Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é Depressão

Você sabe o que é Depressão? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS), a Depressão é considerada o mal/doença do século, seguida da ansiedade. Entretanto, essa doença não é exclusividade deste século, tendo habitado e sobrevivido épocas anteriores, onde os conhecimentos sobre a depressão ainda eram bem escassos.

O que é Depressão ?

Porém, mesmo com milhares de pesquisas relacionadas a esse tema, a depressão ainda continua sendo uma incógnita para a maioria da população. Em sua maioria, o desconhecimento em massa dessa doença e de suas consequências estão relacionados ao silêncio em volta da depressão. Considerada tabu, a depressão é um assunto evitado há séculos, em rodas de conversa entre amigos, no meio familiar e até nas escolas. Mas se engana quem acha que o melhor método de evitar e “curar” a depressão é evitar falar sobre ela.

Desde O Sofrimento do Jovem Werther até a série 13 Reasons Why, perpassando por programas de tv, como o Encontro com Fátima. Gradativamente, a mídia tem aberto um canal de comunicação e debate sobre a depressão . Dessa forma, podemos entender a depressão como a perda de interesse e prazer pela vida causando desde angústia, fraqueza, cansaço, irritabilidade, baixo autoestima, insônia, procrastinação, mudança de postura até sua consequência extrema, o suicídio. Além disso, é interessante notar que essa doença possui variadas causas, atingindo pessoas de qualquer idade e desequilibrando neurotransmissores. Dessa forma, é imprescindível iniciar um debate sobre o tema em outros ambientes, como nas escolas, para transformar o pensamento coletivo sobre a depressão.

O que é Depressão e sua Relação com o ambiente escolar

O ambiente escolar está repleto de diversidade,e é preciso que os alunos juntamente ao professor desenvolvam melhor este ponto da formação, visto que a maioria dos alunos não conseguem lidar com o outro e suas especificidades de forma harmônica. Visto que a depressão é uma doença silenciosa e que pode comprometer outros) âmbitos de cada indivíduo, como a esfera cognitiva( no que se refere a concentração, a esfera afetiva, poderá modificar a relação entre os alunos e o aluno com depressão.

Entretanto, isso não significa que o aluno com depressão precise de um ensino diferenciado. Certamente, esse aluno precisará de uma maior compreensão da turma acerca de sua situação, de saberem como lidar e interagir com ele para que possa torna o ambiente mais agradável para esse aluno.

10 coisas sobre a depressão

10 coisas que eu gostaria que minha família e meus amigos soubessem sobre depressão.Por Haley French

Posted by Quebrando o Tabu on Wednesday, January 31, 2018

O que é Depressão: Pontos Positivos e Negativos

Pontos Positivos sobre tratar o que é Depressão em sala de aula

  • Desmistificar o tema;
  • Entender sobre a doença;
  • Saber identificar os sinais da doença,

Pontos Negativos sobre a questão da Depressão em sala de aula

O despreparo do corpo docente em lidar com o assunto pode ser um empecilho na hora de falar sobre a depressão. Dessa forma, faz-se necessário capacitar esses professores para saber falar sobre o tema mas principalmente para saber ouvir. A instituição poderia desenvolver, juntamente ao (a) psicologo(a) da escola, um curso para capacitar esses professores.

Proposta de aula para trabalhar o que é Depressão em sala:

Tema: O que é Depressão

Objetivos sobre a aula O que é Depressão

Objetivos Gerais:

Entender melhor o que é a depressão desmistificando o seu senso comum.

Objetivos Específicos:

  • Compreender como a depressão se manifesta;
  • Como a depressão pode afetar os indivíduos e suas famílias;
  • Conseguir identificar alguns sintomas da depressão;
  • Saber que existem formas de tratamento;
  • Entender a importância de falar sobre;

Conteúdos para aula sobre depressão

Tirinha sobre percepção de estar deprimido:

Texto sobre os mitos da depressão:

https://pt.scribd.com/document/42569643/Desmistificando-a-Depressao

Vídeo sobre a diferença entre o que é depressão e ficar triste:

Proposta de produção textual sobre depressão:

O Projeto Redação sugeriu como tema ainda em 2016 a Depressão, e com isso fez um trabalho muito bacana com podcast e proposta de redação que pode ser trabalhado com nossos estudantes:

Link para proposta: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/projetoredacao/temas/2016_10_03_tema_da_semana_depressao.pdf

Metodologia para aula sobre o que é depressão:

Através da mediação do professor (e com um especialista da área, um psicologo), os alunos podem debater inicialmente, após a leitura da charge, sobre o que eles consideram ser depressão, o que eles consideram estar deprimidos, e se estar deprimido é o mesmo que estar triste, e se eles já se sentiram muito tristes. Em seguida, o Vídeo é mostrado. Depois, o professor ou o psicologo podem debater algumas características da doença, falar sobre os sintomas, formas de tratamento, sobre a importancia de falar sobre, e o porque dessa doença continuar tão atual.

Sugestão de avaliação para o tema o que é depressão

Propor uma redação sobre o tema: A questão da depressão e os impactos na sociedade, de acordo com o tema de redação https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/a-questao-da-depressao-e-seus-impactos-na-sociedade

Referências Básicas:

  • https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/02/23/Quais-s%C3%A3o-os-sinais-n%C3%A3o-verbais-da-depress%C3%A3o
  • https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/01/03/Por-que-tantos-estudantes-de-medicina-sofrem-sintomas-de-depress%C3%A3o

FIM

Esse é o meu primeiro texto sobre o tema. Prometo no próximo me aprofundar na temática trazendo para vocês os tipos de depressão.

Falar sobre o assunto é algo sério e precisamos comprar essa briga de frente!

O post O que é Depressão apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

O que é Depressão

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×