Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Allman Brothers Band

Passou desapercebido para quase todo mundo durante a premiação do Grammy um daqueles momentos mágicos que o rock proporciona cada vez mais de vez em nunca. A cobertura popstar do SBT deixou ao longe uma homenagem inesperada às duas lendas do southern rock, Lynyrd Skynyrd e Allman Brothers Band. Ver o Lynyrd Skynyrd, ou o que sobrou dele, no palco ainda é algo imponente, assim como o solo de "Free Bird", que foi solenemente cortado como era de se esperar... Ouvir o slide de Gary Rossington iniciar a mais bela das baladas dos anos 70 trouxe sorrisão, mas, onde estava Leon Wilkinson? O baixista mais estiloso do rock clássico não estava lá, e só espero que não tenha morrido - morte e tragédia são sinas das bandas sulistas, e um dos aspectos que mais jogam fascínio em suas histórias.

A trajetória fantástica do Lynyrd Skynyrd merece um post à parte. Mais notável foi ver Dickey Betts em forma, mesmo tendo sido sua participação na banda dos irmãos Allman ignorada na transmissão. Desde 1969 na banda, ele só conviveu com os dois irmãos por dois anos, porque o supremo guitarrista Duane Allman foi logo cedo, aos 24 anos, vítima de acidente de moto. O baixista Berry Oakley morreu no ano seguinte de forma estranhamente idêntica, tombando sua moto a três quarteirões do acidente de Duane. Mas mesmo sem o irmão, o vocalista Gregg Allman continuou a trajetória ascendente de sua banda. Muitos sentem mais a falta de Duane do que a de Hendrix, porém Betts, o outro guitarrista, segurou a peteca de forma incrível.

O clássico-mor Ramblin' Man é obra (prima) de Betts, presente no álbum "Brothers and Sisters", de 1973. Parecendo o Tio Pecos no palco, ele fez flutuar esse rockão maravilhoso, hino dos vagabundos errantes de Nashville a Jacksonville que ganham a vida do jeito que dá. Os dois solos de Ramblin' Man estão entre o que há de mais empolgante na história do farto rock americano. E nada pode ser mais americano do que uma banda que junta quase tudo de mais representativo dessa música: country e blues mixados de forma absolutamente pungente a um rockão de verdade, que ninguém nem se lembra mais onde se perdeu.

Pena que, mesmo com a festa durante o hino "Sweet Home Alabama", a correria típica dessas premiações ready-made limou os meus solos de guitarra favoritos. That's entertainment.

Allman Brothers Band - Ramblin' Man (4:42, 128kbit, mude a extensão de .pop para .mp3)



This post first appeared on Pop Is Pablum, please read the originial post: here

Share the post

Allman Brothers Band

×

Subscribe to Pop Is Pablum

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×