Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os grandes festivais de Heavy Metal (Parte III)

     Outro Festival que ficou eternizado na história do Heavy Metal, ainda que fosse um tanto eclético, foi a segunda edição do US Festival, inicialmente idealizado por Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, a famosa empresa de tecnologia. Em sua primeira edição, em 1982, o cast do festival não trazia nenhuma banda de Heavy Metal, e contou com grupos como The Kinks, Ramones e Fleetwood Mac. Mas em 1983, o festival foi dividido de forma a ter cada um de seus quatro dias dedicados a um gênero específico. E o dia 29 de Maio foi escolhido para as apresentações dos representantes da música pesada, e ficou consequentemente conhecido por Heavy Metal Day. Neste dia o público presente in San Bernardino, California, acompanhou apresentações memoráveis de Mötley Crüe, Scorpions, Triumph, Ozzy Osbourne, Judas Priest, Quiet Riot e Van Halen. Um dos fatos curiosos é que o The Clash, banda de encerramento do primeiro dia do festival, dia anterior ao Heavy Metal Day, exigiu que parte do lucro da organização do evento e cachês pagos aos artistas fossem revertidos em obras de caridade, o que não agradou os integrantes do Van Halen. Isso somado à atritos entre as duas bandas durante o processo de divulgação do evento gerou vários episódios de agressão verbal por parte dos dois grupos.
Cartaz de divulgação do Heavy Metal Day do US Festival, 1983.

      A exemplo do US Festival, que apesar de não ser um festival exclusivo de Heavy Metal, dedicou um dia de sua programação à esse estilo, assim foi o Rock in Rio, primeiro grande festival de nível internacional a ocorrer em solo brasileiro. O sucesso do Rock in Rio foi devido, entre outros fatores, principalmente por ter trazido grandes nomes da música à época, como Queen, Yes e Rod Stewart, além dos artistas oriundos do Heavy Metal. Graças ao Rock in Rio pela primeira vez o público brasileiro pode conferir as performances ao vivo de Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Scorpions, AC/DC e Whitesnake. Um fato curioso relacionado à participação do Whitesnake nesse festival foi não estarem inicialmente escalados para fazer parte do cast, que contava inicialmente com o Def Leppard. Entretanto, duas semanas antes do evento o baterista do Def Leppard, Rick Allen, sofreu um grave acidente, ocasionando a perda de seu braço esquerdo. Frente a este ocorrido, a produção optou por substituí-los pelo Whitesnake. Esse fato foi decisivo na crescente popularidade do grupo liderado por David Coverdale no Brasil, assim como a ausência do Def Leppard fez com que nunca atingissem aqui um patamar de reconhecimento comparável ao que tiveram nos EUA - obtiveram disco de diamante nos EUA com Pyromania (1983) e Hysteria (1987). Esse festival remete também a um infeliz episódio da ainda recente história do Heavy Metal nacional à época, ocorrido durante a cobertura do festival pela Rede Globo, no qual a repórter Glória Maria pela primeira vez mencionou o termo "metaleiro" a fim de designar os fãs de Heavy Metal.

Programação da primeira edição do Rock in Rio, 1985.

    As edições seguintes do Rock in Rio também passaram a ter um dia destinado exclusivamente à música pesada, trazendo ao longo das esporádicas edições nomes consagrados como Judas Priest, Megadeth, Sepultura, Metallica, entre outras. Nos anos 2000 o festival passou a ter edições também em Lisboa e Madri.
    Na metade dos anos 1980 surgiu o Live Aid, um festival que visava arrecadar fundos para programas de caridade, principalmente àqueles que tivessem como objetivo o combate à fome no continente africano. Nesta época tinha se tornado comum iniciativas desse tipo por parte de artistas, principalmente músicos e atores. Ainda que o Live Aid não tenha alcançado grande expressividade em termos de um festival de Heavy Metal, e de fato não o foi, vale ser lembrado pelo seguinte episódio: foi a primeira vez que Ozzy se reunia a Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, os outros três integrantes originais do Black Sabbath, desde a sua expulsão definitiva do grupo, em 1979. Entretanto, o tempo destinado ao grupo permitiu apenas três músicas: Children Of The Grave, Iron Man e Paranoid. No mesmo evento se apresentou também o Judas Priest, encerrando a participação metálica no Live Aid.

Primeira reunião da formação original do Black Sabbath, antes da apresentação no Live Aid, 1985.
   
     Na segunda metade da década de 1980 teve início um dos maiores festivais exclusivos de Heavy Metal, o Dynamo Open Air, com sede na Holanda. Contemporâneos a este são o Wacken Open Air e o Sweden Rock Festival, os mais lôngevos e importantes festivais de Heavy Metal da atualidade, os quais serão abordados na próxima postagem.


This post first appeared on We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me, please read the originial post: here

Share the post

Os grandes festivais de Heavy Metal (Parte III)

×

Subscribe to We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×