Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

20 belas imagens e curiosidades sobre o inverno

Fonte: Unsplash

O inverno é a estação do ano que ocorre entre o outono e a primavera. No hemisfério norte, o inverno inicia-se entre 21 ou 22 de Dezembro e termina a 20 ou 21 de Março. Por outro lado, no hemisfério sul, este inicia-se a 20 ou 21 de Junho e termina a 22 ou 23 de Setembro. O solstício de inverno marca o início desta estação e é o dia com a noite mais longa do ano. É também conhecida por ser a época mais fria do ano e por apresentar precipitação de gelo (granizo) e neve.

Curiosidades sobre o inverno:

  • É uma das quatro estações do ano.
  • É a época do ano com os dias mais curtos e temperaturas mais baixas.
  • A maioria das árvores e plantas crescem a um ritmo muito reduzido durante o inverno uma vez que perdem as folhas e consequentemente não conseguem fazer fotossíntese.
  • No hemisfério norte, é durante o inverno que a terra se encontra mais próxima do sol. Apesar de parecer contra intuitivo, esta é uma realidade. No entanto, devido ao eixo de inclinação da terra em relação ao sol os raios solares tem mais dificuldade em penetrar a atmosfera terrestre, daí esta ser a estação mais fria do ano.
  • As temperaturas sentidas durante o inverno variam conforme a localização do país. Regra geral, quanto mais próximo dos pólos mais baixa é a temperatura.
  • No hemisfério norte, (por exemplo Portugal) os meses mais frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro. No entanto, no hemisfério sul (por exemplo Brasil) os meses mais frios são Junho, Julho e Agosto.
  • A temperatura mais baixa de sempre foi registada na estação de Vostok na Antártida a 21 de Julho de 1983. Estavam -98.2°C nesse dia.
  • A temperatura mais baixa de sempre já registada em Portugal foi −16 °C. Ocorreu em Penhas da Saúde (Covilhã) a 16 de Janeiro de 1945 e 5 de Fevereiro de 1954. (Leia também: Portugal: 9 das cidades mais bonitas)
  • A cor do pelo de alguns animais muda durante os meses de inverno. Por exemplo, o pêlo da Raposa do Ártico muda para branco durante o inverno para se camuflar melhor na neve. (Leia também: 10 animais que usam camuflagem).
  • Nas regiões mais frias, alguns animais hibernam enquanto outros migram para zonas com climas mais amenos. Um bom exemplo é o urso polar que hiberna durante o inverno, podendo o seu ritmo cardíaco reduzir para apenas 8 batimentos por minuto e consegue sobreviver até 100 dias sem se alimentar.
  • Algumas regiões do nosso planeta encontram-se constantemente cobertas por gelo. Os locais mais próximos do pólo Norte e pólo Sul são os melhores exemplos. Aí as temperaturas são inferiores a 0°C durante todo o ano.
  • A utilização de roupas de cor escura durante o inverno é benéfico, uma vez que tem uma maior capacidade de absorver o calor. Por outro lado, a roupa clara reflecte o calor, fazendo com que sintamos mais frio.
  • Para manter o corpo quente é preferível utilizar várias camadas de roupa fina em vez de poucas camadas de roupa grossa.
  • O nosso corpo em condições normais mantém a temperatura corporal próxima dos 37 °C, por isso quando sentimos frio os nossos músculos começam a mover-se involuntariamente de forma a gerar calor e manter essa temperatura. É por isso que trememos quando estamos com frio.
  • É durante o inverno que os fenómenos naturais da aurora boreal e aurora austral podem ser observados.

20 das mais belas imagens sobre o inverno:

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Fonte: Unsplash

Fonte: Pxhere

Fonte: Pxhere

Fonte: Pxhere

Fonte: Pxhere

Fonte: Pxhere

Fonte: Pxhere

The post 20 belas imagens e curiosidades sobre o inverno appeared first on SoS Curiosidades.



This post first appeared on SoS Curiosidades, please read the originial post: here

Share the post

20 belas imagens e curiosidades sobre o inverno

×

Subscribe to Sos Curiosidades

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×