Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O QUE É PRECISO PARA SER UMA BOA BAILAORA DE FLAMENCO ?



 
"Al final lo que cuenta es la lucha."
 
Força, elegância, fascínio, poder, sensualidade, beleza - o que de fato é preciso para ser uma boa 'bailaora' de flamenco? alguns dirão que técnica, outros vivência e estudo. Há os que equivocadamente acreditam que ter nacionalidade ou descendência cigana espanhola.  Mas há certos tributos que não se aprendem nos tablados, que não se herda pelo sangue, que não se conquista com a experiência. Nesta série de artigos, apresentaremos competências que provavelmente apontam e caracterizam o espírito de uma verdadeira artista digna de admiração tanto dentro quanto fora de cena.
 

 
 
 No Brasil ser artista flamenco implica em ser coreógrafo, diretor, produtor cultural, empreendedor, artesão, instrutor e/ou proprietário no mínimo! Estou citando apenas alguns exemplos que tenho contato. Por trás da coreografia tecnicamente apurada há uma profissional com múltiplas funções que destina 100% de seu corpo, coração, mente e alma em divulgar o flamenco que artisticamente pesquisa e apresenta. Dentre as várias atribuições para os que se dedicam tão apaixonadamente pelo flamenco, a que mais me é perceptível nas artistas exitosas tanto dentro quanto fora do país é a confiança.
 
 Confiança. Convicção de que algo não falhará, de que o espetáculo vai acontecer e que está bem feito. Crença em sua própria força e eficiência. Sem esta confiança é certo que os esforços não serão coroados de êxito por inúmeros fatores. , as pessoas confiantes inspiram e facilmente conseguem fazer ' a dança acontecer', pois a confiança tem um efeito poderoso na capacidade de atingir o sucesso. Segundo o Dr. Trevis Bradberry, em seu artigo '12 Things Truly Confident People do Differently' publicado no The Good Men Project, as pessoas confiantes ganham a mais e são mais rapidamente promovidas que as pessoas agressivas ou indecisas. Para o Dr. Bradberry, se tornar uma pessoas confiante é um processo, não uma meta. Ele pontua 12 atitudes que, se praticadas e cultivadas como habitus, provavelmente levará qualquer pessoa a ser mais confiante. As citemos então:
 
1- Eles obtêm a satisfação na própria realização pessoal
 
As pessoas confiantes são felizes. Não por terem alcançado uma felicidade utópica, mas porque encontraram sentido na busca pela felicidade na Arte. A sua felicidade está relacionada ao sentimento de que a sua atividade faz sentido, lhe é muito mais que uma fonte de renda ou de aprovação social. Não são os aplausos e sim a sensação de dever cumprido.
 
2- Não perdem tempo julgando
 
Quem tem confiança sabe que toda e qualquer artista, não importa quanto tempo tenha de dança, tem algo para oferecer e por isso não perdem seu tempo criticando ou julgando. Elas sabem do próprio valor e importância e, portanto, não precisam depreciar o trabalho alheio para construir uma falsa sensação de competência e superioridade.
 
3-  Não falam 'Sim' para tudo, a menos que realmente queiram
 
A confiança reconhece na atitude de dizer 'não' para aquela proposta que alguém da família indicou ou para o compromisso que tomará um tempo precioso em véspera de estreia é saudável e necessário. Elas não usam frases como 'não sei, vou pensar' ou eu não acho que posso'. Falam 'não' com confiança pois sabem que abrir mão de um novo compromisso permite honrar com os anteriores.
 
4- Elas ouvem mais do que falam
 
Quem confia em si com artista e profissional, independente de crítica ou 'curtidas' no facebook, não sente a necessidade de autoafirmação em diálogos. Elas sabem que aprendem muito quando escutam o que os outros tem a dizer. Filtram o que de fato lhes parece produtivo e esquecem as críticas que percebem sem fundamentos ou perniciosas. Bailaoras confiantes gostam de aprender e crescer.
 
5- Elas falam com convicção
 
É raro proferirem frases como 'não tenho certeza' ou 'eu acho'. Quando falam, expõem suas ideias, projetos, objetivos e preços com convicção e de forma assertiva pois se prepararam para isso. Elas sabem que, para conquistar as pessoas é necessário transmitir firmeza e conhecimento.
 
6- Elas buscam as pequenas vitórias
 
As pequenas vitórias diárias do vestido novo que chegou, do passo que finalmente saiu, da turma que duplicou de inscritos são levadas tão a sério quanto o reconhecimento e êxito de um espetáculo. Elas buscam nos pequenos prazeres o estímulo bioemocional para manterem a motivação e o foco no que de fato querem almejar, por isso comemoram e os levam a sério.
 
7- Não procuram atenção
 
Apesar de a profissão artística exigir uma boa dose de coragem, pois necessariamente a exposição de sua criação ou corpo em cena no mínimo irá gerar comentários, nem sempre quem dança o faz com confiança. As artistas verdadeiramente confiantes dançam pela arte e não com a arte, ou seja, dançam  pelo flamenco e não para serem adoradas, apreciadas e endeusadas através do flamenco. Em outras palavras uma bailaora com confiança foge de ser o foco total de atenção, quando a buscam para louvar o desempenho do espetáculo, não esquece de falar da equipe e frisar a importância e mérito de todos que participaram.
 
8- Não tem medo de se equivocarem
 
A confiança é irmã da humildade. As bailaoras confiantes não tem medo de errar, pois reconhece no erro uma oportunidade de aprendizagem. Não se envergonham de expor suas opiniões ou seu talento mesmo aos que se julgam superiores a elas, pois elas sabem de suas próprias capacidades.
 
9-  Correm risco, arregaçam as mangas
 
 Elas não deixam uma oportunidade passar. Bailaoras verdadeiramente confiantes não se acovardam diante de uma oportunidade, não permitem que o medo as paralisem. Vão a luta mesmo!
 
10- Celebram a vitória do próximo\semelhante
 
Dançarinas inseguras constantemente duvidam de sua relevância na arte e por isso tentam roubar a cena, criticar as demais, menosprezar as que pouco sabem a fim de provar o seu valor. As bailaoras confiantes, ao contrário, conseguem enxergar o quão maravilhoso é ver o seu colega de tablado crescer e o quanto a prosperidade de todos contribui para o desenvolvimento do flamenco como um todo. Elas não tem medo da concorrência, a estuda e busca crescer com isso.
 
11- Não tem medo de ensinar ou pedir ajuda
 
Elas não tem receio em delegar tarefas, pedir ajuda, ouvir os demais tanto no processo de criação quanto na administração de seus empreendimentos. Reconhece que há pessoas com muito mais capacidade em certas áreas que ela e aproveita para aprender ou construir uma rede profissional de contatos. Não é usar as pessoas para finalidades e sim construir relações profissionais que a curto e longo prazo proporcionará satisfação, crescimento e alegrias.
 
12- Se exercitam
 
Óbvio que o dançar flamenco é uma atividade física, e tenho certeza de que em algum momento após um ensaio intenso ou treino prolongado alguém já sentiu aquela maravilhosa sensação de bem estar e força. E não há nada que torne alguém mais confiante do que se olhar no espelho e gostar do que vê, não por estar de acordo com padrões inalcançáveis de beleza mas por sentir que a autoimagem corresponde a imagem refletida para a sociedade.
 
 


This post first appeared on Benteveo Flamenco, please read the originial post: here

Share the post

O QUE É PRECISO PARA SER UMA BOA BAILAORA DE FLAMENCO ?

×

Subscribe to Benteveo Flamenco

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×