Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Colocar água no Whisky melhora o sabor?





Gota mágica
Você já ouviu de algum bartender ou amigo degustado  que colocar um pouco de água mineral no copo de Whisky melhora muito o sabor? Não sei se você caro leitor chegou a tentar ou se achou aquilo papo de bêbado ou então lenda de bar, mas será que é realmente verdade? Vem aqui com a gente e descubra!

Moda de expert:




Muitos degustadores profissionais tem essa mania peculiar, é um tanto estranho se formos analisar, por que acrescentar água a uma bebida que leva décadas para envelhecer e tem um bom malte? Bom especialistas dizem que ao acrescentar um pouco de água mineral na bebida na verdade estamos aumentando o sabor de malte e deixando a degustação uma experiência ainda mais completa, mas como assim?

Parece que fica fixo na nossa cabeça aquele gosto imaginário de whisky aguado, eca! Mas parece que temos uma base cientifica para essa mania estranha de algumas, bom, já que se deram ao trabalho de fazer testes em relação a isso vale a pena dar uma olhada nos achados dos pesquisadores não é? Veja logo abaixo se a ciência e comprova ou não mito:

A ciência por trás de cada gole:
Um grupo de cientistas suecos ficaram muito curiosos com essa lenda que passa de bar em bar e decidiram colocar á prova pra verificar a veracidade por trás da lenda urbana de que água no whisky melhora o sabor e quem diria, é verdade pessoal, a água vai aumentar o sabor daquele seu malte favorito.

Acontece da seguinte forma; O whisky em sua forma mais básica é composta pelos elementos H20 (água), C2H6O (etanol) ou CnH2n+1OH (álcool). Os cientistas simularam no computador como as moléculas de cada um destes elementos interagem entre si e o resultado foi muito peculiar.

Bjorn Karlsson, um dos cientistas envolvidos demonstrou em sua simulação que as moléculas da água e do álcool não se misturam e forma uniforme, ao contrário elas tendem a se repelir, mas porque isso é importante? Segundo Karlsson, em concentrações pobres de álcool a água que tem maior densidade vai forçar o guaiacol, a molécula responsável pelo malte do whisky a se concentrar na parte superior da mistura, ou seja, quanto mais agua mais elevada a concentração de álcool e guaiacol vai estar e mais acentuado e saboroso a o gosto dele estará.]

Quanto eu tenho que adicionar de água?




Imagino que você amigo leitor queira uma receita do tipo “1/3” de água para copo de whisky, bem lamento desaponta-los. Karlsson não tem como dizer o quanto de água é necessário para fazer o malte ficar na parte superior da mistura, contudo, quanto menor a concentração de álcool maior será a concentração de guaiacol no topo, isso faz com que esse malte seja o primeiro a atingir Suas Papilas Gustativas dando aquela experiência de só os melhores maltes podem oferecer, mas vá com calma com essa garrafa de água em. Acrescentar muita água pode diluir demais o álcool mudando totalmente o sabor do whisky e ai sim dando aquele gosto aguado horrível a sua bebida, então, siga a velha regra do “só uma pitadinha pra dar o sabor especial” Pois o malte já é bem perceptível por tem uma maior concentração de moléculas que vão estimular suas papilas gustativas, então, só um pouco para que a experiência seja especial.


Bom é isso ai pessoal, quem diria que as lendas estavam certas. Não deixe de dizer aqui em baixo o que você acha sobre o assunto, manda ver nessa barra de comentários aqui em baixo, pois eu gosto muito de ler o comentário de vocês aqui, combinado? Fique ligado aqui no Near Place pra mais curiosidades.


This post first appeared on Near Place, please read the originial post: here

Share the post

Colocar água no Whisky melhora o sabor?

×

Subscribe to Near Place

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×