Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Steven Spielberg encontrou-se com os porto-riquenhos sobre as preocupações da "West Side Story"

Steven Spielberg
David Livingston/Getty Images
ADVN - Em uma prefeitura com estudantes e professores da Universidade de Porto Rico, o diretor, ladeado pelo roteirista Tony Kushner, disse que seu remake do musical buscará autenticidade. Críticos dizem que os problemas são mais profundos do que isso.
A notícia na segunda-feira de que Steven Spielberg encontrou a Maria do remake de West Side Story depois de uma busca por um ano de elenco tinha todas as características de um clássico golpe de relações públicas de Hollywood.

Mas um mês antes, o diretor evitou toda a publicidade quando fez uma visita surpresa a San Juan, Porto Rico. Com ele estavam vários membros da equipe criativa da West Side Story, incluindo o roteirista Tony Kushner, que reescreveu o livro do musical da Broadway de 1957 e sua adaptação cinematográfica de 1961 para a atualização planejada da Fox.

Em um pequeno teatro no campus da Universidade de Porto Rico, um grupo de cerca de 60 convidados, muitos deles membros do corpo docente e estudantes, se reuniram em 14 de dezembro para um diálogo com Spielberg e sua equipe.

Entre eles estava Mario Alegre, 38, um proeminente crítico de cinema da ilha, que acompanhava um amigo. Alegre esperava que Spielberg esclarecesse algo incômodo com ele desde que o projeto começou a fazer manchetes em janeiro de 2018.

"Por que West Side Story? E por que agora?" Alegre pergunta sobre os planos de reinicialização. "Essa foi a minha primeira reação. É um filme muito sensível para os porto-riquenhos por causa de sua interpretação. É como fazer o café da manhã na Tiffany's."

Aquele filme de 1961 da Audrey Hepburn, com sua caricatura racista de um senhorio asiático interpretado por Mickey Rooney, nunca voaria no clima atual. Então, por que razão, Alegre, os imigrantes porto-riquenhos de West Side Story do final da década de 1950 - Latinas estereotipicamente fogosas e membros de gangues com cabelos grudentos e canivetes - seriam vistos de maneira diferente?

A conversa prosseguiu educadamente por quase 90 minutos sem que a questão delicada da representação fosse abordada. Foi quando outra participante, Isel Rodriguez, uma professora de história do teatro e professora atuante na UPR, timidamente se levantou e perguntou a Spielberg e Kushner como planejavam "representar os porto-riquenhos" no remake.

"Musicais têm essa coisa que faz você vibrar por dentro e quer cantar junto", apontou Rodriguez. "Mas isso é uma coisa complicada quando você está cantando junto com [uma letra como] 'deixe afundar no oceano'".

Rodriguez estava se referindo a uma linha na música "America", em que o personagem Anita - um papel que ganhou um Oscar por Rita Moreno, que serve como produtor no remake e também aparecerá no filme - canta ", Puerto Rico / Devoção do meu coração / Deixe afundar no oceano. " Rodriguez, que conhece o material de cor e ensina aos seus alunos, nunca esquecerá a primeira vez que ouviu essa frase. "Eu estava ferido."

Alegre capturou o momento em um vídeo. Recorda Rodriguez, 40 anos, "Eu pensei que isso estaria na mente de todos. Mas o tempo estava se esgotando e eu vi que ninguém ia perguntar. Era o elefante na sala. Toda vez que alguém dessa magnitude vem a esta ilha, nosso instinto não é criar qualquer tipo de debate, porque somos complacentes ”.

Kushner, 62 anos, colocou a questão em primeiro lugar, deslocando-se desconfortavelmente em seu assento. "[Essa linha] é do musical", ele respondeu. "O [lirista Stephen] Sondheim mudou isso porque havia muita infelicidade em relação à negatividade em relação à ilha na América. Então estamos usando as letras do filme."
De fato, Kushner inverteu. A versão original da Broadway referia-se a uma "ilha de brisas tropicais", mas a versão cinematográfica de 1961 mudou essa letra para "deixá-la afundar no oceano". Tropeçando em sua resposta, o roteirista então lançou o assunto para Spielberg. "É ... hum ... eu não sei, você quer ...?" Kushner disse, gargalhando nervosamente.

Spielberg, 72 anos, sabia que o que ele dissesse a seguir poderia ter enormes consequências. O remake do filme - que ele primeiro expressou interesse em fazer em 2013 - vem em um momento altamente sensível para o território dos EUA, enquanto se recupera dos danos devastadores do furacão Maria, em 2017, que levou 3.000 vidas porto-riquenhas e mergulhou na ilha US $ 6 bilhões em dívidas.

A estréia triunfante de Hamilton, que estreou esta semana liderada por Lin-Manuel Miranda, cujo pai é da ilha, trouxe um pouco de descanso - mas, como Alegre ressalta, "quando Hamilton terminar sua corrida, ainda estaremos asfixiados". por medidas de austeridade. Muitas coisas precisam ser feitas para pagar os detentores de títulos. Isso é algo que 10 Hamiltons não vai consertar. "

Spielberg parecia mais preparado do que Kushner para resolver o problema. "Uma das razões pelas quais estamos aqui", disse ele a Rodriguez, "a razão pela qual contratamos tantos cantores e bailarinos e atores porto-riquenhos, é que eles podem nos ajudar a representar Porto Rico de uma forma que fará com que todos você e todos nós orgulhosos ".

O diretor prosseguiu explicando como ele é particularmente "OCD sobre sotaques", e conseguiu que os treinadores de múltiplos dialetos "ajudassem os porto-riquenhos que viveram em Nova York por muito tempo a lembrar de onde vieram".

Medidas meticulosas e semelhantes estão sendo tomadas para garantir que a aparência do filme - que, como o original, será ambientado no final dos anos 50 e traçar uma trágica história de amor entre dois jovens membros de grupos étnicos rivais - seja autêntica. "Os adereços, a sinalização, os costumes e as gírias. Devemos ir aos especialistas que estavam por perto", disse Spielberg.

Autenticidade pode não ser suficiente. "Spielberg fez o que pôde com sua resposta", diz Alegre. "Ele tentou alterar a situação. Mas o sentimento geral por aqui não foi nenhum deles chegou ao ponto da questão." Rodriguez acrescenta: "Eu não sei se eles conseguirão resolver o problema apenas com atores latinos e bons sotaques".

Muito do problema está na maneira como o material é percebido. Nos Estados Unidos continentais, West Side Story continua sendo um elemento duradouro e amado do teatro musical, apresentado inúmeras vezes nos palcos do ensino médio e nos teatros comunitários.

A produção original da Broadway de 1957 ganhou o Tony Awards pela coreografia de Jerome Robbins e seu design cênico (perdeu o melhor musical para The Music Man) e foi montado mais quatro vezes no Great White Way. A versão cinematográfica de 1961, dirigida por Robert Wise e Robbins, estrelou a não-latina Natalie Wood como Maria e ganhou 10 Oscars, incluindo a melhor foto - ainda um recorde para um filme musical.

Mas a relação de Porto Rico com o material é muito mais preocupante. "Não é algo que surge muito em conversas sobre filmes", observa Alegre, acrescentando que nunca viu ou ouviu falar de uma produção local. "Não é um musical obrigatório."

"É linda música. E dançar. E é Romeu e Julieta. O que não é para gostar?" diz Rodriguez. "Mas se você pensar sobre isso, e você não tem que pensar muito, você meio que vê, hmm, algo está aqui".

Apesar dos pequenos ajustes nas letras ao longo dos anos, a partitura - as letras de Sondheim se casam inextricavelmente com as orquestrações exuberantes de Leonard Bernstein - e as caracterizações continuam problemáticas para muitos porto-riquenhos.

Em "America", um debate acalorado sobre os méritos de Porto Rico versus Nova York, um verso diz: "Porto Rico, sua ilha feia, ilha de doenças tropicais / Sempre os furacões soprando, Sempre a população crescendo / E o dinheiro devido, E os bebês chorando / E as balas voando ".

Em sua defesa do material, Kushner colocou parte da culpa nas raízes judaicas dos criadores da série. "Eles estão usando a experiência do imigrante judeu, a noção de que você olha para trás de onde veio e vai 'yech'", ele explicou, acrescentando: "Tenho certeza de que soava melhor em iídiche".

Mas esse é um passo em falso fundamental, conta Alegre: "O musical sempre dava a entender: 'Dane-se a ilha. Eu amo a América'. Mas toda vez que houve uma imensa migração de Porto Rico, a austeridade econômica aumentou. O musical nunca explicou que foi por necessidade. "

Rodriguez concorda: "Ninguém sai desta ilha sem soluçar. Trezentas mil pessoas deixaram a ilha depois que Maria e a cena no aeroporto pareceram um funeral. Ninguém quer sair. Este é o paraíso".

Em suas observações finais ao grupo universitário, Spielberg tentou uma última tentativa, posicionando o filme como uma resposta à postura linha-dura contra a imigração adotada por Donald Trump, a quem os porto-riquenhos se sentem abandonados em seu momento de necessidade. (Um representante do diretor se recusou a comentar essa história, exceto para apontar uma declaração anunciando a escalação do personagem Maria.)

"Isso sempre será Romeu e Julieta", disse Spielberg. "Mas também fala muito sobre o que está acontecendo hoje em termos do que está acontecendo nas fronteiras. Hoje é muito relevante essencialmente a rejeição de quem não é branco. E isso é uma grande parte da nossa história."

E com isso, a prefeitura chegou ao fim. "Tenho a sensação de que eles ficaram nervosos com a resposta deles", observa Rodriguez. "E eles deveriam. Eles deveriam ficar nervosos quando você representa toda uma outra etnia". (Hollywood Reporter)


This post first appeared on Aguas Da Vida News, please read the originial post: here

Share the post

Steven Spielberg encontrou-se com os porto-riquenhos sobre as preocupações da "West Side Story"

×

Subscribe to Aguas Da Vida News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×