Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 inventores mortos por suas invenções

Sempre que falamos sobre invenções e inventores, alguns nomes famosos pipocam em nossas mentes: Thomas Edison, Professor Pardal, Santos Dumond, etc. Afinal, todos somos muito fascinados pelas histórias de pessoas que desafiaram a lógica de seu tempo e criaram máquinas, programas, produtos e soluções geniais. Contudo, em alguns casos, a ideia genial teve um resultado nada estimulante… e seus inventores pagaram um preço alto por isso. Conheça 10 inventores que morreram por causa de suas invenções.

10. Horace Lawson Hunley: o inventor que morreu no fundo do mar

Horace Lawson Hunley foi o engenheiro naval americano responsável pela invenção de uma das máquinas de guerra mais letais de todos os tempos: o submarino. Infelizmente, a ideia genial e mortífera de Hunley ocorreu durante a Guerra Civil Americana, que assolou os EUA entre os anos de 1861 e 1865, ou seja: nada de grandes motores nucleares, beliches, cozinha, banheiros e sistemas auxiliares de oxigênio. O submarino construído por Horace era bastante primitivo e “movido a mão”. De uma maneira simples, a invenção  funcionava através da força humana, por meio de uma manivela girada por sete homens que era ligada a uma engrenagem dupla. Em 15 outubro de 1963, no auge da guerra, Hunley decidiu tomar o comando de sua embarcação durante exercícios de rotina. Por causa de uma falha mecânica, o submarino afundou, matando todos a bordo.

Curiosidade: mais tarde, o submarino foi resgatado do fundo do mar e passou por reformas. Em 1864, o mesmo aparelho que tirou a vida de Hunley entrou para a história por ser o primeiro submarino a afundar um navio. Pouco tempo depois disso, o submarino voltou para seu inventor no fundo do mar.

9. Henry Albert Fleuss: oxigênio em demasia também mata

Henry Fleuss é considerado um pioneiro da engenharia para mergulhos. Em 1870, ele projetou e recebeu a patente de um respirador para mergulhos. A ideia de Fleuss era que o dispositivo de respiração submarina pudesse auxiliar no reparo de navios. Tão simples quanto assustador, a invenção de Henry consistia em uma máscara de borracha conectada a um tanque de oxigênio. Contudo, Fleuss encheu os tanques do respirador com oxigênio comprimido puro, que é tóxico para os seres humanos: o ar que respiramos é composto por 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Infelizmente, Henry Fleuss descobriu isso tarde demais, o que acabou custando sua vida.

8. Henry Smolinski: o carro que caiu do céu

O maior sonho de Henry Smolinski, um engenheiro aeronáutico norte-americano, e seu amigo Harold Blake era criar um carro voador. O protótipo, batizado de AVE Mizar, estava em fase de testes quando, em 1973, as asas se soltaram, causando um acidente que tirou a vida dos dois.

7. O salto de Franz Reichelt

Franz Reichelt foi, alfaiate e inventor austríaco, tinha um sonho: pular da Torre Eiffel e sobreviver à queda graças a um “paraquedas” preso em seu terno.  Convencido de que o feito seria possível, visto que os testes com bonecos foram satisfatórios, Reichelt resolver convocar o povo e a imprensa parisiense para testemunharem seu salto e seu invento. Infelizmente, o paraquedas não abriu e Franz morreu imediatamente ao bater no chão (como mostra o vídeo acima).

6. Max Valier e o carro-foguete

O austríaco Max Valier, fundador da Sociedade para Viagens Espaciais, era um pioneiro em foguetes com uma ideia clara em sua mente: criar um “carro-foguete”. Em 1920, suas invenções começaram a apresentar resultados positivos nos testes, o que fez com que Valier apostasse ainda mais em sua ideia. Contudo, em 1930, a explosão de um carro movido a álcool matou Max e enterrou seu sonho.

5. Marie Curie e a radioatividade

Marie Curie é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores cientistas de seu tempo. Infelizmente, como o foco de seu estudo era a radioatividade, a cientista naturalizada francesa acabou morrendo por consequência de uma leucemia no ano de 1934.

4. Otto Lilienthal, o pai do voo planado

Conhecido como o “pai do voo planado”, o alemão Otto Lilienthal foi um pioneiro da aviação. Seus estudos sobre os pássaros e a curvatura da asa foram essenciais para a base da aeronáutica. De 1891 a 1896, Otto realizou cerca de 2 mil voos planados, mas, em 10 de agosto de 1896, seu planador perdeu sustentação e caiu de uma altura de 17 metros. Suas últimas palavras foram: “sacrifícios precisam ser feitos”.

3. Thomas Midgley Junior: sufocado até a morte

Engenheiro e químico americano, Thomas Midgley Junior foi o responsável pelo desenvolvimento do tetraetilchumbo (TEL), um aditivo para gasolina, e também alguns dos clorofluorcarbonetos (CFCs). Da mesma forma que Marie Curie, Thomas ficou doente pela exposição constante a componentes químicos nocivos. Com dificuldades para se mover, projetou um sistema de polias e alavancas para ajudá-lo a sair da cama. Contudo, em 2 de novembro de 1944, Midgley acabou sufocado até a morte por uma das cordas de seu sistema de polias.

2. J. G. Parry-Thomas: morte nas pistas

O engenheiro e piloto de automobilismo J. G. Parry-Thomas sonhava em ter o carro mais rápido e conquistar o recorde de velocidade terrestre. Sua criação, o veículo BABS, tinha várias modificações, como uma área que deixava o motor exposto. Durante uma corrida em 1927, uma das correntes do motor se soltou e atingiu em cheio o pescoço de Thomas, quase decapitando o piloto.

1. Aurel Vlaicu: morte nos Cárpatos

Aurel Vlaicu foi um dos primeiros construtores de aviões em 1900. O engenheiro romeno criou aeronaves menores até a conclusão de sua maior criação, o Vlaicu II. Durante uma tentativa de fazer o avião voar através das montanhas dos Cárpatos, o Vlaicu II falhou e caiu, levando seu xará com ele. As circunstâncias exatas do fracasso do avião ainda são desconhecidas.

O post 10 inventores mortos por suas invenções apareceu primeiro em Humorama.



This post first appeared on Humorama - Porque A Vida é Melhor Sem Drama, please read the originial post: here

Share the post

10 inventores mortos por suas invenções

×

Subscribe to Humorama - Porque A Vida é Melhor Sem Drama

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×