Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Rede Agroecológica Caiçara homenageia agricultores no Dia Mundial da Alimentação

Nesta quarta-feira (16) a Rede valoriza a produção de alimentos sem agrotóxicos em evento com troca de mudas e sementes, lanche coletivo e homenagem aos agricultores locais



Uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos: este é o mote da “Celebração pelas Sementes & Alimentos Livres”, uma ação promovida pela Rede Agroecológica Caiçara, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba através da Secretaria de Agricultura e Pesca, que será realizada em frente ao prédio da FUNDART no próximo dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.

Com uma homenagem aos produtores de alimentos sem agrotóxicos de Ubatuba, a Rede Agroecológica Caiçara – iniciativa que coloca produtores locais em contato direto com os consumidores – pretende chamar a atenção do público para a importância da agricultura familiar de base agroecológica na produção de alimentos saudáveis, que respeitam o ser humano e o meio ambiente.

Além da homenagem aos agricultores, o evento terá uma feira de trocas de mudas e sementes, um lanche coletivo com degustação de produtos da Rede, troca de receitas e atividades lúdicas com participação de alunos das escolas de Ubatuba – tudo isso enquanto acontece a feira de produtos sem agrotóxicos do Espaço Saudável.

A celebração promovida pela Rede faz parte da Quinzena de Ação Pelas Sementes & Alimentos Livres, uma mobilização mundial convocada pela ativista indiana Vandana Shiva com a intenção de valorizar a agricultura familiar, a produção de alimentos saudáveis e as sementes tradicionais não-transgênicas, em oposição ao modelo de produção agroindustrial.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, 72% dos alimentos consumidos no mundo vêm de pequenas propriedades, enquanto a agroindústria, que ocupa a maior parte das terras produtivas e é a maior responsável pelo uso de agrotóxicos e sementes transgênicas, responde por apenas 28% da produção global de alimentos.

A Rede Agroecológica Caiçara possibilita a venda de produtos sem agrotóxicos direto do produtor local para o consumidor, numa iniciativa de organização horizontal e autogerida. A missão da Rede é promover uma alimentação mais saudável, fomentar a agricultura sustentável de base agroecológica e contribuir para o desenvolvimento da economia solidária no município. Para participar da rede ou se tornar um consumidor ou fornecedor, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo grupo Rede Agroecológica Caiçara no Facebook.

Fonte:  Publicado em 14 de outubro de 2013, por Assessoria de Comunicação




This post first appeared on Ubatuba Olhar Litoral, please read the originial post: here

Share the post

Rede Agroecológica Caiçara homenageia agricultores no Dia Mundial da Alimentação

×

Subscribe to Ubatuba Olhar Litoral

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×