriota em relação ao bom Brasil materializado pelo Exército Brasileiro e familia imperial, mas só dentro de casa. Não sou o tipo de pessoa que vai pro país dos outros e pendura sua bandeira na janela.

É isso amigos. Esta semana estou meio sem trabalho e talvez por isso um pouco "Mainardi". Vou visitar novamente o Museu do Dinheiro e lhes conto o que vi por lá.

Ah, hoje é o primeiro dia de chuva aqui desde sei lá quantos meses. Disso eu sinto falta.



This post first appeared on Conhecimento Financeiro, please read the originial post: here

Share the post

Trabalho e segurança em Portugal II

×

Subscribe to Conhecimento Financeiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×