Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora

Nome:
Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora / Eucalyptus Citriodora Oil / Lemon Eucalyptus Oil
Nome Científico:
Corymbia citriodora
Componente de Destaque:
Citronelal/rhodinal (citronellal)
Descrição:
Líquido incolor a amarelo palha, as vezes esverdeado, de odor fresco (limão) e herbal.
Principais aplicações:
Fabricação de perfumes (através do citronelal), produtos de limpeza e repelentes. Na aromaterapia, é indicado para aliviar dores reumáticas, inflamações na garganta e atua como descongestionante das vias respiratórias. É o preferido para a aplicação em saunas.

Mudas de eucalipto citriodora

Eucalipto Citriodora

O eucalipto citriodora ou eucalipto-limão (Eucalyptus citriodora) é uma árvore de média a grande que pode atingir até 50 metros de altura. Reclassificada como Corymbia citriodora, trata-se de uma espécie que produz madeira de excelente qualidade, sendo muito utilizada na produção de carvão, mourões, postes, lenha para energia e outros. É tolerante a diversos tipos de solos, embora tenha preferência por subsolos bem drenados e pedregosos, e apresenta rápido desenvolvimento.

Quanto à colheita, opta-se pelos meses secos do ano, que para a região sudeste, ocorre de abril a setembro. Neste período, tem-se o menor teor de umidade nas folhas e conseqüentemente o maior rendimento em óleo e citronelal. Suporta cortes seguidos, com excelente brotação, e se encontra principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Paraíba.

“O eucalipto citriodora possui 106.000 sementes/kg, originando, em média, 50.000 mudas por quilograma de semente. No estado de São Paulo, recomenda-se para o cultivo desta espécie o espaçamento de 3 m entre linhas duplas, espaçadas de 1 m, e 1 m entre as plantas na linha, com uma densidade de plantio de 5.000 árvores/ha.”

Originário da Austrália, esta espécie de eucalipto foi introduzida no Brasil em 1855, e, no começo do século XX, grandes plantações surgiram próximas à cidade paulista de Jundiaí por ação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), que tinha como objetivo básico o aproveitamento da lenha como combustível. Pouco mais tarde, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, houve uma falta do óleo essencial de citronela (do tipo Java) no mercado, que era utilizado na fabricação de perfumes (através do citronelal).

Com isso, a indústria passou a utilizar o óleo de eucalipto citriodora como substituto, alavancando a sua produção, inclusive no Brasil. Dentre as espécies de eucalipto, aliás, esta é a mais cultivada para a produção de óleo que, neste caso, localiza-se principalmente nas folhas, em glândulas distribuídas pelo mesofólio. Seu rendimento é de 1 a 1,5% sobre o material destilado, o que significa que para cada tonelada de folha, obtém-se, em média, 12 kg de óleo essencial. Entretanto, tal rendimento pode ser diretamente afetado pela omissão de alguns macros e micronutrientes, como o de nitrogênio e boro.


Área de eucalipto citriodora
 

Flores de eucalipto citriodora

Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora

O óleo essencial de eucalipto citriodora é um líquido amarelo ou amarelo-esverdeado que cheira a limão. Dentre os seus constituintes, predomina o citronelal (rhodinal), presente em quantidades que variam de 60 a 85%. Contém, também, citronelol, isopulegol (resultante, talvez, da ciclização do citronelal durante a armazenagem), limoneno, p-cimento e pequenas porcentagens de alfa e beta pineno, cineol e guaiol.

Na indústria, este óleo é bastante empregado na fabricação de produtos de limpeza e de repelentes para insetos. Da sua retificação, obtém-se o citronelal, utilizado em perfumaria e também na produção de mentol.

Aliás, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é referência na obtenção de mentol sintético via citronelal, cujo processo ocorre através de catalisadores na presença de hidrogênio em uma única etapa. Tônico geral, é considerado um óleo anti-séptico e bactericida, sendo utilizado, inclusive, pela indústria veterinária.

Isto porque o citronelal demonstra ótimos resultados no controle de isolados resistentes de Boophilus microplus, uma espécie de carrapato que, nos últimos anos, tornou-se um grande problema da bovinocultura brasileira, sendo responsável por consideráveis perdas econômicas e pela transmissão de hemoparasitos causadores da “tristeza parasitária“.


Extração de óleo essencial de eucalipto citriodora por arraste de vapor

Óleo essencial de eucalipto citriodora “nadando” sobre a fase aquosa. Densidade = 0,86

Além disso, é o principal componente do produto italiano Apilife/VAR, utilizado no controle de ácaros de colmeias de abelhas, e, a mistura deste elemento com timol resulta num poderoso acaricida contra Varroa jacobsoni. Em todos estes casos, os produtos apresentam baixa toxicidade aos mamíferos, rápida degradação e lento desenvolvimento de resistência, fatores de grande apelo comercial atualmente.

Ainda, este óleo na aromaterapia é indicado para aliviar dores reumáticas, inflamações na garganta e atua como descongestionante das vias respiratórias. Por fim, é o preferido para a aplicação em saunas.

(*) as características físico-químicas deste óleo segundo a ISO 3044-1974 são: densidade relativa (20º C) de 0,858 a 0,877; índice de refração (20º C) de 1,4500 a 1,4590; rotação óptica (20º C) de -2 a +4; constituinte principal: citronelal, com mínimo de 80% e solubilidade em etanol de 80% v/v (20º C) 1 vol em 2 vols.

 

Óleo de Eucalipto para Saunas

Apesar das “essências” prontas que são vendidas em casas especializadas, há muita procura pelos óleos essenciais 100% naturais. Afinal, eles não contêm qualquer veículo (ou mistura) que despontecializa suas propriedades terapêuticas. São absolutamente puros e, por isso, transferem toda a força vital da natureza a quem possa interessar.

O óleo essencial de Eucalipto Citriodora, ou apenas óleo de eucalipto (neste caso), é o mais utilizado para este fim, pois se trata de um excelente estimulante, bactericida e descongestionante (capaz de melhorar os quadros de gripe, resfriado, tosse, bronquite, etc.). Ou seja, uma sessão de sauna com este óleo é ideal para relaxar, repor as energias e ainda cuidar do corpo.

Curiosidade:
“Ao contrário da crença popular, o dorminhoco coala não vive bêbado de óleo de eucalipto; os coalas dormem até 20 horas por dia porque as folhas pouco nutritivas desta árvore, que constituem a maior parte de sua dieta, exigem uma longa digestão e lhes dão pouca energia.”

The post Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora appeared first on Óleos Essenciais | O Guia do Brasil.



This post first appeared on Óleos Essenciais | O Guia Do Brasil, please read the originial post: here

Share the post

Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora

×

Subscribe to Óleos Essenciais | O Guia Do Brasil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×