Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tendências no Design em 2017

2012 passou e com ele também 2013, 2014, 2015 e 2016. E pelo que percebo, as tendencias no design que seguíamos antes já não fazem mais parte do nosso presente, como, por exemplo, o nosso famoso Flat Design.

Eu sei, é difícil acreditar que uma tendência que durou tanto tempo (alguns concordam que já não existia mais), está sendo finalmente substituída por tendências melhores ainda. Mas calma, não vamos extinguir o flat. Fiquem tranquilos. Vamos apenas te direcionar as mudanças boas que já vêm ocorrendo desde o ano passado e que, pelo que podemos prever, estará presente neste ano.

1. Microinterações, por favor

Microinterações são animações sutis que interagem de alguma forma com o usuário.

Desde 2016, essa tendência deu muito o que falar, e pelo jeito veio para ficar. Pode-se dizer que tem um papel muito importante no UX/UI Design, especialmente para as versões de dispositivos móveis, onde você tem um envolvimento diário.

Para ser mais clara, a microinteração funciona como um feedback da ação ou tarefa que você acabou de fazer.

Por exemplo: a ação de um botão quando clicado, que interage com diferentes movimentos (e, algumas vezes, sons). Preste atenção no que acontece quando você:

  • dá um like no Facebook;
  • quando clica no menu no Gmail (app);
  • quando desliza o dedo sobre uma mensagem no Messenger.

São essas pequenas interações que fazem com que sua navegação e experiência sejam mais agradáveis e naturais.

Divan Raj

Ramotion

Anton Aheichanka

Zee Young

2. Bem-vindo de volta ao gradiente

Sim, o gradiente está de volta. A era do flat design está se acabando, e o gradiente está ressurgindo. MAS… de uma forma mais elegante que antes, pode ter certeza.

Você pode pegar como exemplo algumas grandes marcas que estão usando essa nova tendência: iTunes, Spotify e, o mais falado do momento, Instagram, que mudou drasticamente seu design no último ano.

Dependendo da forma que o gradiente é aplicado prende sua atenção. Muitas vezes é sutil aos olhos. Vale a pena investir nessa tendência.

Não se esqueça: o uso de cores chamativas e brilhantes também estará com tudo em 2017. Invista em paletas vívidas, duotones e contraste.

Spotify

Evernote

Daniel Spacek

Studio—JQ

3. Diga sim aos vídeos

Grandes imagens têm sido o sucesso das interfaces de design até agora.

Os vídeos vêm sendo usados cada vez mais e parece que vieram para ficar.

Razões? Enquanto a imagem é estática, o vídeo é dinâmico. Além de mais fácil de prender a atenção do usuário, serve como um meio de contar uma história, de se conectar com o usuário.

Google Adsense

Glouglou

Name our Ship

4. Tipografia GRANDE e Bold

Algo que Vem Sendo Usado é o tamanho bem grande em fontes, criando um contraste forte entre o título e o restante do conteúdo. Usado, principalmente, em homepages.

Então invista em textos bold e grandes, que tendem a se destacarem e se sobressaírem.

Laguta

Janne.me

Nike

5. O menos AINDA é mais

Já ouviu falar do complexo de redução? O termo foi criado por Michael Horton.

É algo que Vem Sendo usado por grandes marcas, onde o minimalismo está em um novo nível. Faz parte disso: títulos maiores e sobressalentes e ícones mais simples e universais.

Mas não se esqueça: crie designs minimalistas, mas sempre pensando na experiência do usuário. Reduzir elementos nem sempre é a melhor solução, tudo depende da pretensão real de cada projeto.

Furion

Quim Marin

Sergey Valiukh

R A D I O

Aryanne Cabral

6. Gifs

O Gif era uma coisa dos anos 90, e foi considerado brega por muito tempo. Hoje em dia tem sido uma febre, principalmente nas mídias sociais, nos dando um novo jeito de expressar as emoções.

É como dizem: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

7. Inovação de Scrolling e Paralax

Assim como o Scrolling, Paralax tem certa chance de continuar sendo tendência para este ano.

O Scrolling longo (ou infinito) já vem sendo usado por alguns websites, como Pinterest, Facebook e Instagram, em que você rola a página e, quando chega ao rodapé, o site carrega mais conteúdo automaticamente.

Esta função é uma reinvenção de navegação. Ou seja, uma técnica muito bem aceita e usada nos dispositivos móveis, que tem um potencial muito grande de envolver os usuários, pois ajuda na absorção rápida de mais conteúdo sem interrupção nenhuma.

O Parallax é uma técnica que permite que o primeiro plano e o fundo se movimentem em velocidades diferentes, criando uma ilusão de profundidade e imersão. Se aplicado corretamente, terá uma bela dinâmica e um visual diferenciado. E, ainda, permite que você conte uma história ao usuário usando apenas elementos gráficos.

Caso queria saber um pouco melhor, veja o artigo especial sobre Parallax que fizemos.

Sof Andrade

Minh Pham

Gabe Becker

Nike

8. Ícones

O uso da iconização tem sido essencial nos últimos anos. Os ícones podem expressar visualmente ideias, ações e objetos. Fazendo do jeito certo, pode comunicar de forma muito mais eficiente o conceito ou a intenção do produto.

Posso citar rapidamente três razões para você usar ícones:

  1. Ícones são fáceis de reconhecer e associar visualmente – se bem representado, logicamente;
  2. Quando o usuário abre uma página, imagens e ícones são as primeiras coisas a serem observados. Ou seja, terá mais facilmente a atenção deles;
  3. Ícone é um padrão que já é familiar ao usuário. Use isso a seu favor, mas não deixe de pensar no design e na experiência com o usuário.

Justas Galaburda

Eddie Lobanovskiy

Asian A.

Valentyn Khenkin

Conclusão

Algumas tendencias no design ficam, algumas se vão. O importante é saber como e até que ponto usá-las.

Pense que não é somente porque algo é tendência, que irá servir para todo produto ou usuário. Você deve levar as características do determinado projeto em consideração e tirar suas conclusões do que é melhor fazer, ou não fazer.

The post Tendências no Design em 2017 appeared first on Des1gn ON.



This post first appeared on Des1gn ON - Blog De Design, Arte E Inspiração, please read the originial post: here

Share the post

Tendências no Design em 2017

×

Subscribe to Des1gn On - Blog De Design, Arte E Inspiração

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×