Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Relacionamentos Desgastados

Uma das melhores Coisas da vida é ter um amor. É verdade, quando estamos amando e somos amados até a forma como enxergamos as coisas, mesmo as pequenas, se torna especial. E ter um relacionamento com alguém deve ser gostoso, leve, espontâneo. Porém, infelizmente, muitos casais com o passar do tempo perdem essa leveza e o relacionamento passa a ter mais momentos de estresse e tristezas do que momentos felizes. Essa situação é muito comum e muitos casais passam por relacionamentos desgastados, mas muita gente não percebe que está vivendo um desgaste ou o que é pior, não aceita que esteja acontecendo. 



Claro que quando amamos alguém vamos nos esforçar para superar os momentos ruins, e o amor é também companheiro das horas ruins. Somos diferentes e imperfeitos, e saber lidar com as diferenças e imperfeições do outro pode não ser tão fácil quanto parece. É preciso conhecer a pessoa amada para compreender suas diferenças e imperfeições, e quando compreendemos, é muito mais fácil nos adaptarmos ao outro. Quando amamos alguém, não precisamos que essa pessoa mude seus defeitos, e sim aprendemos a nos adaptar a eles, pois sabemos que são coisas pequenas, e não podemos mudar as outras pessoas, somos responsáveis apenas por nossas mudanças. É normal que hajam desentendimentos, pois cada indivíduo pensa com a própria cabeça e cada um tem a sua percepção, visão, opinião e reação perante as coisas, mas os desentendimentos precisam ser resolvidos e sem mágoas. Quando esses desentendimentos passam a se tornar maiores do que a paz no relacionamento, é alerta de perigo! É assim que começa a desgastar uma relação amorosa. E o amor, assim como todas as coisas na vida, precisa ser alimentado diariamente. Vamos dizer que você se alimente bem, coma verduras, frutas, evite gorduras, beba bastante água. Você está se alimentando bem e fazendo bem ao seu corpo. Mas se você se alimenta com frituras, não consome fontes de vitaminas, consome gorduras, muito sal, seu corpo, com o passar do tempo, vai sentir os efeitos negativos. Com o relacionamento, funciona da mesma forma, se você alimenta o seu relacionamento de coisas boas ele Vai Ser feliz, se você alimentar de coisas ruins, o resultado vai ser ruim. 

E agora, como reconhecer que o relacionamento está desgastado? 
Quando as brigas se tornam maiores e mais frequentes que os momentos felizes. Quando os dois terminam e voltam com frequência e isso já se tornou tão normal que os dois sequer ficam tristes com a situação. Quando não existe mais confiança e qualquer coisa o leva a pensar que está sendo traído, que vai ser traído. Quando os dois não tem mais paciência um com o outro e parece que não falam a mesma língua. Quando passar o tempo juntos já não é tão bom. São coisas que aos poucos se instalam e se tornam imperceptíveis sem uma análise dos fatos. 

Por que o relacionamento está desgastado?
As brigas, além de trazer um super clima ruim para o casal, na maioria das vezes não são totalmente resolvidas, o que não foi resolvido fica guardado dentro de uma "caixinha" e quando você abre para procurar algo, você acha o que estava procurando e o que ficou guardado. As pessoas dizem coisas que não querem dizer quando estão nervosas e nós, mesmo sabendo disso, muitas vezes podemos nos deixar- irracionalmente - levar por isso e guardar mágoas. As pessoas são diferentes e suas ações, seu jeito de ser, de falar, sua forma de pensar, podem em alguns casos nos magoar, nos atingir, nos ofender, e se guardarmos essas coisas dentro de nós, é com certeza mais uma situação que leva ao desgaste. A traição, que muitos casais perdoam (acham que perdoam) mas sempre vem à tona em qualquer momento de desentendimento. 

O que fazer em um relacionamento desgastado?
É preciso conversar. Durante uma briga dificilmente vai ser resolvido o problema, então deixe para um outro dia mais calmo ou para outra hora, e converse, porque a nossa percepção não é igual a de ninguém, cada pessoa é individual, e muitas vezes o que entendemos não é o que nos foi dito, e muitas vezes o que dizemos não é o que pensamos. Conversando e pensando com calma podemos resolver quase tudo. É preciso se expressar com clareza, dizer o que não gostou, sem atingir ao próximo, pois assim como ele, você também erra. É preciso deixar claro o que lhe incomoda, somente assim o assunto pode ser tratado direto no X da questão.É preciso se colocar no lugar do seu companheiro. Todos temos uma história de vida, relacionamentos anteriores, todos aprendemos e absorvemos coisas de situações diferentes, e cada pessoa reage de uma forma. Antes de julgar é preciso entender, talvez, porque o seu companheiro agiu de tal forma. E como cada pessoa pensa de uma forma e tem a sua percepção, o melhor é perguntar a ele, somente ele vai ser capaz de te dizer o que pensa. Saiba perdoar. Perdoar não quer dizer que o outro pode fazer o que ele bem entender e você vai aceitar tudo, mesmo porque você tem os seus valores também, assim como ele tem os dele, e o discernimento na hora de perdoar é importante para não deixar que a situação saia do controle. Mas quando for preciso e quando for justo, perdoe. Enxergue o seu amor. Veja as coisas boas que ele faz por você, por outras pessoas, veja as qualidades dele, relembre os bons momentos. Lembre-se de porque você o ama e porque se apaixonou. Plante o amor, e regue a cada dia. Elogie seu amor pelas coisas boas que ele faz, e não só por você, mas por ele, pelas suas qualidades, faça ele perceber o quanto você o admira, o quanto ele é importante para você. Diga o quanto você gosta dele(a). Todo mundo gosta de se sentir amado e importante, e coisas simples como um café na cama, um chocolate, uma mensagem de bom dia, fazem a pessoa perceber que você estava pensando nela. Faça tudo com sinceridade, não precisa ser exatamente as mesmas coisas, mas o que você gosta de fazer por ele(a). 

Por que continuar em um relacionamento desgastado?
Um relacionamento que está desgastado não está, fatalmente fadado ao fracasso. Pelo contrário, muitas vezes se trata de uma fase ruim que pode ser superada, e quando superada, é como se o relacionamento fosse blindado, os dois amadurecem juntos e aprendem a passar por diversas situações sem perder a essência boa que os faz feliz e que os une. Mas em muitos casos, os casais já tentaram muitas soluções, ou não conseguem se adaptar ao outro, não conseguem perdoar, não conseguem esquecer, não conseguem ter paz um com o outro. Neste caso é necessário avaliar a situação, pois o relacionamento que traz mais dor e sofrimento do que felicidade tem algo de muito errado, e ninguém se relaciona para sofrer, pelo contrário, nos relacionamos com alguém para sermos felizes e fazermos esta pessoa feliz também, então é preciso repensar. Talvez não seja necessário colocar um ponto final, mas se os problemas continuam, então é preciso entender a raiz desse desgaste, e isso somente com conversa e paciência. 
Espero que possa ajudar e que vocês gostem do post, e sintam-se a vontade para compartilhar, marcar, comentar e dividir aprendizado conosco. Beijos no coração 😘


This post first appeared on Doce Maldade Feminina, please read the originial post: here

Share the post

Relacionamentos Desgastados

×

Subscribe to Doce Maldade Feminina

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×