Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Degustação de vinho no Alentejo: conhecendo a velha tradição

Fazer degustação de Vinho no Alentejo já estava em nossos planos há muito tempo, mas não imaginávamos que a região poderia oferecer surpresas assim tão preciosas. Morando há quase um ano em terras lusitanas, nos apaixonamos pelos vinhos portugueses, que são de ótima qualidade e preços muito abordáveis. E assim, embarcamos numa aventura para descobrir uma antiga tradição alentejana!

Domingo de inverno em Lisboa! Quando o sol nasceu e o galo cantou no parque Eduardo VII, já passava das 8 horas da manhã. Num ônibus turístico embarcamos com destino à Amareleja, vila situada no Alentejo que, até o século XX, foi considerada a maior aldeia de Portugal.

Pela estrada contemplamos uma paisagem bucólica, verdes planícies repletas de sobreiros, oliveiras, vinhedos e rebanhos de ovelhas.
No percurso de pouco mais de 2 horas, o professor Virgílio Loureiro e o enólogo Enrico Pignone, que nos guiavam, contaram um pouco da história daquela terra, tão preservada e cheia de encantos!

Há cerca de 3 séculos, a paisagem era diferente da atual, predominavam as azinheiras, árvores resistentes ao forte calor da região e produtoras de bolota doce para a alimentação das pessoas e animais. Havia alguma floresta, para refúgio da caça, que a aristocracia se entretinha a matar, e o plantio principal era de cereais, fato que deu ao local o apelido de Terra do Pão.

Quanto ao porco, animal carismático do Alentejo, este ganhou expressão no século XVI, quando começou a perseguição aos judeus, que ali buscaram um refúgio. Como não comiam carne de porco, não criavam porcos e eram facilmente descobertos, por não praticarem a matança do porco.
Os sobreiros passaram a dominar a paisagem no século XVIII, quando os ingleses tornaram as garrafas de vidro tão resistentes que se vedavam com uma rolha de cortiça introduzida à pressão. Portugal então tornou-se o maior produtor de cortiça.

O professor introduziu também o tema que nos levou àquele passeio de degustação de vinho no Alentejo : o milenar vinho de talha! Ele defendeu a qualidade do barro em relação à madeira, visto que este último, por ser um material poroso, fica sujeito a infiltrações e consequente desenvolvimento de bolores que transmitem sabor a bafio ao vinho. Já as talhas, por serem impermeabilizadas com resina ou cera de abelha, não se estragam em contato com o ar, garantindo maior qualidade aos vinhos. Entretanto, as vasilhas de madeira, invenção do mundo da cerveja (trazida pelos celtas e germânicos), são mais leves e não se partem, por isso acabaram por substituir as talhas.

No Alentejo, porém, como não havia madeira de qualidade, visto que os sobreiros não são adequados para fazer tonéis, e havia muito barro, manteve-se a tradição de fazer vinho em talhas.
E chegando nas proximidades do nosso destino, saímos da estrada principal e fizemos uma breve parada, para conhecer as vinhas arcaicas, onde as uvas são cultivadas em baixa escala, sem pesticidas, normas e, segundo o nosso professor, cultivadas por amor e não por dinheiro!

A casta tinta principal é a Moreto, que produz o melhor vinho tinto da Margem Esquerda do Rio Guadiana e o pior da margem direita, o que se deve à técnica de enxerto, praticada desde que a praga americana filoxera atacou as vinhas europeias no século XIX.
Localidades de solo/subsolo arenoso, como Colares, Algarve e Amareleja sobreviveram a esta praga.
As videiras mansas, como são chamadas aquelas onde não é feito o enxerto, produzem os melhores vinhos, de acordo com o professor Virgílio.

Vimos também as vinhas novas, cujo cultivo é destinado à produção de vinhos em escala industrial. Estas são plantadas e irrigadas de acordo com as normas da comunidade europeia.
Já em Amareleja, adentramos um pouco mais no passado, quando nos foi apresentado o vinho feito em Talhas, o qual foi trazido para Portugal pelos romanos há 2 mil anos e continua sendo tradição no Alentejo, embora restem pouquíssimos produtores e nenhum incentivo governamental.

Nosso primeiro anfitrião de degustação de vinho no Alentejo foi o Sr. Catrino, que mantém a produção deste vinho em sua pequena adega, herança de seus antepassados.
Nas tabernas alentejanas, a tradição entre os nativos é o vinho de talha branco. As castas tradicionais são a pendura, o roupeiro e o antão vaz, porém tivemos a oportunidade de experimentar o tinto também.
Ambos nos foram servidos pelo Sr. Catrino acompanhados dos deliciosos petiscos típicos, como o toucinho entremeado salgado, o queijo de cabra e o famoso pãozinho. Após “preparar a boca”, expressão usada pelo nosso ilustre guia, seguimos para a nossa segunda visita, adega Amareleza.

Lá, o nosso anfitrião José Piteira nos deu uma verdadeira aula de vinho na talha. Começou explicando que o processo é muito simples, visto que o vinho é feito mais no campo do que na adega.
Após a vindima, que ocorre entre agosto e setembro, dependendo da casta, ocorre o desengaçamento das uvas e o seu esmagamento manual, do qual resulta o mosto. Este é colocado na talha e 24 horas depois começa a fermentar naturalmente. Toda a parte sólida sobe, portanto, é necessário mexê-la algumas vezes ao dia com um rodo de madeira.

Após a fermentação alcoólica, que leva em torno de 6 a 8 dias, inicia-se a fermentação malolática. Nesta fase as talhas não devem ficar expostas ao ar, por isso são tampadas com um pano, para não caírem lá as moscas da fruta. Em seguida ocorre a sedimentação da parte sólida, o que ajudará a filtrar o vinho.

Em final de outubro o vinho já está quase pronto, mas a tradição diz que é no dia de São Martinho (11 de novembro) que se começa a beber o vinho! Para retirar o vinho da talha, é colocada num orifício localizado na parte inferior da talha, uma cana cheia de caules de junça, planta que ao inchar durante a passagem do vinho, funciona como um filtro natural. Os primeiros litros saem turvos, depois o vinho vai ficando mais limpo. Sem esse recurso, o vinho, apesar de ser filtrado pelo engaço, que fica depositado no fundo das talhas, tem sempre de ser colocado de novo na talha para, pelo menos, uma segunda passagem.

Antigamente usava-se enterrar as talhas, devido à sua fragilidade. O vinho então era retirado pela parte superior da talha.
O vinho é consumido normalmente até o mês de março do ano seguinte, segundo Piteira.
Quando é preparado para engarrafamento, pode durar até cerca 20 anos. Neste caso exige um preparo especifico.

Em 2011 a CVR (Comissão Vitivinícola da Região) regulamentou os vinhos de talha, que já são exportados para países como o Brasil, EUA, Rússia entre outros.
E, finalmente, com um tradicional almoço alentejano, um saboroso caldo de bacalhau e um belo cozido à portuguesa, nos despedimos dessa região cheia de tradição, cultura e simplicidade!


Foi uma experiência inesquecível nossa degustação de vinho no Alentejo!!!

Passeio e texto feitos pelos queridos amigos e colaboradores do blog Keviagem: Roberta e Flavio Dias

Informações sobre nosso passeio de Degustação de vinho no Alentejo

O passeio foi organizado por Enrico Pignone, enologo e presidente da empresa SWOP “Secret Wines of Portugal”. Enrico Pignone é italiano e veio a Portugal para fazer mestrado em enologia, mas terminou se apaixonando pelo país e fixou residência em Lisboa. Ele organiza passeios em Portugal relacionados ao mundo do portugues vinho. Seus tours são em italiano e português e muito bem organizados, pois nosso passeio de degustação de vinho no Alentejo foi espetacular. Super recomendamos. Para saber os próximos passeios e datas, é só visitar a página da SWOP no facebook: facebook.com/secretwinesofportugal/ 

CONHEÇA MAIS PORTUGAL ATRAVÉS DE NOSSOS POSTS

Reserva Mundial de Surf em Portugal
Serra da Arrabida abriga uma das praias mais lindas de Portugal
Cabo da Roca: um magnífico promontório em Portugal
Uma voltinha no mais famoso Mercado em Lisboa
Como participar da Festa Medieval de Óbidos


DESEJA SERVIÇOS DE QUALIDADE EM PORTUGAL? VISITE NOSSA PÁGINA

RESERVE SEU HOTEL  AQUI

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

SIGA NO Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Youtube e Google+

O post Degustação de vinho no Alentejo: conhecendo a velha tradição apareceu primeiro em Keviagem.



This post first appeared on .: | Keviagem | Viagem Para Europa E Roteiros De Viagem!, please read the originial post: here

Share the post

Degustação de vinho no Alentejo: conhecendo a velha tradição

×

Subscribe to .: | Keviagem | viagem Para Europa E Roteiros De Viagem!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×