Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Coração e alma, de Maylis de Kerangal

Simon tem 20 anos e acaba de acordar às 4h30 da manhã para pegar onda com seus dois amigos. É um dia frio em uma cidade litorânea da França, a sessão de ondas não foi planejada. Você não consegue antecipar as ondas perfeitas, nem controlar as condições climáticas do dia. Apesar do frio e do horário, os três seguem em frente com o plano e aproveitam uma hora de ótimas ondas nas águas frias do mar. Na volta para casa, o sono e o frio cobram seu preço: o motorista da van pichada de motivos surfistas cai no sono, e Simon, sentado entre o motorista e outro passageiro e o único sem cinto de segurança, é arremessado contra o para-brisas. Não morre. Mas esse será o seu fim.

Coração e alma, de Maylis de Kerangal (Rádio Londres, tradução de Maria de Fátima Oliva do Coutto) narra as 24 horas que se passam entre o momento em que Simon sai de casa para surfar até o momento em que seu coração é transplantado em uma mulher de 50 anos de Paris. Não estou adiantando nada sobre a história: desde o início você sabe o destino de Simon e por que os médicos que o atendem são tão cuidadosos com seus pais: o corpo de Simon pode não sobreviver, mas pode ajudar a Salvar Outras Vidas.

Kerangal é bem detalhista em sua narrativa em terceira pessoa: cada ação é cuidadosamente descrita, desde o surfe até os procedimentos médicos. Sua escrita é bem planejada, com palavras pomposas e escolhidas com cuidado, mas deixando margem para o coloquial aparecer nos poucos diálogos e pensamentos de suas personagens. Apesar de ser um livro curto, sua leitura exige tempo e atenção, pois a autora é minuciosa e os detalhes são importantes para a trama.

O que mais gostei em Coração e alma é como ela faz esses momentos simples e rápidos reverberarem. Como o médico antecipa a reação dos pais, como tudo deve ser feito com cuidado, sendo direto mas também compreensivo. Pois trata-se de um momento de dor, o momento em que dois pais devem lidar com o fato de que seu filho de 20 anos, cheio de vida e alegre, não vai acordar do sono profundo em que foi colocado. E o motivo de ele ainda estar respirando, de seu coração ainda estar batendo, é a possibilidade que ele traz de salvar outras vidas.

Não parece, mas Simon está morto. Não é mais um coração parado que determina a morte, explica Kerangal, mas sim a impossibilidade do cérebro de se recuperar. Seus pais não conseguem enxergar um cadáver no lugar de um corpo que ainda respira. Aceitar essa morte não é fácil. Assim como não será fácil autorizar que o corpo de seu filho seja aberto e seus órgãos retirados, espalhados pelo mundo.

Enfermeiros, médicos, pais, namoradas, amigos: a autora não ignora nenhuma personagem. Mas em alguns momentos senti ela se perdendo nesse impulso de narrar tudo, preenchendo o livro com situações por vezes detalhadas demais que não agregam muito ao enredo – como a vida amorosa da enfermeira. Não são trechos totalmente descartáveis, mas acabam quebrando a tensão que ela vai criando na narrativa.

De qualquer forma, Coração e alma é um bom romance sobre perda e salvação. Maylis de Kerangal une bem os sentimentos dos familiares e a tensão dos médicos que tentam, mesmo no fim de uma vida, continuar com seu trabalho tentando salvar outras. Há momentos em que pouco ou nada pode ser feito, e é necessário manter o profissionalismo e deixar a cabeça no lugar para dar conta desses desafios que devem enfrentar quase todos os dias. A autora é sensível ao apresentar todos os lados, e você acaba aprendendo muito sobre tudo o que há de complicado em uma doação de órgãos. Ela transforma algo totalmente prático e técnico em uma ótima narrativa literária.


Ficou com vontade de ler? Encontre aqui Coração e alma, de Maylis de Kerangal. Ao comprar com o meu link da Amazon você ajuda o r.izze.nhas a ganhar uma graninha. Assim posso me dedicar mais ao blog e comprar alimento para o Horácio e a Dolores. Obrigada!

Leituras recomendadas:
Diga o nome dela, de Francisco Goldman
Tirza, de Arnon Grunberg

Gosta do conteúdo do r.izze.nhas? Contribua com nosso Padrim a partir de R$1 por mês!

O post Coração e alma, de Maylis de Kerangal
apareceu primeiro em r.izze.nhas.



This post first appeared on R.izze.nhas, please read the originial post: here

Share the post

Coração e alma, de Maylis de Kerangal

×

Subscribe to R.izze.nhas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×