Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conto: As mãos de meu filho.

Escolhi nesta postagem, falar de literatura brasileira ao invés de música, e como o nome do Blog é Clave de Livros, não encontrei assunto melhor para falar do que uma das grandes obras de Érico Veríssimo: “As mãos de meu filho”.
O Conto “As mãos de meu filho”, tem como assunto principal o concerto do Pianista Gilberto, filho de D. Margarida, mulher trabalhadora e que sempre lutou para que seu filho pudesse chegar aonde chegou: à frente dos holofotes e do Sr. Inocêncio, pai desnaturado que passou a vida tropeçando e caindo pelas calçadas das ruas bêbado, sem conseguir levar um só centavo ou esperança de uma vida melhor para sua família.
No camarote de um suntuoso teatro, os pais do pianista, assistem orgulhosos e emocionados com o sucesso do filho, e durante o concerto, as lembranças de uma vida triste e cheia de dificuldades se misturam às notas musicais de grandes mestres como Beethoven, Chopin e Brahms.

“Como foram longos e duros aqueles anos de luta! Inocêncio sempre no mau caminho. Gilberto crescendo. E ela pedalando, pedalando, cansando os olhos; a dor nas costas aumentando, Inocêncio arranjava empreguinhos de ordenado pequeno. Mas não tinha constância, não tomava interesse. O diabo do homem era mesmo preguiçoso. O que queria era andar na calaçaria, conversando pelos cafés, contando histórias, mentindo...


A realidade dessa família não foge da que vemos hoje. Famílias sendo desestruturadas e filhos crescendo revoltados por causa da presença do álcool entre eles. Não fosse D. Margarida, sempre paciente e zelosa por sua família, talvez seu marido nunca tivesse abandonado o vício, e o sonho de Gilberto em se tornar um grande pianista não se teria concretizado.
Mas enfim, como quase todas as histórias, essa também tem um final feliz, e vale à pena conhecer esse lindo conto onde infelizmente muitas famílias se identificam também assistindo ao filme.

http://www.releituras.com/everissimo_filho.asp

http://www.youtube.com/watch?v=jMhlvvvB1u4 









This post first appeared on Clave De Livros, please read the originial post: here

Share the post

Conto: As mãos de meu filho.

×

Subscribe to Clave De Livros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×