Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Spring Cleaning: que tal aproveitar a mudança da estação para criar novas rotinas?

Spring Cleaning: que tal aproveitar a mudança da estação para criar novas rotinas?

Apesar da chuva que se tem feito sentir (afinal, por onde andas tu, primavera?) os dias já estão mais longos, a temperatura já começou a subir, o verde da vegetação começa a intensificar-se, sentimo-nos inspiradas a abrir os nossos armários, deixar a luz invadir a casa e a arrumar espaços que temos vindo a negligenciar. Só coisas boas, não?

A palavra decluttering, que é como quem diz “destralhar” (ou vermo-nos livres de coisas desnecessárias) pode fazer maravilhas pelo espaço que nos rodeia mas também pela nossa clareza mental.

Já todos experimentámos aquela sensação quase catártica de vermos aqueles sacos cheios de coisas que já não precisamos, saírem porta fora depois de fazermos uma limpeza completa à casa.

Mas porquê parar apenas pelo nosso espaço pessoal? Talvez o nosso bem-estar físico também esteja a precisar de algum declutter. 

Mas, por onde começar? Ora vejamos:

1. INCLUIRMO-NOS NA LISTA DE TAREFAS 
A primavera é o momento perfeito para reavaliar alguns dos nossos hábitos diários e começarmos a olhar mais para nós próprios. Que tal começarmos o dia com duas (ou mais) inspirações bem profundas, comprometendo-nos a cumprir o nosso treino diário, ou começarmos o dia com uma refeição saudável? (algumas ideias aqui, aqui, aqui e aqui). Cuidar de nós mesmos é uma óptima maneira de aumentarmos o nosso desempenho e a sensação de bem-estar geral.

2. ESTARMOS AO AR LIVRE O MÁXIMO DE TEMPO POSSÍVEL
Porque não deixar o carro mais longe ou sair uma ou duas paragens antes e utilizar esse tempo para uma caminhada? Está provado que a luz natural aumenta significativamente a energia e a produtividade, por isso, organizar o nosso tempo de forma a poder tirar o máximo proveito desse passeio matinal ou aproveitar a hora de almoço é uma medida a considerar com urgência.

3. SAIR DE CASA NOS MOMENTOS DE LAZER
Depois de um inverno a hibernar, aproveitemos o bom tempo para sair de casa. Pegar numa manta e encontrar um lugar para apreciar a natureza, sozinha/o ou acompanhado. O contacto com a natureza e o ar livre ajudam a aliviar o stress, proporcionam a oportunidade para estar presente e desfrutar das pessoas que queremos ter junto de nós – ambas são formas de completar a rotina de autocuidados.

4. APANHAR SOL 10-15 MINUTOS/DIA
Estudos revelam que a maioria de nós tem um déficit de vitamina D, assim, é inteligente obter uma pequena quantidade de exposição solar desprotegida, digamos, uns 10 a 15 minutos por dia. A melhor fonte natural de vitamina D é a que tem a sua produção quando o nosso corpo está exposto diretamente ao sol, aos raios ultra violeta. Previne a osteoporose, tem, entre outras funções, a capacidade de estimular o sistema imunológico, possui também um impacto positivo sobre a secreção de insulina e ainda possui uma enorme influência sobre a performance mental, verificando-se uma relação clara, na qual pessoas com bons níveis de vitamina D, apresentam uma memória mais eficiente e uma melhor capacidade de raciocínio, entre outros benefícios.

5. PARA QUEM TEM UM PÁTIO OU UM DECK, PORQUE NÃO PLANTAR OS SEUS PRÓPRIOS VEGETAIS?
A primavera é o momento de plantar e produzir alguns produtos, mesmo que só tenha uma varanda onde possa colocar algumas floreiras e canteiros.  Pode começar com tomates tipo cherry, manjericão, salsa, coentros, rúcula, verduras, cenouras, abobrinhas ou rabanetes, que são alguns dos vegetais mais fáceis de produzir. Cultivarmos os nossos alimentos relaxa e ainda sabemos, exactamente, o que estamos a comer.

6. DETOX DIGITAL
Fazer uma pausa do mundo digital é uma maneira fácil de recarregar energias, positividade e estimular os sentidos. A primavera pode funcionar como um lembrete sazonal para desacelerar, respirar fundo, estarmos mais atentos ao que nos rodeia. Quanto mais conscientes estivermos no momento, menos distraídos estamos na mente.

7. CRIAR MELHORES ROTINAS DO SONO 
As oito horas de sono recomendadas são de extrema importância para o cérebro e o corpo se regenerarem. Na verdade, cortar, nem que seja uma hora deste período, pode afetar significativamente o nosso bem estar. Tudo, desde o humor, ao sistema imunológico até ao risco de ganho de peso, pode ficar fora de controle se não estivermos a dormir tempo suficiente e um sono de qualidade. Mas, descansar bem não é tão simples quanto ir para a cama num determinado horário. Quando vamos dormir, os níveis de melatonina aumentam à medida que o cortisol diminui, contudo, verificar os e-mails ou percorrer as redes sociais às 11 da noite, é o suficiente para aumentar os níveis de cortisol o que de imediato bloqueia a produção de melatonina. Decida a que horas vai dormir e comece a preparar a sua higiene de sono: 1 hora antes coloque o seu telefone em modo avião, nada de consultar e-mails ou navegar pelas redes sociais, desligue a TV e computador, diminua as luzes, de forma a que o corpo percepcione que é tempo de descansar.

Happy Spring Cleaning!

Anúncios


This post first appeared on Mariaguimaraesblog.wordpress.com, please read the originial post: here

Share the post

Spring Cleaning: que tal aproveitar a mudança da estação para criar novas rotinas?

×

Subscribe to Mariaguimaraesblog.wordpress.com

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×