Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pare de ignorar o potencial do canal telefônico

É verdade que a tecnologia evoluiu muito desde o surgimento do Telefone e que outros canais de comunicação ganharam relevância nos últimos anos. Porém, ao mesmo tempo, a evolução tecnológica tornou os contatos humanos mais frios e sem personalidade. O que era visto como natural, até pouco tempo, recentemente passou a incomodar os novos consumidores, que buscam atendimento humanizado, personalizado e em tempo real. E, assim, o Canal telefônico voltou ao centro das atenções.

Ou seja, mesmo sendo um dos meios de comunicação mais antigos e tradicionais, o telefone, que continuou evoluindo junto com outras tecnologias, continua muito relevante!

Quer aprender mais sobre o potencial do canal telefônico na era digital?

Siga a leitura deste artigo. A seguir, apresentamos dados de pesquisas que comprovam que empresas que utilizam o telefone de maneira estratégica têm muito a ganhar em termos de conversão de leads e fidelização de clientes. É isso que você quer, certo?

O potencial do canal telefônico na era digital

Um levantamento feito nos Estados Unidos pela BIA/Kelsey, empresa de consultoria na área de marketing e publicidade, revelou que:

Até 2020, 169 bilhões de ligações serão realizadas anualmente para empresas. Tais ligações têm o potencial de gerar até 1 trilhão de dólares em negócios.

Não dá para ignorar esses números, dá?

A expansão dos dispositivos móveis tem um papel fundamental no crescimento do canal telefônico na era digital. A tecnologia móvel reinventou essa plataforma, fazendo com que o telefone continuasse relevante e alinhado às demandas dos consumidores e do mercado.

Com smartphones em mãos, os usuários podem entrar em contato com uma empresa por meio de buscas na internet, enviando e-mails e/ou mensagens instantâneas, pelas redes sociais e, claro, fazendo ligações telefônicas. Ou seja, essa é a ferramenta ideal para o perfil multicanal dos clientes da atualidade.

De acordo com indicadores do Google:

70% das pessoas que fazem pesquisas na ferramenta via dispositivos móveis realizam uma ligação a partir dos resultados de buscas;

No total, mais de 40 milhões de ligações são feitas mensalmente a partir de anúncios no Google; 

Depois de analisar o comportamento de três mil pessoas que fizeram buscas por meio de dispositivos móveis e posteriormente fizeram compras, o Google apontou que a simples presença de um número de telefone em um anúncio influencia fortemente a percepção que os consumidores têm de uma marca.

Entre os negócios com maior potencial de receber ligações de clientes por meio dessas buscas no Google, segundo análises da BIA/Kelsey, destacam-se os seguintes mercados:

Serviços locais (69%);
Automobilístico (60%);
Tecnologia (51%);
Viagens e turismo (49%);
Financeiro (47%);
Restaurantes (44%);
Varejo (37%).

Outro estudo da BIA/Kelsey indicou ainda que:

Buscas em dispositivos móveis têm um índice de conversão por telefone de 57%, enquanto buscas em desktops convertem apenas 7%;

O motivo para isso é que usuários mobile estão mais dispostos a comprarEles procuram por negócios em determinada região porque precisam adquirir algo naquele momento, e o smartphone é um canal facilitador nesse sentido.

3 benefícios do canal telefônico na era digital

Mas não é “só” isso. O canal telefônico oferece ainda muitas oportunidades e benefícios para as empresas que sabem como utilizar essa plataforma de maneira estratégica. Destacamos as seguintes:

➊ Leads com mais qualidade

Em uma pesquisa da BIA/Kelsey com pequenas e médias empresas, o telefone foi considerado o canal mais eficiente para a geração de leads

66% indicaram que o canal telefônico é uma boa ou excelente fonte de geração de leads; 

Abaixo do telefone, foram indicados canais como formulários online (58,2%), contato face a face (54%) e e-mails (43%).

Menor tempo de resposta

Os leads telefônicos são mais valiosos porque permitem que a empresa tenha a oportunidade de falar com o potencial cliente no momento em que ele está mais interessado na compraO que não acontece quando o cliente preenche um formulário online, por exemplo.

De acordo com análises do site InsideSales.com

As empresas levam, em média, 44 horas para responder por telefone o contato feito por um lead gerado na web. O tempo ideal de resposta, porém, é de cinco minutos;

Segundo o InsideSales.com, as chances de conversão caem 10 vezes depois desse período – e apenas 4,7% das empresas analisadas aproveitam essa janela;

Além disso, em média, apenas 27% dos leads gerados pela internet são contactados. Porém, combinando melhores práticas e tecnologia, seria possível entrar em contato com cerca de 92% dos leads.

Deu para perceber o gap que existe e que você pode preencher simplesmente se parar de ignorar o potencial do canal telefônico na era digital?

Contato humano em tempo real

Mesmo com tantas plataformas digitais, na hora de tomar decisões de compras, especialmente para itens e serviços de maior valor agregado, os clientes ainda demandam o contato humano. É por isso que o canal telefônico tem um papel tão importante no relacionamento entre empresas e consumidores. 

Um levantamento do Google apontou que 61% dos usuários de dispositivos móveis ligam para empresas quando estão na fase de compra, durante a jornada de consumo;

 O estudo indicou ainda que a maioria liga porque quer uma resposta mais rápida (59%) ou porque deseja falar com uma “pessoa real” (57%);

Outros motivos para a ligação são: adquirir mais informações que não estão disponíveis no site (54%), efetuar uma ação ou obter informações não disponíveis em outros canais (44%) ou porque é mais conveniente (42%).

Como potencializar o canal telefônico

Todos esses benefícios e indicadores só serão alcançados se a sua empresa souber como trabalhar essa plataforma de maneira estratégica, é claro.

No contexto atual (e futuro), isso significa combinar o uso do canal telefônico com outras ferramentas digitais.

E a tecnologia de call tracking é fundamental para que o telefone esteja integrado às suas ações online e, assim, possa potencializar os resultados de suas campanhas.

Call tracking é uma técnica de rastreamento e monitoramento de chamadas telefônicas. Normalmente, o número de telefone é vinculado a uma plataforma e as ligações originadas desse número são rastreadas e transformadas em dados.

Com o call tracking, é possível: 

Analisar a performance do time de vendas, por meio de gravações dos atendimentos, e identificar necessidades de treinamentos específicos;

Acompanhar de perto o funcionamento das campanhas online, entendendo quais ações estão gerando mais resultados;

Integrar o atendimento telefônico às plataformas de gestão e vendas, possibilitando um atendimento mais personalizado e direcionado ao lead ou cliente em questão; 

Diminuir o tempo de respostas e recuperar contatos perdidos, por meio de funcionalidades que alertam quando uma ligação não for atendida.

Ou seja, é o melhor de dois mundos: o contato direto, conveniente e mais humanizado do telefone, com a precisão e a exatidão da tecnologia de dados.

– Para saber mais sobre como a tecnologia de call tracking pode potencializar suas ações online, clique aqui.

Convencido a dar uma atenção maior à poderosa ferramenta de monitoramento de ligações? Então, entre em contato com o PhoneTrack e solicite seu teste gratuito, por sete dias. 



This post first appeared on PhoneTrack - Call Tracking Inteligente, please read the originial post: here

Share the post

Pare de ignorar o potencial do canal telefônico

×

Subscribe to Phonetrack - Call Tracking Inteligente

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×