Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ao sul do Equador o pecado está escondido



Estava acompanhando a notícia da catarinense que vendeu a virgindade na internet. Em meio àqueles muitos comentários comuns, típicos da internet, me defronto com uma observação que me chamou a atenção. Na hora não sabia se ria ou se continuava com minha vida, ignorando completamente o comentário. Antes que me digam que existem assuntos que merecem ser ignorados, eu discordo. Alguns relatos merecem ser discutidos, contestados e explorados ao máximo. Principalmente aqueles que você discorda. Especialmente aqueles que você não consegue aceitar que existem pessoas que pensem assim.
Continuando, caros patrícios, o comentário era esse: "Esta é a imagem do BRASIL no exterior. O MRE do Brasil nesse país, deveria mandá-la para a prisão por denegrir a imagem do BRASIL"
Não sei se contei algum dia pra vocês, lindos leitores, mas não tem nada que me irrita mais do que o pensamento eurocentrista. ("estaducentrista" também entra na roda, tá?) Parece que gruda pior que chiclete e música ruim. Tenho uma teoria de que a gente nasce com isso. Por mais que você queira se livrar, ainda tem esse pensamento chato na cabeça. Acho que a história e a sociologia explicam melhor que eu. Acho nada, tenho certeza.
Mas o que me preocupa nisso tudo é que não importa o que nós vemos nas ruas todos os dias, na nossa rotina e constatamos nos jornais, mas sim o que os gringos pensam a respeito. Você vê todos os dias (e arrisco a dizer que muitos usam) o serviço das prostitutas, mas ninguém de fora pode achar isso. Existe pecado ao sul do equador, mas ele é escondido sobre a roupagem dos valores familiares. É a confirmação da nossa sociedade que vive de aparências. (Também citei algo parecido neste post)
Aí o sujeitinho do comentário acha que deviam prender a menina por "denegrir a imagem do Brasil". Mas ele não pensa que prostituição no Brasil só acontece porque tem procura, e não só de estrangeiros, e por isso deve ser olhada com uma atenção maior. Ele esquece que isso trás turismo para o país e que é uma atividade que merece ser regulamentada. Ele se esquece que homens e mulheres são donos do próprio corpo, e desde que não afetem negativamente a vida de ninguém, podem fazer com ele o que quiserem. O Danilo Gentili disse uma vez em um texto algo que nunca esqueci. O Brasil é aquela gorda que não aceita ouvir que é gorda. Entretanto, não faz dieta nem exercício físico pra emagrecer. Usa roupa de magrinha e chora toda vez que alguém diz a verdade pra ela, mesmo sabendo que não é mentira. É o famoso complexo de brasileiro, que sabe de todos os problemas mas não aceita que estrangeiros constatem isso. O brasileiro arruma a casa pro vizinho e coloca a sujeira pra debaixo do tapete. E quem mora ali? Convive com a bagunça diariamente e não liga. Na verdade, até se beneficia dela.
E é por isso que eu não consigo entender porque ao invés de maquiar as coisas para os gringos, não nos concentramos nos nossos próprios problemas internos e tentamos resolver para NÓS. Melhorar transporte público, saúde e educação para os brasileiros e não para a Copa do Mundo. E não falo só de prostituição. Falo de todos os problemas que estamos cansados de ver mas não mudam nunca. Brasileiro tem mania de se diminuir, mas não aceita ser diminuído pelos de fora. Entendem a contradição? Pior é quando chamam brasileiro de índio, falam que aqui só tem floresta e tudo mais. Particularmente eu não levo isso como xingamento.



This post first appeared on Baú De Críticas, please read the originial post: here

Share the post

Ao sul do Equador o pecado está escondido

×

Subscribe to Baú De Críticas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×