Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é speech analytics

Você bem sabe que um atendimento com falhas impacta diretamente no volume de vendas na sua empresa, né? Com a tecnologia do speech analytics você consegue resolver falhas no atendimento e ter insights bastante significativos para conduzir as operações relativas às vendas, e ao negócio como um todo.

A tecnologia do speech analytics faz a análise do discurso, identificando em tempo real palavras-chave no que estiver sendo conversado, níveis de satisfação dos seus clientes e até o tom de voz.

Se, por exemplo, o cliente estiver com o tom de voz irritado, um software de speech analytics identifica a variação de tom e emite, automaticamente, um alerta para que o atendente se adeque e conquiste o comprador.

Mas a inteligência do Speech Analytics vai bem além da identificação de tons de voz. Além de ser um diferencial competitivo frente aos concorrentes da sua empresa, a análise do discurso que a ferramenta faz permite potencializar vendas.

Quer entender melhor o recurso? Com este artigo você vai aprender o que é Speech analytics e, claro, os benefícios que essa ferramenta pode levar para o seu negócio.

Speech Analytics: aprenda o que é e quais são os benefícios

O speech analytics é um software que analisa, identifica, transcreve e armazena informações extraídas das interações entre empresa e cliente. O sistema reconhece de maneira automática a fala e, desse modo, capta emoções e palavras-chave em um grande volume de palavras.

As ferramentas de speech analytics utilizam uma série de algoritmos matemáticos combinados com a tecnologia do reconhecimento de fala, que pode ser escrito ou oral. É assim que o sistema encontra palavras ou expressões específicas mesmo em grandes volumes de interações.

Por essa razão, o speech analytics tem grande potencial em empresas que fazem operações de atendimento ao cliente e fazem negociações por telefone.

Entenda o que é Speech Analytics

Você, de fato, vai entender o que é speech analytics e o potencial de softwares de análise de discurso depois de ler como um sistema como esse beneficia empresas que vendem por telefone.

1 Excelente para identificar oportunidades de vendas

Analisando constantemente as interações da sua empresa com os clientes é possível identificar as oportunidades de venda, e até mesmo as vendas do tipo cross e upsell.

A sua empresa pode definir no software de speech analytics que quer monitorar expressões como “estou interessado”, “quero saber mais sobre” ou “vocês vendem”. O sistema fará essa análise e você conseguirá identificar quais serviços ou produtos estão sendo mais procurados.

É possível realizar essa configuração especificando categorias de clientes ou um período de tempo, por exemplo. Desse modo, será possível identificar quais tipos de produto ou serviço você pode oferecer e até programar campanhas de acordo com essas oportunidades de vendas.

2 Usado para melhorar a performance dos agentes

Um software de speech analytics também proporciona o monitoramento e treinamento de atendentes e vendedores. Com essa tecnologia você pode identificar se o discurso está desalinhado com o que a empresa definiu e preza.

Também é possível verificar quais formas de abordagem mais agradam ou desagradam aos seus clientes. Em vendas por telefone, o speech analytics identifica rapidamente os argumentos que convertem mais.

Com essas informações em mãos, você poderá oferecer um treinamento mais eficaz para a equipe de vendas e obter resultados mais significativos com vendas e atendimento ao cliente.

3 Mecanismo para monitorar a concorrência

Uma aplicação que sistemas de speech analytics permitem é acompanhar citações sobre a concorrência para entender a percepção de seus clientes, e possíveis clientes, sobre o produto ou serviço oferecido pelos concorrentes.

Você pode comparar até mesmo ofertas que seus leads vêm recebendo dos seus concorrentes e, assim, tomar atitudes como cobrir ofertas ou realizar promoções para converter essas vendas.

5 principais funcionalidades do speech analytics

Agora que você compreendeu as vantagens de softwares speech analytics para empresas com operações de vendas e atendimento, vale a pena conhecer as principais funcionalidades que os melhores sistemas de speech analytics oferecem.

| 1. Oferece análise em tempo real

O monitoramento em tempo real é essencial para identificar oportunidades no momento da ligação e, assim, tomar decisões mais acertadas conforme as informações e alertas emitidos pelo software de speech analytics.

Um bom software de speech analytics precisa alertar imediatamente qualquer desvio ou alteração na fala do lead ou cliente para que o incidente seja contornado e a empresa converta a venda.

| 2. Orienta o operador durante o atendimento

Os indicadores e alertas do software de speech analytics orientam os vendedores a tomarem as melhores decisões durante o atendimento ao cliente.

Também é possível utilizar como base análises históricas de melhores práticas, com indicativos de procedimentos mais corretos. Você pode se basear em soluções com melhor tempo de atendimento, melhor experiência para o cliente ou até melhor aproveitamento de oportunidade de vendas.

| 3. Categoriza as chamadas automaticamente

Todas as ligações podem ser categorizadas automaticamente, seguindo padrões que a empresa definir no próprio sistema de speech analytics. Desse modo, a sua empresa terá um banco de dados mais organizado para realizar buscas efetivas e tomar ações de acordo com as categorias pré-definidas.

| 4. Realiza análise de multicanais

Além de todas as possibilidades de análises que elencamos aqui neste artigo, alguns softwares de speech analytics também fazem análises em outros canais, como chat, e-mail, redes sociais…

Todas essas informações reunidas em um único sistema só têm a facilitar a gestão das operações na sua empresa.

| 5. Oferece transcrição do diálogo em texto (speech to text)

Transcrições são fundamentais para realizar análise de discurso, pois interações transcritas possibilitam a detecção de problemas por palavras-chave ou termos direto no texto.

Algumas dessas funcionalidades só existem em sistemas de speech analytics com inteligência artificial. Por isso, pesquise com atenção quando for contratar o serviço de um software de speech analytics se você quer usufruir desses recursos que podem incrementar com qualidade o volume de suas vendas.

O post O que é speech analytics apareceu primeiro em PhoneTrack.



This post first appeared on PhoneTrack - Call Tracking Inteligente, please read the originial post: here

Share the post

O que é speech analytics

×

Subscribe to Phonetrack - Call Tracking Inteligente

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×