Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Leitura e escrita como meios de crescimento pessoal e profissional


Prof. Fábio Cezar

"Não basta ler a realidade. É preciso escrevê-la."
Moacir Gadotti

Ser alfabetizado significa tão somente saber ler e escrever. Isso é, ter os meios básicos necessários para se comunicar através da escrita. No entanto, na realidade contemporânea, a condição de alfabetizado é cada vez mais insuficiente para corresponder adequadamente às demandas sociais.

Assim, a alfabetização é cada vez mais insatisfatória. Afinal, mesmo um indivíduo alfabetizado, pode ser incapaz de entender uma bula de remédio. É o chamado analfabetismo funcional, terminologia recomendada pela Unesco a partir dos anos 70.

É evidente então a necessidade não apenas de decodificar sons e letras, mas, de entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos. Disso depende o sucesso do próprio indivíduo numa sociedade grafocêntrica, em que a prática da leitura e escrita são imprescindíveis para inclusão social.

Daí a importância do professor no incentivo à leitura e a escrita de diferentes gêneros textuais, a fim de que se formem verdadeiros leitores e escritores.

Porém, infelizmente, a estrutura educacional brasileira forma ledores, não leitores. A diferença estaria na qualidade da decodificação e compreensão do texto.

Muito além da alfabetização, o letramento possibilita ao sujeito a flexibilidade linguística necessária ao desempenho adequado que lhe será exigido em sociedade. Somente o letrado é capaz de analisar diferentes textos, compará-los, pesquisar os porquês das diferenças, compreender regras sobre o uso da língua e saber aplica-las no contexto devido.

Enfim, o conhecimento e a informação são os meios para se conquistar oportunidades de trabalho e renda, através da qualificação do indivíduo. E as consequências positivas são nos diversos âmbitos: sócio-culturais, cognitivos e linguísticos. O resultado, basicamente, será um indivíduo socialmente inserido na cultura grafocêntrica, capaz de desenvolver um pensamento cognitivo mais elaborado e com um amplo vocabulário na linguagem oral.

Aos professores, cabe o papel de despertar o interesse dos educandos pela leitura e pela escrita. Só assim poderemos ter indivíduos aptos a ler criticamente a realidade, com maiores perspectivas de crescimento, na busca por uma melhor qualidade de vida, em uma sociedade cada vez mais consciente e justa.


This post first appeared on FÁBIO CEZAR: Seja Bem-vindo!, please read the originial post: here

Share the post

Leitura e escrita como meios de crescimento pessoal e profissional

×

Subscribe to FÁbio Cezar: Seja Bem-vindo!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×