Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Administrando o Estresse

Tags: estresse

 “estresse 
(inglês stress
s. m.
[Brasil]  Conjunto das perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores, como o frio, uma doença infecciosa, uma emoção, um choque cirúrgico, condições de vida muito ativa e trepidante, etc” [PRIBERAM]

Já que, as contas não vão parar de chegar, o engarrafamento vai demorar a acabar e o dia não vai ter mais do que 24 horas, é melhor a gente aprender a administrar o estresse e conviver melhor com estes problemas.
 Às vezes, o estresse é algo bem pessoal. As coisas que te deixam estressado não necessariamente me deixam estressado. Por isso, é importante você fazer um reconhecimento do que anda te estressando no dia-a-dia. 

Mas o estresse é apenas o sintoma, temos que ‘atacar’ o problema. Um telefone tocando o dia inteiro ao lado da sua mesa de trabalho, provavelmente, irá te estressar, mas uma coisa mais sútil como alguém tirar sua caneta de um lado da mesa e colocar em outro, pode te estressa também, mesmo que você não tenha dado conta disso. O que eu quero dizer é que pode não ser tão fácil identificar a origem do problema, mas é um passo necessário.

Depois de identificar os motivos que andam te estressando, é necessário definir como lidar com isso. Algumas pessoas buscam aliviar o peso do estresse com métodos não muito saudáveis e de curta duração como beber, fumar, comer excessivamente, descontar em outros (discussão, agressão física, etc). Mas nosso blog é sobre vida saudável, então estes métodos não servem para nós.

Melinda Smith e Robert Segal explicam que já que cada um reage à sua maneira ao estresse, não há uma solução única para todos. É necessário você avaliar que tipo de comportamento irá fazer você se sentir calmo e no controle da situação. Ainda segundo eles, há quatro tipos de atitudes que podem ajudar a contornar o problema:

Evitar o fator estressante
Nem todo estresse pode ser evitado. Isso pode nem ser saudável, mas talvez você se surpreenda com a quantidade de situações que podem ser evitadas.
  • Aprenda a dizer não: Conheça seus limites;
  • Evite pessoas que te estressa: Limite ou elimine o tempo que passa com essas pessoas;
  • Controle seu ambiente: Se o trânsito te deixa tenso, pegue um caminho mais longo com menos trânsito;
  • Evite assuntos polêmicos: Falar sobre religião ou política te tira do sério? Então não fale.
  • Administre sua lista de afazeres:  Coloque as tarefas que não são realmente necessárias ao final da lista, ou as exclua.



Alterar o fator estressante
Se você não pode evitar a situação estressante, tente alterá-la.

  • Expresse seus sentimentos ao invés de guarda-los pra você: Se algo ou alguém está aborrecendo você mostre isso de uma forma respeitosa.
  • Esteja disposto a comprometer: Quando pedir alguém para mudar seu comportamento, esteja disposto a fazer o mesmo.
  • Seja mais proativo: Não seja coadjuvante da sua própria vida.
  • Administre melhor o seu tempo: Uma má administração do tempo pode causar muito estresse.


Adaptar o fator estressante
Se você não pode mudar o fator estressante, mude você mesmo.

  • Dê outra perspectiva ao problema: Tente ver o lado positivo do problema. Está preso no trânsito? Aproveite para ouvir uma música ou planejar o final de semana.
  • Veja a situação macro: Analise a perspectiva do problema. Isto será um problema em longo prazo? Se não, foque seu tempo e energia em outra coisa.
  • Ajuste seus padrões: Perfeccionismo é a maior fonte de estresses evitáveis. Aprenda a ficar bem com o “muito bom”.
  • Pensamento positivo: Quando o estresse o tiver tirando do sério, pare um momento e pense nas coisas que você aprecia na vida.


Aceitar o fator estressante
Algumas situações de estresse são inevitáveis, imprevisíveis e que não podem ser mudadas. Como a morte de um parente ou uma doença grave. Nestes casos, o melhor a se fazer é aceitar as coisas como elas são.
  • Não tente controlar o incontrolável: Muitas coisas não estão sobe nosso controle, principalmente o comportamento de outras pessoas.
  • Bola pra frente: Pense que “O que não nos mata, nos fortalece”.
  • Compartilhe seus sentimentos: Desabafe com quem você possa confiar.
  • Aprenda a perdoar: Aceite o fato que vivemos em um mundo imperfeito e que pessoas cometem erros.


Manter uma vida saudável também ajuda a controlar os níveis de estresse. Faça uma caminhada, passe mais tempo na natureza, brinque com seu cachorro, leia um bom livro, coma alimentos menos pesados e mais saudáveis, durma bem e exercite regularmente são algumas atividades que irá fazer você esquecer os problemas e se sentir muito melhor!



Para saber mais:
http://helpguide.org/mental/stress_management_relief_coping.htm



This post first appeared on Vida Saudável Now, please read the originial post: here

Share the post

Administrando o Estresse

×

Subscribe to Vida Saudável Now

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×