Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os 10 maiores lagos do mundo

Tags: lago maior lagos

Grande parte dos Lagos que conhecemos foram formados de forma natural, através de movimentos de placas tectónicas, da actividade vulcânica ou mesmo devido à actividade glacial. No entanto, a actividade humana também tem influência na formação de lagos, por exemplo, através da construção de barragens. Apesar de termos a capacidade de manipular a forma como a água é armazenada é essencial preservar os lagos naturais pois estes são importantes fontes de água doce e são o habitat de um enorme número de espécies aquáticas.

Lagos são porções de água cercada por terra e sem comunicação imediata com o mar. Tendo esta definição de lago em consideração, estes são os 10 maiores lagos naturais do mundo:

1 – Mar Cáspio (Caspian Sea) – 371 000 km2

Mar Cáspio. Fotografado por esmail golshan mojdehi

Apesar de ter a palavra “mar” no seu nome, este é considerado o maior lago do mundo, com uma área total de 371 000 km2. É considerado um lago, pois encontra-se rodeado por terra sem comunicação imediata com o oceano, enquadrando-se por isso com a definição de lago. É tão extenso que se encontra cercado por cinco países diferentes (Azerbaijão, Cazaquistão, Irão, Rússia e Turquemenistão). É também considerado o lago com maior volume de água no mundo.

2 – Lago Superior (Lake Superior) – 82 100 km2

Lago Superior. Fotografado por Robin Férand

Com 82 100 km2 de área, o Lago Vitória é o segundo maior do mundo e o maior no continente norte americano. Tem ainda um comprimento máximo de 563 km, 257 km de largura e uma profundidade máxima de 406 metros. Localizado na fronteira entre os Estados Unidos da América e o Canadá, faz parte de um conjunto de 5 lagos (Superior, Huron, Michigan, Erie e Ontário) conhecidos como os Grandes Lagos da América do Norte. Eles encontram-se interligados entre si e três desses lagos fazem parte desta lista.

3 – Lago Vitória (Lake Victoria) – 68 870 km2

Lago Vitória. Fonte Pixabay

Com 68 870 km2 este é o maior lago do continente africano e faz fronteira com três países: Uganda, Quénia e Tanzânia. Pertence a um conjunto de 6 lagos denominados como “os Grande lagos Africanos”. Apesar da sua grande área, possui um pequeno volume de água, devido à sua baixa profundidade. Em média tem 40 metros de profundidade, sendo que o ponto mais profundo pode atingir os 84 metros. A sua baixa profundidade faz com que este lago seja rico em pequenas ilhas, existindo cerca de 3 000 ao longo da sua extensão.

4 – Lago Huron (Lake Huron) – 59 600 km2

Lago Huron. Fonte: Pixabay

À semelhança do lago Superior, também faz parte dos cinco Grandes Lagos da América do Norte e está localizado entre o estado do Michigan (EUA) e Ontário (Canadá). Com 331 km de comprimento, 295 km de largura e 229 de profundidade (ponto mais profundo), este é o quarto maior lago do mundo. Neste lago encontra-se a Ilha Manitoulin, que é a maior ilha localizada no interior de um lago de água doce.

5 – Lago Michigan (Lake Michigan) – 58 030 km2

Lago Michigan. Fotografado por Christian Raguse

Tal como os lagos Superior e Huron, também o lago Michigan faz parte dos cinco Grandes Lagos da América do Norte. No entanto, ao contrário dos restantes, este encontra-se localizado apenas em território dos Estados Unidos da América. Aliás, este é o maior lago que se encontra exclusivamente no território de um único país. Tem uma área total de 58 030 km2, comprimento máximo de 494 km, 190 km de largura e profundidade média de 85 metros.

6 – Lago Tanganica (Lake Tanganyika) – 32 600 km2

Lago Tanganica. Fotografado por butforthesky.com

Tal como o lago Vitória, este também pertence aos Grandes Lagos Africanos e é considerado o sexto maior do mundo com 32 600 km2. Apesar de ser apenas o sexto maior do mundo em área, é o maior lago do mundo em comprimento, com uns impressionantes 676 km. É também considerado o segundo lago mais profundo do mundo com 1 470 metros de profundidade máxima. A Tanzânia, Republica Democrática do Congo, Burundi e Zâmbia são os quatro países banhados por este lago.

7 – Lago Baikal (Lake Baikal) – 31 500 km2

Lago Baikal. Fonte: Pixabay

Localizado na Rússia, para além de ser o sétimo maior lago do mundo é também o mais profundo, com uma profundidade máxima de 1642 metros. As suas dimensões e profundidade fazem com que este lago contenha cerca de 20% da quantidade total de água doce de todo o mundo. A foca Baikal é um animal endémico desta região, sendo apenas encontrado neste lago. Este lago encontra-se congelado durante os meses de inverno, formando-se impressionantes blocos de gelo.

8 – Grande Lago do Urso (Great Bear Lake) – 31 000 km2

Grande Lago do Urso. Fotografado por mattcatpurple

Localizado a 200 km a sul do circulo polar árctico, no Canadá, o Grande Lago do Urso é o oitavo maior lago do mundo e o quarto maior na América do Norte. Tem 320 km de comprimento máximo, 175 km de largura e o ponto mais profundo atinge os 445 metros. Existem 26 ilhas espalhadas ao longo da sua extensão. O lago encontra-se a 186 metros acima do nível da água do mar e é conhecido pelas suas temperaturas extremamente baixas durante os meses de inverno, encontrando-se por isso congelado uma grande parte do ano.

9 – Lago Malawi (Lake Malawi) – 29 500 km2

Lago Malawi. Fotografado por Matt Cheng

O lago Malawi que também é conhecido como lago Niassa, está localizado entre Moçambique, Tanzânia e Malawi. É conhecido pela sua enorme biodiversidade, sendo considerado um dos lagos com maior variedade de peixes em todo o mundo, incluindo cerca de 1 000 espécies de ciclideos.

10 – Grande Lago do Escravo (Great Slave Lake) – 27 000 km2

Grande Lago do Escravo. Fonte Good Free Photos

Localizado a noroeste do território do Canada, este lago recebeu o seu nome como homenagem aos indígenas escravizados naquela região. É o quinto maior lago do continente norte americano com 27 000 km2. Devido à sua localização este encontra-se congelado durante uma grande parte do ano.

Leia também:

  • Quantos oceanos existem no mundo?
  • Quais os 10 países com maior área de floresta?
  • Quantos países existem no mundo?

The post Os 10 maiores lagos do mundo appeared first on SoS Curiosidades.



This post first appeared on SoS Curiosidades, please read the originial post: here

Share the post

Os 10 maiores lagos do mundo

×

Subscribe to Sos Curiosidades

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×