Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Responsabilidade X Culpa

Chega um momento na vida em que nada sai como esperado, nada está como planejado e nenhum esforço que a gente faz parece resultar em algum benefício em pró do que buscamos. Parece que o nosso mundo entra em um caos, no qual estamos sempre lutando para que volte Tudo ao seu devido lugar, mas quanto mais lutamos por isso, mais as coisas saem do lugar. Quanto mais queremos tudo sob controle, mais perdemos o controle. E perder o controle, na maioria das vezes se torna uma tortura, porque nos esquecemos de que a vida tem infinitas variáveis, que influenciam nos nossos resultados finais. Tudo pode acontecer, mas de acordo com nossos planos, não. De acordo com o nosso planejamento, pode acontecer aquilo que nós previmos, e quando algo foge do planejado, nós sofremos por isso.



A questão é que só descobrimos que existe a possibilidade de não sair conforme o planejado quando começamos a viver. No início da nossa vida adulta temos sonhos, objetivos, metas, e com eles, os planos. E aquela ideia linda, porém muito fantasiosa, de que na vida, tudo só depende da gente. TUDO DEPENDE DE VOCÊ, É SÓ QUERER. É isso que dizem os textos motivacionais e coachs por aí, e quando eu vejo algo do tipo, fico me perguntando qual a realidade de alguém que realmente acredita nisso. Será que é tudo fácil para esta pessoa? 

É verdade que só você vai poder ir atrás dos seus sonhos, só você pode mudar sua realidade, só você vai fazer acontecer - obviamente porque VOCÊ é o único interessado nos SEUS objetivos. Mas apesar de ser SUA responsabilidade, você não está no controle de tudo o que acontece. As infinitas possibilidades que a VIDA nos traz, as infinitas variáveis, os diversos obstáculos, são diferentes para cada pessoa. Tem pessoas que precisam enfrentar o mundo para conseguir o que querem, e tem pessoas que precisam enfrentar a si mesmas - e acredite, enfrentar a si mesmo é sempre muito mais difícil. Mas o caso é que, as possibilidades são diferentes para cada ser que tem um objetivo, mesmo que este objetivo seja exatamente igual ao de outra pessoa. E para conseguir o seu objetivo final, você vai ter que saber lidar com as variáveis, e o primeiro passo para isso é aceitar que algo deu errado, e se algo dá errado, sinto em lhe dizer, mas a responsabilidade é sua. Somente sua.

Sim, eu disse que você não está no controle de tudo, e também disse que se algo dá errado a responsabilidade é somente sua. Isso quer dizer que você não pode mudar as variáveis, você não pode controlar tudo que acontece, não pode domar todos os fatores que influenciam direta ou indiretamente. Mas cabe a você fazer algo a respeito, independente das variáveis. Portanto, quando algo dá errado, cabe a você aceitar o erro e lidar com a situação, e lidar com a situação pode não ser consertar o erro, às vezes é só aceitar e deixar para trás. Às vezes lidar com a situação é recomeçar, com a experiência que te fez errar, mostrando o que você deve ou não deve fazer novamente. E tem vezes que a sua responsabilidade é de consertar o erro.

E quando somos jovens, é tão difícil aprender isso, que se torna fácil perder a fé nos nossos objetivos, e no pior dos casos, perder a fé em nós mesmos. Ainda mais nos dias de hoje, em que as pessoas expõem as partes lindas de suas vidas nas redes sociais como se disso dependesse a própria existência. É como se todos vivessem a vida dos sonhos: menos você. E juntando a vida de aparências com a cobrança que cai sobre você - de você mesmo - é um caminho curto e direto para cair em depressão. Como diria a minha terapeuta: não se maltrate tanto

Você ainda está aprendendo, e olha só, a vida inteira você vai continuar aprendendo. A vida é aprendizado até seu último momento, então antes de cair nas armadilhas dos seus próprios pensamentos, lembre-se de que você erra hoje, errou no passado e vai continuar errando. É responsabilidade sua, mas na maioria das vezes não é culpa sua, você está aprendendo e mesmo que tenha errado, no momento lhe parecia o melhor a fazer, parecia o certo. E a partir de hoje substitua o "tudo depende de você, é só querer" porque isso te faz sentir uma culpa por fatores totalmente aleatórios, pelo "é minha responsabilidade, e pode não ser perfeito, mas eu posso dar um jeito nisso." E então conserte, deixe para trás ou recomece quantas vezes for necessário.

Espero que tenha gostado do texto de hoje, e acompanhe também o Doce Maldade Feminina para ficar por dentro de beleza, moda, filmes, séries, música e lazer, e muito mais! Me siga também no Instagram, sempre dou dicas por lá! Se inscreva no meu canal no YouTube para me conhecer melhor e conversarmos sobre os mais diversos assuntos! Um beijão e até a próxima 😘


This post first appeared on Doce Maldade Feminina, please read the originial post: here

Share the post

Responsabilidade X Culpa

×

Subscribe to Doce Maldade Feminina

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×