Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

'LA MORITA' E A MAESTRIA NO FLAMENCO

Tags: flamenco

 
 
Muitos são os que se apaixonam pelo Flamenco como dança, mas poucos podem com propriedade se intitularem profissionais desta arte. Segundo Amália Moreira, 'La Morita':

* "Você pode dizer que é um profissional da arte quando consegue se sustentar com ela. Eu comprei minha casa, mantive minha família, e agora estou aqui, dando aula, trabalhando com arte!" 


'La Morita' faz parte deste grupo seleto de profissionais da dança do nosso país. Ela é  uma profissional com mais de 28 anos dedicados ao ensino da dança flamenca. Sempre compartilhou a ideia de que aprender com os melhores é imprescindível porque uma boa base é a garantia de uma formação contínua e exitosa no meio artístico. Tanto defende este pensamento que foi aluna de Cristina Hoyos e Antonio Gades, apesar de sua formação sólida na escola da família Pericet em Buenos Aires - cidade de seu país.

Realmente, não importa quantos workshops você participe, quantos livros leia ou quantos vídeos assista se você não aprendeu a diferença entre dançar (reproduzir passos) e saber dançar (conhecer a arte). Um movimento absorvido por quem desconhece as sutilezas do flamenco é como usar o melhor vestido na ocasião errada. Pouco contribui para sua boa imagem:

* "O flamenco quando se é jovem, é pura energia. Quando se é velho, é sabedoria. Uma coisa é dançar, outra é saber dançar. Repetir é fácil, mas há que entender."

Além de sua inegável experiência, é preciso dizer que 'La Morita' sempre dedicou toda sua vida ao estudo  do flamenco, começou ainda criança. Foi e continua sendo uma incansável defensora de um flamenco de qualidade e beleza. 


* "O flamenco é muito complexo de aprender e ensinar. Quem entra no flamenco não sai mais. Quem sai, é porque nunca entrou.(...) Gosto de passar o que tenho comigo e não quero que se perca. Há muita mistura da dança clássica com o flamenco...perdeu-se parte da essência...é apenas técnica hoje em dia."



Para Aficionados ou curiosos:

WEBSITE: Flamenco La Morita

ENTREVISTA: Passos de uma vida

- A web está organizada como um acervo virtual riquíssimo sobre a artista, com vídeos, reportagens, divulgação de aulas (em Curitiba) e dados históricos de sua carreira.

- A entrevista é uma reportagem  de Luiz Christiano, fotografia de Guilherme Ternes, em comemoração dos 52 anos de atividade dela. Os fragmentos que compõem este post são a maioria oriunda desta fonte.


This post first appeared on Benteveo Flamenco, please read the originial post: here

Share the post

'LA MORITA' E A MAESTRIA NO FLAMENCO

×

Subscribe to Benteveo Flamenco

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×