Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Demência, esse palavrão

Às vezes só nos tornamos sensíveis a uma causa quando ela nos é próxima, mesmo que em boa verdade não saibamos o quão próxima ela pode estar. Olhamos de lado as estatísticas que dizem que x em cada x pessoas passarão por determinada doença. Sabemos que na lotaria da vida as coisas não funcionam como dizia aquele rapaz no café: se vejo uma pessoa comprar 5 raspadinhas, compro outras 5, porque dizem que uma em cada dez raspadinhas tem prémio.  

Então, num exercício de pseudo-defesa inconsciente, evitamos pensar nisso (na possibilidade da doença, não do prémio da raspadinha). E certas doenças passam a ser tabu. Os seus nomes passam a ser palavrões. Repitam comigo: demência. 

 

O conhecimento é o Primeiro Passo para a prevenção. O conhecimento é que constitui uma forma de defesa. E tão importante como isso: é o primeiro passo para que possamos compreender e ajudar quem sofre de demência (esse palavrão, ao qual temos mesmo de perder o medo). Hoje, a ALZHEIMER PORTUGAL lança a fantástica campanha #amigosnademência, que nos obriga a recordar como a pessoa é mais do que demência.


Vejam o vídeo depois do registo no site Amigos na Demência. 
Vamos todos aprender qualquer coisa hoje? 

Entretanto recordo um texto antigo que escrevi sobre o tema, em colaboração com a associação, onde ficam 10 factos sobre a demência mais comum: a Doença de Alzheimer. 



This post first appeared on Maria Das Palavras, please read the originial post: here

Share the post

Demência, esse palavrão

×

Subscribe to Maria Das Palavras

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×