Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As Anãs Brancas

Tags: estrela

Anã branca é uma Estrela muito pequena e pode representar o estágio final da vida de uma estrela como o Sol, por exemplo. O fim da vida de uma estrela pode acontecer de várias formas, dependendo da sua massa e o tamanho que ela tinha no início de sua vida. Para explicar o surgimento das anãs brancas, vamos tomar como exemplo o nosso Sol, cujo o destino será tornar-se uma anã branca.

Os astrônomos calculam que, em cerca de 5 bilhões de anos, o Sol vai se expandir, tornando-se uma estrela gigante vermelha, atingindo as órbitas de Mercúrio, Vênus e Terra, que serão engolidos. Nesse processo, o Sol vai liberar os gases da sua camada mais externa. Esses gases vão se espalhar pelo espaço, formando uma bela nebulosa planetária. Mesmo com a expansão dos gases, continua a existir uma estrela residual do início do processo, com luminosidade equivalente a das gigantes vermelhas, mil vezes mais luminosa do que o Sol, localizada no centro da nebulosa planetária que acaba de se formar.

Enquanto os gases da nebulosa se expandem, a estrela residual passa por inúmeros processos muito lentos, chegando a durar vários milhões de anos, levando a estrela ao fim de sua vida. No início desses processos, a estrela mantém o seu calor residual e as reações nucleares de uma estrela normal. Ao longo de milhares de anos, os processos nucleares vão diminuindo e a luminosidade da estrela vai caindo à medida que a estrela esfria. A estrela residual vai perdendo sua luminosidade e se transforma numa estrela anã branca.

Ao fim do processo de esfriamento, a estrela residual não emite mais radiação para o espaço e, portanto, não fica mais visível, tornando-se uma anã negra, um objeto frio e escuro vagando pelo espaço. Esse é o fim de muitas estrelas e atualmente considerado o final da vida do nosso Sol.

Embora muito pequenas, com tamanho aproximado ao da Terra, as anãs brancas possuem uma enorme quantidade de matéria, com mais da metade da massa solar, o que as torna extremamente densas. Imagine uma estrela menor do que a Terra com mais da metade da massa do Sol!

Essa densidade é equivalente a esmagar uma enorme embarcação, do tipo daqueles navios que transportam petróleo, até que fique do tamanho de 1 metro cúbico. Se pudéssemos juntas uma pequena quantidade - igual à de uma xícara de chá - da matéria estelar de uma anã branca, essa matéria pesaria mais de uma tonelada aqui na Terra.

As estrelas e a Copa do Mundo.
Muitas pessoas acreditam em superstições e tabus. Há até mesmo aqueles que pensam que as posições das estrelas e planetas influenciam nos resultados dos jogos de uma Copa do Mundo.

A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930, no Uruguai, e as posições das estrelas no céu de 1930 são praticamente as mesmas de 2014, como também as que os antigos egípcios viam há 5 mil anos.

A única influência efetiva de uma estrela sobre nós é a que vem do Sol, que fomenta a vida na Terra.

Lamento informar aos que acreditam nessas crenças, que uma Copa do Mundo se ganha com inteligência, competência e disciplina das estrelas que controlam uma pequena bola num enorme campo verde, diagramado com linhas brancas e ladeado por duas traves que são guardadas por uma estrela que fará de tudo para que a bolinha não atinja suas redes.


Por: Dermeval Carneiro
Em: O povo


This post first appeared on Estudos E Observações Astronômicas No Sul Fluminense (EOA - Sul Fluminense), please read the originial post: here

Share the post

As Anãs Brancas

×

Subscribe to Estudos E Observações Astronômicas No Sul Fluminense (eoa - Sul Fluminense)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×