Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As mulheres e o Heavy Metal: Speed, Thrash e Death Metal

     A evolução do Heavy Metal, levando a vertentes mais pesadas e rápidas, começou a se moldar ainda nos primeiros anos da década de 1980, onde podemos citar nomes como Metallica, Slayer, Venom, entre outros. Entretanto, foi na segunda metade dessa década que se viu o amadurecimento e consolidação desses estilos nascentes, o que foi acompanhado também pela crescente presença feminina no Heavy Metal.
     Em 1980 se deu a formação do grupo alemão Holy Moses. No fim de 1981, o vocalista Wolfgang "Iggy" Dammers deu lugar a Sabina Classen, e foi com ela que o grupo amadureceu e consegui relativo reconhecimento, principalmente devido a demo Walpurgis Night (1985). Em 1986, um ano chave para o Thrash Metal, o Holy Moses lançou Queen Of Slam (1986) e se consolidou com os dois álbuns seguintes, Finished With The Dogs (1987) e The New Machine Of Liechtenstein (1989), dividindo o palco com bandas como Agent Steel, D.R.I., Forbidden, e participando do Dynamo Open Air, um dos mais memoráveis festivais de Heavy Metal. Em seguida se deram diversos problemas devido à instabilidade da formação, Banda se deu por encerrada após a gravação de No Matter What's The Cause (1994), que gerou certo descontentamento entre os fãs, no qual era nítido um novo direcionamento na sonoridade do grupo. Felizmente, a banda voltou às atividades em 2001, e está ativa até o momento, sendo um ponto de referência para as mulheres em termos da contribuição feminina para as vertentes mais extremas do Heavy Metal.

Capa e contra-capa de Queen Of Slam (1986), debut do Holy Moses.

     Além do Holy Moses, outras mulheres se aventuraram para além da fronteira do Heavy Metal tradicional. Da Bélgica veio o Acid, criado em 1980 e que se tornou um dos símbolos do Speed Metal dessa década. A banda trazia Kate De Lombaert como vocalista e que conseguiu um notável conhecimento no circuito do Heavy Metal europeu, principalmente na primeira metade da década de 1980. Em 1985 foi fundado o Ice Age, banda sueca de Thrash Metal que contava apenas com mulheres em sua formação. Ainda que apresentem uma discografia formada apenas por demos, ou seja, infelizmente não tenham gravado nenhum full-lenght, chegaram a conseguir certa popularidade dentro do underground

Acid, no início dos anos 1980.
Ice Age, em 1988.

     Já do outro lado do Atlântico, em 1984 surgia o Sentinel Beast, que trazia como vocalista Debbie Gunn, que fez parte do Ice Age e substituiu Nicole Lee quando esta deixou o Znöwhite, ou seja, fez parte de três nomes importantes na conquista do espaço das mulheres na música pesada. Ainda que a discografia do Sentinel Beast seja um tanto restrita, com um único full-lenght, Depths Of Death (1986), a banda conta com certo prestígio dentro do underground, tanto que em 2007 a banda anunciou o retorno de suas atividades. Em 1986 era lançado também o primeiro álbum do Détente, Recognize No Authority (1986) que trazia um Thrash Metal com pitadas de Punk Rock e Hardcore, e tinha como destaque o vocal furioso e rasgado de Dawn Crosby, que viria a liderar o Fear of God, banda criada por ela assim que o Détente chegou ao fim. O grupo retornou no fim dos anos 2000, e chegou a lançar o álbum Decline (2010), sendo que viria a anunciar seu fim pouco tempo após esse lançamento. Tão logo a banda anunciou seu retorno, Ann Boleyn assumiu os vocais, sendo que esta se tornou conhecida por sua presença à frente do Hellion, grupo de Speed Metal norte-americano.

Sentinel Beast na época do lançamento de Depths Of Death (1986).

     O fim da década de 1980 marcou o aparecimento da forma mais extrema do Heavy Metal, o Death Metal, como ficou conhecido. O nascimento dessa nova vertente é costumeiramente atribuído às bandas de Tampa, Florida, entre as quais, as mais importantes são Death, Cannibal Corpse, Deicide e Morbid Angel. Entretanto, nessa mesma época, surgia um dos maiores nomes do Death Metal britânico, o Bolt Thrower. O grupo teve início com Gavin Ward (baixo) e Barry Thomsom (guitarra), com a posterior admissão do baterista Andrew Whale e do vocalista Alan West, e com essa formação o grupo gravou sua primeira demo, In Battle There Is No Law (1987). Gavin Ward decidiu passar a tocar guitarra, e recrutaram um novo baixista para a gravação da segunda demo. Entretanto, o novo baixista não apareceu durante as gravações, o que fez com que Gavin Ward gravasse o baixo e as guitarras da demo Concession Of Pain (1987), e em seguida colocasse a sua namorada, Jo Bench, como baixista do grupo. Esse evento é considerado por muitos como a primeira incursão das mulheres no metal da morte. Assim que assinou com a Earache, a banda lançou Realm Of Chaos (1989), figurando entre os outros grandes nomes do selo, como Morbid Angel e Napalm Death. O Bolt Thrower continua na ativa, e apesar de algumas mudanças em sua formação, continua a contar com trabalhos de Jo Bench.

Jo Bench em 1989.

    Com o passar do tempo, as mulheres tiveram cada vez mais espaço dentro do Heavy Metal, e também cruzando novas fronteiras dentro do universo da música pesada, como é o caso do Astarte, para citar um exemplo, banda grega de Black Metal cuja formação conta apenas com mulheres. Mais recentemente viu-se o crescimento do Gothic Metal, onde grande parte das bandas conta com mulheres como vocalistas. É importante lembrar que o Brasil teve também suas "divas", numa época em que o apoio e estrutura eram praticamente nulos quando comparados aos grandes centros do Heavy Metal, a exemplo de nomes como Flammea, Volkana e Valhalla, para citar algumas, e que de certa forma pavimentaram o caminho para as demais headbangers brasileiras.

Volkana em 1991.



This post first appeared on We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me, please read the originial post: here

Share the post

As mulheres e o Heavy Metal: Speed, Thrash e Death Metal

×

Subscribe to We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×