Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As mulheres e o Heavy Metal: as precursoras

      O Heavy Metal se tornou ao longo dos anos, perante o senso comum, um estilo musical extremamente machista, além de outras "qualidades" altamente difundidas, em parte devido aos meios de comunicação, e que são em sua maioria resultado de mal intepretação ou puro preconceito. Pelo fato de o Heavy Metal preconizar temáticas que usualmente vão contra os valores pré-estabelecidos pela sociedade em geral, e que normalmente são abordados de uma forma agressiva, seja do ponto de vista musical ou no conteúdo das letras, se tornou um gênero musical que não combinava com o que era proposto como a natureza feminina, em essência o "sexo frágil", segundo os padrões sociais vigentes, predominantemente machistas. Mas, contrariando todos os prognósticos, nos dias de hoje é relativamente fácil encontrar mulheres envolvidas com o Heavy Metal (felizmente!), o que ocorreu conforme se deu uma maior divulgação e quebra de alguns paradigmas, ou mitos, relacionados ao Heavy Metal ao longo dos anos, e que atingiu o seu ponto alto com a avalanche de grupos de Gothic Metal na última década, liderado principalmente pelo Nightwish. Entretanto, a caminhada Das Mulheres dentro da música pesada remonta aos anos 1960, quando pela primeira vez se viu uma mulher entre os gigantes desse meio sempre taxado por ser exclusividade dos homens.

Nightwish na época de Tarja Turunen: apesar de bem sucedida comercialmente, é só a ponta do iceberg em termos de inclusão das mulheres no Heavy Metal.

Janis Joplin em 1969, no festival Woodstock.
       A exemplo de Janis Joplin, outras mulheres também lutaram pelo seu espaço dentro do Rock, ainda que não tenham conseguindo o mesmo nível de reconhecimento. O Jefferson Airplane, estabelecido em São Francisco, também conseguiu atingir certo patamar de popularidade quando teve Grace Slick como vocalista. Grace trouxe duas composições a serem gravadas no álbum Surrealistic Pillow (1967), as quais foram intituladas "Somebody To Love" e "White Rabbit". Coincidência ou não, foram os dois maiores sucessos da carreira do Jefferson Airplane, e figuram na lista "500 Greatest Songs of All Time" publicada pela Rolling Stone. O auge do Jefferson Airplane se deu durante o período que teve Grace como vocalista, o que se mostrou um incentivo para uma maior participação feminina dentro no universo do Rock. O Fleetwood Mac, que foi um fenômeno na década de 1970 contava com Christine McVie como tecladista. Sua participação sempre foi expressiva dentro do grupo, contribuindo com composições entre as mais importantes dos emblemáticos álbuns Fleetwood Mac (1975) e Rumours (1977), que atingiu o topo das paradas norte-americanas e chegou a receber o Grammy naquele ano. Outra mulher que foi símbolo da escalada feminina dentro do Rock foi Suzi Quatro, cujos álbuns, principalmente aqueles gravados durante o início dos anos 1970, conseguiriam atingir vendagens expressivas na Europa e Austrália. 

Grace Slick em 1969: uma das responsáveis pelo sucesso do Jefferson Airplane.

Suzi Quatro em 1973, umas das embaixadoras britânicas das mulheres no Rock.
  
        Mas contribuição mais direta do que as listadas acima seria dada pelo The Runaways, primeira banda de Rock formada apenas por mulheres a atingir um nível significativo de reconhecimento. O grupo foi idealizado por Joan Jett, guitarrista, no fim de 1975 e contava inicialmente com Sandy West na bateria e Micki Steele como baixista e vocalista. Em 1976 o grupo recrutou Lita Ford, apresentando assim duas guitarristas. Com a expulsão de Steele, a banda trouxe Cherrie Currie e Jackie Fox, para os vocais e baixo, respectivamente. Neste mesmo ano o The Runaways gravou o seu primeiro álbum, autointitulado, e abriu shows de bandas como Cheap Trick e Van Halen. Com o segundo álbum, Queens Of The Noise (1977), a banda conseguiu reconhecimento a nível mundial, mas começava a se distanciar do Hard Rock e se aproximar do Punk Rock que surgia na época. A turnê mundial desse álbum levou ao primeiro ao vivo, Live in Japan (1977). A banda teve a saída de Cherrie Currie, com a posterior gravação de um novo álbum, Waitin' For The Night (1978). Entretanto, pouco tempo depois da gravação do próximo álbum, And Now... The Runaways (1978), o grupo se desfez devido principalmente a problemas financeiros e relacionados ao gerenciamento da banda. Contudo, o legado do The Runaways ficou para a história e teve grande impacto sobre as mulheres que ainda iriam trilhar o caminho do Heavy Metal. Vale lembrar que Lita Ford e Joan Jett tiveram carreiras solo bem prolíficas, principalmente ao longo da década seguinte.

As garotas do The Runaways em 1976: talvez o maior incentivo a presença das mulheres no Heavy Metal.
    As bandas e artistas acima foram aquelas que tiveram maior impacto direto na inclusão das mulheres na música pesada e foram de vital importância para a entrada das mulheres no terreno mais extremo da música naquele momento: o Heavy Metal, o que viria a acontecer tão logo desse início a década de 1980, com o revival do estilo, conhecido como NWOBHM, que será discutido na próxima postagem.
               


This post first appeared on We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me, please read the originial post: here

Share the post

As mulheres e o Heavy Metal: as precursoras

×

Subscribe to We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×