Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Será que ELE é mesmo POSITIVO ?


CADASTRO POSITIVO.
   O Senado Federal aprovou a criação do "cadastro positivo". Este Projeto nasce com a intenção de reduzir juros para os consumidores que costumam pagar suas contas em dia.
   O cadastro positivo é uma lista com os nomes dos Bons Pagadores. As empresas informariam aos serviços de proteção ao crédito as contas pagas em dia pelos consumidores e aí é que facilitaria a análise de risco e permitiria a redução de juros que são altos devido ao fato de todo mundo pagar pela possível inadimplência de algumas pessoas.
Este cadastro é o oposto dos existentes hoje que listam os clientes que não pagaram pontualmente suas dívidas, como o SCPC e a Serasa Experian.
   As principais vantagens Deste Projeto são: a possível queda dos juros; benefícios na hora de buscar crédito para quem paga suas contas em dia; e a possibilidade do empresário conseguir acompanhar a vida financeira do cliente e estreitar seu relacionamento com ele.
   O principal argumento contrário ao cadastro positivo é que o cadastro pode expor hábitos do consumidor a partir do histórico de suas compras e produtos adquiridos.
   Através deste projeto os Agentes Financeiros vão poder monitorar o grau de endividamento dos consumidores, possibilitando a diminuição do risco das operações e a conseqüente redução das taxas de juros para os bons pagadores, e as instituições financeiras vão poder cobrar juros mais altos apenas daqueles que já atrasaram pagamentos no passado e que, estariam mais propensos a voltar a fazer isso novamente.
   Agora, o projeto segue para sanção presidencial.
   Se os agentes financeiros fizerem com que os juros caiam e as condições melhorem, será um tremendo incentivo para quem anda na berlinda mudar de comportamento, no entanto, eles já disseram que isso vai demorar pelo menos seis meses. Se até lá a moda não pegar, muitos consumidores já terão suas vidas financeiras abertas à público a troco de nada.
   Enquanto isso vale dar um crédito a um projeto com base fundamentada na boa fé de todos. 






Ref.: Elas & Lucros


This post first appeared on Dinheiro E Vida Boa, please read the originial post: here

Share the post

Será que ELE é mesmo POSITIVO ?

×

Subscribe to Dinheiro E Vida Boa

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×