Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Pacifista de John Boyne


O Pacifista
John Boyne
Editora: Companhia das Letras

Páginas: 302
ISBN: 9788535921939
Onde Comprar:Submarino | Cultura | Book Depository

Olá leitores do Lost in Chick Lit, há tempos não resenho por aqui, né?
Mas vim para mudar isso em grande estilo, afinal, esse é um excelente livro!
Desde o Momento que li a sinopse, fiquei fascinada pela possibilidade de entrar nesse universo e não me decepcionei. 

Estamos na Inglaterra, em 1919.
Tristan Sadler se propõe a ir de Londres a Norwich entregar uma carga valiosa, são cartas escritas pela irmã de Willian Bancrof, soldado falecido em campo de batalha e único amigo de Tristan na guerra.
Do momento que Will é convocado até sua Morte, ele e a irmã trocam correspondências e impressões Sobre Esse momento nebuloso da história mundial, a Primeira Guerra Mundial, ou como era chamada por seus participantes 'A Grande Guerra'.
A verdade é que Tristan carrega mais que cartas em sua bagagem, carrega uma baú de memórias e traumas emocionais gigantesco, carrega a verdade sobre a vida e morte de Will.Em sua jornada à Marian, Tristan se propõe a percorrer o percurso doloroso que culminou com a morte de Will.
Tristan sai de casa aos 16 anos, expulso e cortando todos os laços com pai, mãe e irmã.
Por não ter idade suficiente para se alistar, aguarda lentamente o decorrer do tempo, enquanto busca sobreviver longe da família.
Aos 17 anos, com uma suave mentira, acaba sendo aceito e convocado ao campo de treinamento e posteriormente batalha do exército inglês.

Já ao chegar a base de Aldershot, Tristan e Willian compartilham de uma amizade genuína, de uma empatia mútua, que se desenvolve e cresce com a convivência, com os medos e com a iminência da morte que os espreita.Antes mesmo de serem enviados ao campo de batalha, já são apresentados a perda de falta de valores que a guerra proporciona a seus participantes.
 
A chegada a trincheira e vulgaridade da violência intensificam essas impressões e passamos várias páginas vivenciando a crueldade crua de quem vive o momento, sem saber de respirará o seguinte, sem entender o motivo de matar, morrer, obedecer.
 
É um livro extremamente intenso, que nos faz repensar o sentido da vida.
Um livro sobre amor, amizade, lealdade, traição, mas principalmente, sobre silêncio e covardia.
Iniciei a leitura com uma solidariedade cega a Tristan e o crescimento da narrativa despertou sentimentos confusos sobre esse complexo personagem.

Na reta final do livro, queria desistir, já imaginava que as cinquenta últimas páginas trariam um desfecho no estilo 'a grande burrada' do personagem e preferia viver na ilusão de má compreensão que tinha até ali.
No entanto, o triste desenrolar dessa história surpreendente foi o ápice da minha semana literária.

Um livro extraordinário, que entra no rol dos melhores do ano, sem medo de errar.
John Boyle é um autor consagrado, para quem não lembra desse nome, é o mesmo autor de 'O menino do pijama listrado' que também está na minha lista de leituras futuras.
Boyle é sensível, bem articulado, compulsivamente cuidadoso com sua escrita.
'O pacifista' deveria ser leitura obrigatória nas escolas, tanto por sua importância histórica, quanto por sua dinâmica de tratamento a questões delicadas, inclusivas.
Espero que tenham gostado, em breve estarei de volta! ;)



Este artigo pertence ao Lost in Chick Lit.
Todos os textos são de autoria de Julianna Steffens e não podem ser reproduzidos (total ou parcialmente) sem a devida autorização. Leia os Termos de Uso.


This post first appeared on Lost In Chick-Lit, please read the originial post: here

Share the post

O Pacifista de John Boyne

×

Subscribe to Lost In Chick-lit

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×