Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estudar teologia é imprescindível para o cristão; Conheça 5 exemplos bíblicos que reforçam isso

A Teologia é um campo de estudo de valor inestimável para a cristandade, por permitir a compreensão da Palavra de Deus, o contexto social e histórico dos tempos bíblicos, a significância das lições das Escrituras para a humanidade em todo tempo e a prática do Evangelho no cotidiano de evangelismo e crescimento do corpo de Cristo.

Apesar de todos os benefícios inerentes ao estudo da teologia, a complexidade dos temas envolvidos, as peculiaridades das línguas originais em que os textos foram escritos, o estabelecimento da ordem de acontecimento dos fatos e outros detalhes, muitas vezes, afastam os cristãos da busca por conhecimento.

A negligência do estudo da teologia, no entanto, pode trazer consequências severas para todos os cristãos, em especial, aos que ocupam posições de liderança, visto que a Igreja atravessa momentos de extrema adversidade vinda dos tempos atuais, em que a sociedade abandonou as referências de certo e errado, para adotar o que se convencionou chamar “pós-verdade”.

Uma liderança sem o conhecimento profundo da teologia – que é a ciência que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com a Criação – pode ficar suscetível à interferências externas, influências da sociedade errante, ou até mesmo dos falsos profetas.

O apóstolo Paulo, inspirado por Deus, alertou os irmãos de Éfeso, convocando os cristãos da Igreja Primitiva ao estudo da Palavra, para que fossem fortalecidos na fé através do conhecimento, de forma a resistir a toda e qualquer influência externa.

“Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro” -Efésios 4:12-14.

Inspiração

No Brasil, há peculiaridades relevantes para que a teologia seja abraçada e estudada com afinco, características da nossa história como povo que tornam urgente a melhor capacitação dos milhões de líderes que conduzem nossas igrejas.

No passado, fomos um país com muitos analfabetos, pessoas humildes que não tiveram acesso à educação formal de maneira adequada. Isso, aliado às diferentes origens do nosso povo, que resultou na miscigenação abençoada com beleza e comportamento pacífico, trouxe também coisas negativas, como o sincretismo religioso, que impôs tradições de fora do cristianismo às doutrinas de muitas igrejas.

Ao longo do século passado, era urgente que o Evangelho se expandisse no Brasil, mesmo que as pessoas capacitadas formalmente na teologia fossem poucas. Diante disso, buscou-se refúgio na premissa de que o Espírito Santo capacita àqueles que se apresentam para cumprir a ordenança de Jesus para pregar as Boas Novas.

Nesse contexto, milhares de igrejas foram abertas, pessoas ouviram a mensagem que transforma, tiveram suas vidas modificadas e o Evangelho floresceu no Brasil, mudando a Nação. No entanto, os tempos hoje são outros: nosso país já praticamente universalizou a alfabetização e muitos dos nossos irmãos já buscam, por conta própria, o estudo da Palavra.

Muitos dos que procuram estudar a Palavra de Deus por conta própria se dedicam a essa tarefa a despeito das dificuldades tradicionais de compreensão da teologia, e inspirados pela própria Bíblia Sagrada, que estimula a busca por conhecimento em diversos momentos.

Em Atos dos Apóstolos, Lucas, discípulo de Jesus, estimula os irmãos da Igreja Primitiva em Tessalônica para seguir o exemplo dos fiéis de Beréia: “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo” -Atos 17:11.

O próprio “apóstolo dos gentios” – conhecido por seu intelecto refinado – também falou sobre a importância do estudo da teologia aos irmãos da igreja em Roma, para que o culto a Deus fosse apresentado de forma completa, entregando a mente e o coração em adoração.

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” -Romanos 12:1,2

O próprio Jesus, em João 8:31, 32, deixou uma dica aos judeus que ouviam seus sermões: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

O Passo

É tempo de as lideranças da Igreja de Cristo brasileira darem início a uma época de crescimento intelectual na teologia, criando uma geração de pessoas marcadas pela exposição à Palavra de Deus sem vícios, influências da cultura secular ou os “ventos de doutrina”.

Para isso, é preciso buscar capacitação com quem se dedica a perpetuar o conhecimento e oferece cursos que se adequam à realidade financeira do nosso país, sem abrir mão da qualidade e da profundidade que a teologia exige.

Você, líder, precisa cumprir seu ministério com o seu melhor, contribuindo para o crescimento pessoal e ministerial de seus liderados. Uma receita infalível para se tornar um líder que serve com responsabilidade e compromisso é abrir o coração para a direção do Espírito Santo e se capacitar na Palavra.

Não perca tempo! Não deixe para depois. Transforme seu ministério hoje, dando o primeiro passo para ser um líder capacitado com o que há de mais abrangente no conhecimento sobre o Evangelho. E assim, conheça a plenitude da vontade do Pai, através do Espírito Santo, para o corpo de Cristo.

Jesus, aos 12 anos de idade, sentou-se com os mestres para estudar por dias a fio, conforme o segundo capítulo do Evangelho de Lucas evidencia. “Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas” -Lucas 2:47.

Seguir a Cristo envolve muitas coisas, incluindo preparação intelectual para a defesa da fé, e por isso você não pode deixar de saber mais sobre os cursos da Universidade da Bíblia, que desde 1998 transforma líderes em bacharéis em teologia, usando materiais ricos e com linguagem de fácil compreensão.

This site is using SEO Baclinks plugin created by InfoMotru.ro and Locco.Ro

O post Estudar teologia é imprescindível para o cristão; Conheça 5 exemplos bíblicos que reforçam isso apareceu primeiro em Portal da Teologia.



This post first appeared on Portal Da Teologia, please read the originial post: here

Share the post

Estudar teologia é imprescindível para o cristão; Conheça 5 exemplos bíblicos que reforçam isso

×

Subscribe to Portal Da Teologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×