Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Agostinho da Silva: "Eleição de Apolónio"

"Pois bem, Galileu: outra raça e outro século me deram existência: desde moço trilhei uma vereda diferente, a cada passo mais larga e mais plana; o meu ideal na vida, o norte mais distante mas seguro a que rumei foi sempre o de incluir, o de compreender o que de novo me aparecia na frente, não o de me salvar pondo de parte um Qualquer Elemento da Minha Humanidade. Não chegarei tão depressa onde tu vais, mas não terei deixado na minha viagens nenhum dos bens que possuía ao partir. Não é o meu lugar no paraíso que me interessa, mas a construção dum paraíso em que possam caber todos os homens e os seres que marcham sob a guia do Homem e os que prendeu a natureza e os que se nos afiguram insensíveis e mortos. Decerto me hei-de salvar, mas só no dia em que puder."

Agostinho da Silva: Ir à Índia sem Abandonar Portugal; Considerações; Outros Textos


Recusa aqui neste passo, o professor "pôr de parte qualquer elemento da minha humanidade". Importa assim compreender o que é ser "humano" e que características são essas que distinguem a espécie humana das demais. É no recentramento sob o Homem que reside a verdadeira Salvação, prometida não no alto das estrelas, mas bem debaixo delas, entre os Homens e no mundo concreto e imediato em que vivemos. Essa reencontrada utopia é a da Paz entre os Homens e o Meio, compreendendo neste seres inanimados e animados. É no recentramento do Homem na Natureza, na vida em respeito permanente com a mesma, que o Homem pode mais facilmente tornar a sentir-se "natural".

Por isso, os métodos de exploração mecânicos e industriais da Natureza produzem todos os desiquilibros que agora começamos a observar com especial incidência. A Natureza não poderá suportar por muito mais tempo que uma das suas criaturas a transforme numa coisa, num mero objecto de exploração. A Revolução Industrial e a Revolução Agrícola têm que parar. Mas para que possam parar é preciso que pare antes a Explosão Demográfica, e que pare a fundo. Antes que a Terra fique mais danificada do que já está, e que se torne um inferno para o Homem, e que este seja forçado a reduzir forçadamente os seus próprios números...


This post first appeared on MovV (Movimento Quintano), please read the originial post: here

Share the post

Agostinho da Silva: "Eleição de Apolónio"

×

Subscribe to Movv (movimento Quintano)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×